Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Lia Rejane Machado
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Oliveira,João Carlos Pinto, Moraes,Carlos Otávio Costa, Marques,Daniela Giffoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300003
Resumo: Bromus auleticus Trinius é uma gramínea forrageira nativa, de ampla disseminação na América do Sul Temperada, porém de baixa frequência de ocorrência nos campos naturais. Apresenta significativo crescimento vegetativo no outono-inverno, período crítico para a alimentação dos rebanhos em função da baixa produção do campo nativo, característica que a torna potencialmente apta a ser introduzida nos estabelecimentos agropecuários. No Banco de Germoplasma do Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros - CPPSUL da EMBRAPA, localizado em Bagé, RS, há 46 acessos de B. auleticus provenientes de coletas realizadas no Uruguai. O presente trabalho teve por objetivo analisar a diversidade genética existente entre os acessos de B. auleticus mais produtivos da coleção. Os resultados da análise serão de utilidade no planejamento e implementação do programa de melhoramento genético desta forrageira. Plantas de cerca de 10 meses de idade, obtidas por polinização livre de uma planta de cada um dos 15 acessos, tiveram determinadas a largura da folha e a pilosidade das faces adaxial e abaxial da folha. O procedimento adotado para o estudo da diversidade genética foi a estimação dos índices de diversidade fenotípica (H'), de Shannon e Weaver (1962), para os dois caracteres morfológicos mencionados e a comparação dos acessos através do teste de t. Verificou-se maior variabilidade fenotípica para largura de folha, cuja característica é condicionada por poligenes. A pilosidade da folha demonstrou ser o melhor marcador genético, permitindo a discriminação genética de quatro pares de acessos. Os caracteres empregados, entretanto, não se mostraram adequados para revelar a reserva de variabilidade genética armazenada e ainda não explorada para fins de melhoramento genético.
id UFSM-2_2764df9246687c3190cc9a290e15bea2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781997000300003
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus triniusvariabilidadegramínea forrageiramarcadores morfológicosBromus auleticus Trinius é uma gramínea forrageira nativa, de ampla disseminação na América do Sul Temperada, porém de baixa frequência de ocorrência nos campos naturais. Apresenta significativo crescimento vegetativo no outono-inverno, período crítico para a alimentação dos rebanhos em função da baixa produção do campo nativo, característica que a torna potencialmente apta a ser introduzida nos estabelecimentos agropecuários. No Banco de Germoplasma do Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros - CPPSUL da EMBRAPA, localizado em Bagé, RS, há 46 acessos de B. auleticus provenientes de coletas realizadas no Uruguai. O presente trabalho teve por objetivo analisar a diversidade genética existente entre os acessos de B. auleticus mais produtivos da coleção. Os resultados da análise serão de utilidade no planejamento e implementação do programa de melhoramento genético desta forrageira. Plantas de cerca de 10 meses de idade, obtidas por polinização livre de uma planta de cada um dos 15 acessos, tiveram determinadas a largura da folha e a pilosidade das faces adaxial e abaxial da folha. O procedimento adotado para o estudo da diversidade genética foi a estimação dos índices de diversidade fenotípica (H'), de Shannon e Weaver (1962), para os dois caracteres morfológicos mencionados e a comparação dos acessos através do teste de t. Verificou-se maior variabilidade fenotípica para largura de folha, cuja característica é condicionada por poligenes. A pilosidade da folha demonstrou ser o melhor marcador genético, permitindo a discriminação genética de quatro pares de acessos. Os caracteres empregados, entretanto, não se mostraram adequados para revelar a reserva de variabilidade genética armazenada e ainda não explorada para fins de melhoramento genético.Universidade Federal de Santa Maria1997-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300003Ciência Rural v.27 n.3 1997reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781997000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Lia Rejane MachadoOliveira,João Carlos PintoMoraes,Carlos Otávio CostaMarques,Daniela Giffonipor2008-05-16T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
title Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
spellingShingle Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
Silveira,Lia Rejane Machado
variabilidade
gramínea forrageira
marcadores morfológicos
title_short Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
title_full Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
title_fullStr Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
title_full_unstemmed Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
title_sort Análise da diversidade genética em acessos de Bromus auleticus trinius
author Silveira,Lia Rejane Machado
author_facet Silveira,Lia Rejane Machado
Oliveira,João Carlos Pinto
Moraes,Carlos Otávio Costa
Marques,Daniela Giffoni
author_role author
author2 Oliveira,João Carlos Pinto
Moraes,Carlos Otávio Costa
Marques,Daniela Giffoni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Lia Rejane Machado
Oliveira,João Carlos Pinto
Moraes,Carlos Otávio Costa
Marques,Daniela Giffoni
dc.subject.por.fl_str_mv variabilidade
gramínea forrageira
marcadores morfológicos
topic variabilidade
gramínea forrageira
marcadores morfológicos
description Bromus auleticus Trinius é uma gramínea forrageira nativa, de ampla disseminação na América do Sul Temperada, porém de baixa frequência de ocorrência nos campos naturais. Apresenta significativo crescimento vegetativo no outono-inverno, período crítico para a alimentação dos rebanhos em função da baixa produção do campo nativo, característica que a torna potencialmente apta a ser introduzida nos estabelecimentos agropecuários. No Banco de Germoplasma do Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros - CPPSUL da EMBRAPA, localizado em Bagé, RS, há 46 acessos de B. auleticus provenientes de coletas realizadas no Uruguai. O presente trabalho teve por objetivo analisar a diversidade genética existente entre os acessos de B. auleticus mais produtivos da coleção. Os resultados da análise serão de utilidade no planejamento e implementação do programa de melhoramento genético desta forrageira. Plantas de cerca de 10 meses de idade, obtidas por polinização livre de uma planta de cada um dos 15 acessos, tiveram determinadas a largura da folha e a pilosidade das faces adaxial e abaxial da folha. O procedimento adotado para o estudo da diversidade genética foi a estimação dos índices de diversidade fenotípica (H'), de Shannon e Weaver (1962), para os dois caracteres morfológicos mencionados e a comparação dos acessos através do teste de t. Verificou-se maior variabilidade fenotípica para largura de folha, cuja característica é condicionada por poligenes. A pilosidade da folha demonstrou ser o melhor marcador genético, permitindo a discriminação genética de quatro pares de acessos. Os caracteres empregados, entretanto, não se mostraram adequados para revelar a reserva de variabilidade genética armazenada e ainda não explorada para fins de melhoramento genético.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781997000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.27 n.3 1997
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140519818100736