Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Carlos Eduardo Nogueira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Quadros,Sérgio Augusto Ferreira de, Trindade,José Pedro Pereira, Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800022
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos funcionais de animais da raça Braford para diferentes condições ambientais. Foram utilizados algoritmos específicos de otimização por meio do progama computacional SYNCSA, com o objetivo de determinar subconjuntos ótimos de atributos que definem diferentes tipos funcionais, tendo em vista a eficiência de utilização da pastagem pelos animais. Tais algoritmos estão fundamentados na definição de matrizes de incidência que relacionam as variáveis de interesse. No presente estudo, a matriz B definiu a relação animais x medidas corporais; a matriz W, a relação produtividade acumulada x graus de sangue; e a matriz E, a relação graus de sangue x ambientes (com e sem restrição alimentar). Os resultados mostraram a existência de três tipos funcionais: animais de maior estrutura corporal; animais de estrutura intermediária e animais com menor estrutura, com exceção do atributo largura do peito. Os animais de maior estrutura corporal obtiveram 30 e 47,7kg a mais de terneiros desmamados, no ambiente sem restrição alimentar, que os animais de estrutura corporal média e pequena, respectivamente. No ambiente com restrição alimentar, o tipo de animal de estrutura média apresentou melhor desempenho produtivo, sendo este 18,5 e 36,8% superior aos tipos de maior e menor estrutura corporal, respectivamente. Os resultados deste trabalho demonstram que o algoritmo criado para determinação de tipos funcionais pode ser utilizado na busca do melhor biótipo animal para os diferentes sistemas de produção.
id UFSM-2_2db3f99cef1a70b44e8a0f682231b306
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782012000800022
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcionalambiênciabiótipointeração animal-ambientenível alimentarO presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos funcionais de animais da raça Braford para diferentes condições ambientais. Foram utilizados algoritmos específicos de otimização por meio do progama computacional SYNCSA, com o objetivo de determinar subconjuntos ótimos de atributos que definem diferentes tipos funcionais, tendo em vista a eficiência de utilização da pastagem pelos animais. Tais algoritmos estão fundamentados na definição de matrizes de incidência que relacionam as variáveis de interesse. No presente estudo, a matriz B definiu a relação animais x medidas corporais; a matriz W, a relação produtividade acumulada x graus de sangue; e a matriz E, a relação graus de sangue x ambientes (com e sem restrição alimentar). Os resultados mostraram a existência de três tipos funcionais: animais de maior estrutura corporal; animais de estrutura intermediária e animais com menor estrutura, com exceção do atributo largura do peito. Os animais de maior estrutura corporal obtiveram 30 e 47,7kg a mais de terneiros desmamados, no ambiente sem restrição alimentar, que os animais de estrutura corporal média e pequena, respectivamente. No ambiente com restrição alimentar, o tipo de animal de estrutura média apresentou melhor desempenho produtivo, sendo este 18,5 e 36,8% superior aos tipos de maior e menor estrutura corporal, respectivamente. Os resultados deste trabalho demonstram que o algoritmo criado para determinação de tipos funcionais pode ser utilizado na busca do melhor biótipo animal para os diferentes sistemas de produção.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800022Ciência Rural v.42 n.8 2012reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782012005000054info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Carlos Eduardo NogueiraQuadros,Sérgio Augusto Ferreira deTrindade,José Pedro PereiraQuadros,Fernando Luiz Ferreira depor2012-09-04T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
title Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
spellingShingle Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
Martins,Carlos Eduardo Nogueira
ambiência
biótipo
interação animal-ambiente
nível alimentar
title_short Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
title_full Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
title_fullStr Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
title_full_unstemmed Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
title_sort Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional
author Martins,Carlos Eduardo Nogueira
author_facet Martins,Carlos Eduardo Nogueira
Quadros,Sérgio Augusto Ferreira de
Trindade,José Pedro Pereira
Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
author_role author
author2 Quadros,Sérgio Augusto Ferreira de
Trindade,José Pedro Pereira
Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Carlos Eduardo Nogueira
Quadros,Sérgio Augusto Ferreira de
Trindade,José Pedro Pereira
Quadros,Fernando Luiz Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv ambiência
biótipo
interação animal-ambiente
nível alimentar
topic ambiência
biótipo
interação animal-ambiente
nível alimentar
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos funcionais de animais da raça Braford para diferentes condições ambientais. Foram utilizados algoritmos específicos de otimização por meio do progama computacional SYNCSA, com o objetivo de determinar subconjuntos ótimos de atributos que definem diferentes tipos funcionais, tendo em vista a eficiência de utilização da pastagem pelos animais. Tais algoritmos estão fundamentados na definição de matrizes de incidência que relacionam as variáveis de interesse. No presente estudo, a matriz B definiu a relação animais x medidas corporais; a matriz W, a relação produtividade acumulada x graus de sangue; e a matriz E, a relação graus de sangue x ambientes (com e sem restrição alimentar). Os resultados mostraram a existência de três tipos funcionais: animais de maior estrutura corporal; animais de estrutura intermediária e animais com menor estrutura, com exceção do atributo largura do peito. Os animais de maior estrutura corporal obtiveram 30 e 47,7kg a mais de terneiros desmamados, no ambiente sem restrição alimentar, que os animais de estrutura corporal média e pequena, respectivamente. No ambiente com restrição alimentar, o tipo de animal de estrutura média apresentou melhor desempenho produtivo, sendo este 18,5 e 36,8% superior aos tipos de maior e menor estrutura corporal, respectivamente. Os resultados deste trabalho demonstram que o algoritmo criado para determinação de tipos funcionais pode ser utilizado na busca do melhor biótipo animal para os diferentes sistemas de produção.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782012005000054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.42 n.8 2012
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140541913694208