Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Ana Caroline de Carvalho
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Valls,José Francisco Montenegro, Peñaloza,Andréa del Pilar de Souza, Santos,Sileuza dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100009
Resumo: Paspalum dilatatum é uma gramínea nativa da América do Sul subtropical, com bom valor forrageiro e ampla variabilidade intraespecífica. Distintos tipos morfológicos, citológicos e reprodutivos têm sido citados para esta espécie. Paspalum dilatatum "Comum" é o biótipo de maior interesse agronômico. A constatação da importância da espécie como componente da produção de forragem de boa qualidade em campos naturais vem resultando em contínuo interesse pela possibilidade de seu melhor aproveitamento em cultivo. Entre o material do grupo Dilatata submetido à análise, seis acessos de classificação taxonômica não definida apresentaram morfologia distinta dos demais. Acredita-se que sejam resultantes de processos de hibridação natural em combinações antes desconhecidas. A análise mitótica evidenciou que todos possuem 2n=50 cromossomos. Três destes acessos mostraram características morfológicas intermediárias entre os biótipos "Virasoro" (4x, sexual) e "Uruguaiana" (6x, apomítico). A confirmação de ocorrência geográfica próxima reforça a hipótese de hibridação e evidencia uma ampliação da área de ocorrência do biótipo sexual envolvido neste cruzamento. Os outros acessos são, provavelmente, híbridos naturais entre P. dilatatum "Torres" e P. urvillei. Tais acessos mostram a inflorescência com eixo mais longo e com mais ramos que as plantas típicas do biótipo "Torres". A caracterização morfológica e citológica do material discrepante poderá levar ao estabelecimento de parâmetros seguros para sua diferenciação, que permitam sua inclusão em categorias taxonômicas adequadas. Sugere-se a origem destes novos biótipos pentaplóides distintos do "Comum", a partir de cruzamentos ocorridos no Sul do Brasil entre outros dois biótipos e espécies do grupo.
id UFSM-2_2f72affeaa4cc9e685e1e716bdb07659
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782005000100009
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do BrasilPaspalum dilatatumbiótipopentaplóidehibridaçãoPaspalum dilatatum é uma gramínea nativa da América do Sul subtropical, com bom valor forrageiro e ampla variabilidade intraespecífica. Distintos tipos morfológicos, citológicos e reprodutivos têm sido citados para esta espécie. Paspalum dilatatum "Comum" é o biótipo de maior interesse agronômico. A constatação da importância da espécie como componente da produção de forragem de boa qualidade em campos naturais vem resultando em contínuo interesse pela possibilidade de seu melhor aproveitamento em cultivo. Entre o material do grupo Dilatata submetido à análise, seis acessos de classificação taxonômica não definida apresentaram morfologia distinta dos demais. Acredita-se que sejam resultantes de processos de hibridação natural em combinações antes desconhecidas. A análise mitótica evidenciou que todos possuem 2n=50 cromossomos. Três destes acessos mostraram características morfológicas intermediárias entre os biótipos "Virasoro" (4x, sexual) e "Uruguaiana" (6x, apomítico). A confirmação de ocorrência geográfica próxima reforça a hipótese de hibridação e evidencia uma ampliação da área de ocorrência do biótipo sexual envolvido neste cruzamento. Os outros acessos são, provavelmente, híbridos naturais entre P. dilatatum "Torres" e P. urvillei. Tais acessos mostram a inflorescência com eixo mais longo e com mais ramos que as plantas típicas do biótipo "Torres". A caracterização morfológica e citológica do material discrepante poderá levar ao estabelecimento de parâmetros seguros para sua diferenciação, que permitam sua inclusão em categorias taxonômicas adequadas. Sugere-se a origem destes novos biótipos pentaplóides distintos do "Comum", a partir de cruzamentos ocorridos no Sul do Brasil entre outros dois biótipos e espécies do grupo.Universidade Federal de Santa Maria2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100009Ciência Rural v.35 n.1 2005reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782005000100009info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Ana Caroline de CarvalhoValls,José Francisco MontenegroPeñaloza,Andréa del Pilar de SouzaSantos,Sileuza dospor2005-01-13T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
title Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
spellingShingle Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
Machado,Ana Caroline de Carvalho
Paspalum dilatatum
biótipo
pentaplóide
hibridação
title_short Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
title_full Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
title_fullStr Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
title_full_unstemmed Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
title_sort Novos biótipos pentaplóides do grupo Dilatata de Paspalum L. (Gramineae) no Sul do Brasil
author Machado,Ana Caroline de Carvalho
author_facet Machado,Ana Caroline de Carvalho
Valls,José Francisco Montenegro
Peñaloza,Andréa del Pilar de Souza
Santos,Sileuza dos
author_role author
author2 Valls,José Francisco Montenegro
Peñaloza,Andréa del Pilar de Souza
Santos,Sileuza dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Ana Caroline de Carvalho
Valls,José Francisco Montenegro
Peñaloza,Andréa del Pilar de Souza
Santos,Sileuza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Paspalum dilatatum
biótipo
pentaplóide
hibridação
topic Paspalum dilatatum
biótipo
pentaplóide
hibridação
description Paspalum dilatatum é uma gramínea nativa da América do Sul subtropical, com bom valor forrageiro e ampla variabilidade intraespecífica. Distintos tipos morfológicos, citológicos e reprodutivos têm sido citados para esta espécie. Paspalum dilatatum "Comum" é o biótipo de maior interesse agronômico. A constatação da importância da espécie como componente da produção de forragem de boa qualidade em campos naturais vem resultando em contínuo interesse pela possibilidade de seu melhor aproveitamento em cultivo. Entre o material do grupo Dilatata submetido à análise, seis acessos de classificação taxonômica não definida apresentaram morfologia distinta dos demais. Acredita-se que sejam resultantes de processos de hibridação natural em combinações antes desconhecidas. A análise mitótica evidenciou que todos possuem 2n=50 cromossomos. Três destes acessos mostraram características morfológicas intermediárias entre os biótipos "Virasoro" (4x, sexual) e "Uruguaiana" (6x, apomítico). A confirmação de ocorrência geográfica próxima reforça a hipótese de hibridação e evidencia uma ampliação da área de ocorrência do biótipo sexual envolvido neste cruzamento. Os outros acessos são, provavelmente, híbridos naturais entre P. dilatatum "Torres" e P. urvillei. Tais acessos mostram a inflorescência com eixo mais longo e com mais ramos que as plantas típicas do biótipo "Torres". A caracterização morfológica e citológica do material discrepante poderá levar ao estabelecimento de parâmetros seguros para sua diferenciação, que permitam sua inclusão em categorias taxonômicas adequadas. Sugere-se a origem destes novos biótipos pentaplóides distintos do "Comum", a partir de cruzamentos ocorridos no Sul do Brasil entre outros dois biótipos e espécies do grupo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782005000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.35 n.1 2005
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140525849509888