Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ikeda,Fernanda Satie
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Victoria Filho,Ricardo, Marchi,Giuliano, Dias,Carlos Tadeu dos Santos, Pelissari,Adelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000006
Resumo: Objetivou-se com este trabalho estudar a inter-relação entre a cultura de milho e cultivares de Urochloa spp. em consórcio, assim como a interferência de plantas daninhas nesses sistemas. O ensaio foi aleatorizado em três blocos em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por sete sistemas de produção (Urochloa brizantha cv. 'Marandu' e cv. 'Piatã' e U. decumbens cv. 'Basilisk' em cultivo solteiro e em consórcio com o milho e cultivo solteiro de milho) e as subparcelas pelo controle de plantas daninhas (com e sem capina manual). Verificou-se que o estabelecimento dos consórcios de milho com as cultivares de Urochloa spp. não afeta os componentes de rendimento de produção, altura e produtividade do milho, assim como não reduz a comunidade de plantas daninhas, mas interfere na densidade populacional e massa de matéria seca por planta e por área das cultivares de Urochloa spp. Houve níveis de interferência semelhantes das plantas daninhas entre os sistemas de produção sem capina, devido à similaridade entre suas comunidades de plantas daninhas, com predomínio de espécies consideradas altamente competitivas, como Panicum maximum, e à predominância de espécies como Richardia brasiliensis e Ageratum conyzoides, associadas ao controle com capina.
id UFSM-2_2f845686b28991072a6ae2b1123cf37d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782013001000006
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.Brachiaria brizanthaBrachiaria decumbensintegração lavoura-pecuáriaObjetivou-se com este trabalho estudar a inter-relação entre a cultura de milho e cultivares de Urochloa spp. em consórcio, assim como a interferência de plantas daninhas nesses sistemas. O ensaio foi aleatorizado em três blocos em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por sete sistemas de produção (Urochloa brizantha cv. 'Marandu' e cv. 'Piatã' e U. decumbens cv. 'Basilisk' em cultivo solteiro e em consórcio com o milho e cultivo solteiro de milho) e as subparcelas pelo controle de plantas daninhas (com e sem capina manual). Verificou-se que o estabelecimento dos consórcios de milho com as cultivares de Urochloa spp. não afeta os componentes de rendimento de produção, altura e produtividade do milho, assim como não reduz a comunidade de plantas daninhas, mas interfere na densidade populacional e massa de matéria seca por planta e por área das cultivares de Urochloa spp. Houve níveis de interferência semelhantes das plantas daninhas entre os sistemas de produção sem capina, devido à similaridade entre suas comunidades de plantas daninhas, com predomínio de espécies consideradas altamente competitivas, como Panicum maximum, e à predominância de espécies como Richardia brasiliensis e Ageratum conyzoides, associadas ao controle com capina.Universidade Federal de Santa Maria2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000006Ciência Rural v.43 n.10 2013reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782013005000119info:eu-repo/semantics/openAccessIkeda,Fernanda SatieVictoria Filho,RicardoMarchi,GiulianoDias,Carlos Tadeu dos SantosPelissari,Adelinopor2013-09-13T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
title Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
spellingShingle Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
Ikeda,Fernanda Satie
Brachiaria brizantha
Brachiaria decumbens
integração lavoura-pecuária
title_short Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
title_full Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
title_fullStr Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
title_full_unstemmed Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
title_sort Interferências no consórcio de milho com Urochloa spp.
author Ikeda,Fernanda Satie
author_facet Ikeda,Fernanda Satie
Victoria Filho,Ricardo
Marchi,Giuliano
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Pelissari,Adelino
author_role author
author2 Victoria Filho,Ricardo
Marchi,Giuliano
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Pelissari,Adelino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ikeda,Fernanda Satie
Victoria Filho,Ricardo
Marchi,Giuliano
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Pelissari,Adelino
dc.subject.por.fl_str_mv Brachiaria brizantha
Brachiaria decumbens
integração lavoura-pecuária
topic Brachiaria brizantha
Brachiaria decumbens
integração lavoura-pecuária
description Objetivou-se com este trabalho estudar a inter-relação entre a cultura de milho e cultivares de Urochloa spp. em consórcio, assim como a interferência de plantas daninhas nesses sistemas. O ensaio foi aleatorizado em três blocos em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por sete sistemas de produção (Urochloa brizantha cv. 'Marandu' e cv. 'Piatã' e U. decumbens cv. 'Basilisk' em cultivo solteiro e em consórcio com o milho e cultivo solteiro de milho) e as subparcelas pelo controle de plantas daninhas (com e sem capina manual). Verificou-se que o estabelecimento dos consórcios de milho com as cultivares de Urochloa spp. não afeta os componentes de rendimento de produção, altura e produtividade do milho, assim como não reduz a comunidade de plantas daninhas, mas interfere na densidade populacional e massa de matéria seca por planta e por área das cultivares de Urochloa spp. Houve níveis de interferência semelhantes das plantas daninhas entre os sistemas de produção sem capina, devido à similaridade entre suas comunidades de plantas daninhas, com predomínio de espécies consideradas altamente competitivas, como Panicum maximum, e à predominância de espécies como Richardia brasiliensis e Ageratum conyzoides, associadas ao controle com capina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001000006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782013005000119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.43 n.10 2013
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140544669351936