Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ten Caten,Alexandre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dalmolin,Ricardo Simão Diniz, Mendonça-Santos,Maria de Lourdes, Giasson,Elvio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012001100013
Resumo: O solo é cada vez mais reconhecido como tendo um importante papel nos ecossistemas, assim como para a produção de alimentos e regulação do clima global. Por esse motivo, a demanda por informações relevantes e atualizadas em solos é crescente. Pesquisadores em ciência do solo estão sendo demandados a gerar informações em diferentes resoluções espaciais e com qualidade associada dentro do que está sendo chamado de Mapeamento Digital de Solos (MDS). Devido ao crescente número de trabalhos relacionados ao MDS, faz-se necessário reunir e discutir as principais características dos estudos relacionados ao mapeamento digital de classes de solos no Brasil, o que irá possibilitar uma perspectiva mais ampla dos caminhos, além de nortear trabalhos e demandas futuras. O mapeamento de classes de solos empregando técnicas de MDS é recente no país, com a primeira publicação em 2006. Entre as funções preditivas utilizadas, predomina o emprego da técnica de regressões logísticas. O fator de formação relevo foi empregado na totalidade dos estudos revisados. Quanto à avaliação da qualidade dos modelos preditivos, o emprego da matriz de erros e do índice kappa têm sido os procedimentos mais usuais. A consolidação dessa abordagem automatizada como ferramenta auxiliar ao mapeamento convencional passa pelo treinamento dos jovens pedólogos para a utilização de tecnologias da geoinformação e de ferramentas quantitativas dos aspectos de variabilidade do solo.
id UFSM-2_40177ef0f52d33e35520740bbb115f8e
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782012001100013
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileirapedometriaclasses de soloslevantamento de solosO solo é cada vez mais reconhecido como tendo um importante papel nos ecossistemas, assim como para a produção de alimentos e regulação do clima global. Por esse motivo, a demanda por informações relevantes e atualizadas em solos é crescente. Pesquisadores em ciência do solo estão sendo demandados a gerar informações em diferentes resoluções espaciais e com qualidade associada dentro do que está sendo chamado de Mapeamento Digital de Solos (MDS). Devido ao crescente número de trabalhos relacionados ao MDS, faz-se necessário reunir e discutir as principais características dos estudos relacionados ao mapeamento digital de classes de solos no Brasil, o que irá possibilitar uma perspectiva mais ampla dos caminhos, além de nortear trabalhos e demandas futuras. O mapeamento de classes de solos empregando técnicas de MDS é recente no país, com a primeira publicação em 2006. Entre as funções preditivas utilizadas, predomina o emprego da técnica de regressões logísticas. O fator de formação relevo foi empregado na totalidade dos estudos revisados. Quanto à avaliação da qualidade dos modelos preditivos, o emprego da matriz de erros e do índice kappa têm sido os procedimentos mais usuais. A consolidação dessa abordagem automatizada como ferramenta auxiliar ao mapeamento convencional passa pelo treinamento dos jovens pedólogos para a utilização de tecnologias da geoinformação e de ferramentas quantitativas dos aspectos de variabilidade do solo.Universidade Federal de Santa Maria2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012001100013Ciência Rural v.42 n.11 2012reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782012001100013info:eu-repo/semantics/openAccessten Caten,AlexandreDalmolin,Ricardo Simão DinizMendonça-Santos,Maria de LourdesGiasson,Elviopor2012-11-06T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
title Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
spellingShingle Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
ten Caten,Alexandre
pedometria
classes de solos
levantamento de solos
title_short Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
title_full Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
title_fullStr Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
title_full_unstemmed Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
title_sort Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira
author ten Caten,Alexandre
author_facet ten Caten,Alexandre
Dalmolin,Ricardo Simão Diniz
Mendonça-Santos,Maria de Lourdes
Giasson,Elvio
author_role author
author2 Dalmolin,Ricardo Simão Diniz
Mendonça-Santos,Maria de Lourdes
Giasson,Elvio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ten Caten,Alexandre
Dalmolin,Ricardo Simão Diniz
Mendonça-Santos,Maria de Lourdes
Giasson,Elvio
dc.subject.por.fl_str_mv pedometria
classes de solos
levantamento de solos
topic pedometria
classes de solos
levantamento de solos
description O solo é cada vez mais reconhecido como tendo um importante papel nos ecossistemas, assim como para a produção de alimentos e regulação do clima global. Por esse motivo, a demanda por informações relevantes e atualizadas em solos é crescente. Pesquisadores em ciência do solo estão sendo demandados a gerar informações em diferentes resoluções espaciais e com qualidade associada dentro do que está sendo chamado de Mapeamento Digital de Solos (MDS). Devido ao crescente número de trabalhos relacionados ao MDS, faz-se necessário reunir e discutir as principais características dos estudos relacionados ao mapeamento digital de classes de solos no Brasil, o que irá possibilitar uma perspectiva mais ampla dos caminhos, além de nortear trabalhos e demandas futuras. O mapeamento de classes de solos empregando técnicas de MDS é recente no país, com a primeira publicação em 2006. Entre as funções preditivas utilizadas, predomina o emprego da técnica de regressões logísticas. O fator de formação relevo foi empregado na totalidade dos estudos revisados. Quanto à avaliação da qualidade dos modelos preditivos, o emprego da matriz de erros e do índice kappa têm sido os procedimentos mais usuais. A consolidação dessa abordagem automatizada como ferramenta auxiliar ao mapeamento convencional passa pelo treinamento dos jovens pedólogos para a utilização de tecnologias da geoinformação e de ferramentas quantitativas dos aspectos de variabilidade do solo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012001100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012001100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782012001100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.42 n.11 2012
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140541482729472