Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Carla Machado da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Castilhos,Rosa Maria Vargas, Dick,Deborah Pinheiro, Pauletto,Eloy Antonio, Gomes,Algenor da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000600015
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar e comparar os teores e as características químicas das substâncias húmicas (SHs) de um Planossolo háplico submetido a diferentes sistemas de cultivos de arroz. Amostras de solo foram coletadas em um experimento de longa duração (19 anos) nas profundidades de 0-0,025, 0,025-0,05, 0,05-0,20m e no topo do horizonte B. Os tratamentos avaliados foram: APC-Sistema de cultivo contínuo de arroz (preparo convencional) e controle de invasoras com herbicida, APD-Sucessão de azevém x arroz sob plantio direto e SN-Solo mantido em condições naturais (pastagem nativa). As SHs e a fração não-húmica (NH) foram obtidas por meio de fracionamento químico. O teor de carbono do solo e na forma de SHs e NH foram determinados, respectivamente, pelos métodos Walkley-Black e espectrofotométrico. As características químicas e moleculares das SHs foram avaliadas por espectroscopias de infravermelho e UV/Vis e por análise elementar. Em comparação ao solo natural, o sistema APD preservou os teores de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas, enquanto que o sistema APC provocou perdas de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas nas camadas superficiais (<0,05m). A proporção de ácidos fúlvicos em relação ao carbono total aumentou em profundidade, sugerindo mobilização desta fração no perfil. O sistema de manejo afetou a composição da matéria orgânica principalmente na camada de 0 a 0,025m, ocorrendo SHs de menor grau de decomposição, mais polares e contendo menor proporção de estruturas alifáticas que no sistema APD.
id UFSM-2_4612b2b4ca17eb258e4c727c870b461d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782008000600015
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivosolo de várzeamatéria orgânicaarroz irrigadoexperimento longa duraçãoEste trabalho teve por objetivo avaliar e comparar os teores e as características químicas das substâncias húmicas (SHs) de um Planossolo háplico submetido a diferentes sistemas de cultivos de arroz. Amostras de solo foram coletadas em um experimento de longa duração (19 anos) nas profundidades de 0-0,025, 0,025-0,05, 0,05-0,20m e no topo do horizonte B. Os tratamentos avaliados foram: APC-Sistema de cultivo contínuo de arroz (preparo convencional) e controle de invasoras com herbicida, APD-Sucessão de azevém x arroz sob plantio direto e SN-Solo mantido em condições naturais (pastagem nativa). As SHs e a fração não-húmica (NH) foram obtidas por meio de fracionamento químico. O teor de carbono do solo e na forma de SHs e NH foram determinados, respectivamente, pelos métodos Walkley-Black e espectrofotométrico. As características químicas e moleculares das SHs foram avaliadas por espectroscopias de infravermelho e UV/Vis e por análise elementar. Em comparação ao solo natural, o sistema APD preservou os teores de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas, enquanto que o sistema APC provocou perdas de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas nas camadas superficiais (<0,05m). A proporção de ácidos fúlvicos em relação ao carbono total aumentou em profundidade, sugerindo mobilização desta fração no perfil. O sistema de manejo afetou a composição da matéria orgânica principalmente na camada de 0 a 0,025m, ocorrendo SHs de menor grau de decomposição, mais polares e contendo menor proporção de estruturas alifáticas que no sistema APD.Universidade Federal de Santa Maria2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000600015Ciência Rural v.38 n.6 2008reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782008000600015info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Carla Machado daCastilhos,Rosa Maria VargasDick,Deborah PinheiroPauletto,Eloy AntonioGomes,Algenor da Silvapor2008-11-11T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
title Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
spellingShingle Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
Rosa,Carla Machado da
solo de várzea
matéria orgânica
arroz irrigado
experimento longa duração
title_short Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
title_full Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
title_fullStr Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
title_full_unstemmed Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
title_sort Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo
author Rosa,Carla Machado da
author_facet Rosa,Carla Machado da
Castilhos,Rosa Maria Vargas
Dick,Deborah Pinheiro
Pauletto,Eloy Antonio
Gomes,Algenor da Silva
author_role author
author2 Castilhos,Rosa Maria Vargas
Dick,Deborah Pinheiro
Pauletto,Eloy Antonio
Gomes,Algenor da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Carla Machado da
Castilhos,Rosa Maria Vargas
Dick,Deborah Pinheiro
Pauletto,Eloy Antonio
Gomes,Algenor da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv solo de várzea
matéria orgânica
arroz irrigado
experimento longa duração
topic solo de várzea
matéria orgânica
arroz irrigado
experimento longa duração
description Este trabalho teve por objetivo avaliar e comparar os teores e as características químicas das substâncias húmicas (SHs) de um Planossolo háplico submetido a diferentes sistemas de cultivos de arroz. Amostras de solo foram coletadas em um experimento de longa duração (19 anos) nas profundidades de 0-0,025, 0,025-0,05, 0,05-0,20m e no topo do horizonte B. Os tratamentos avaliados foram: APC-Sistema de cultivo contínuo de arroz (preparo convencional) e controle de invasoras com herbicida, APD-Sucessão de azevém x arroz sob plantio direto e SN-Solo mantido em condições naturais (pastagem nativa). As SHs e a fração não-húmica (NH) foram obtidas por meio de fracionamento químico. O teor de carbono do solo e na forma de SHs e NH foram determinados, respectivamente, pelos métodos Walkley-Black e espectrofotométrico. As características químicas e moleculares das SHs foram avaliadas por espectroscopias de infravermelho e UV/Vis e por análise elementar. Em comparação ao solo natural, o sistema APD preservou os teores de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas, enquanto que o sistema APC provocou perdas de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas nas camadas superficiais (<0,05m). A proporção de ácidos fúlvicos em relação ao carbono total aumentou em profundidade, sugerindo mobilização desta fração no perfil. O sistema de manejo afetou a composição da matéria orgânica principalmente na camada de 0 a 0,025m, ocorrendo SHs de menor grau de decomposição, mais polares e contendo menor proporção de estruturas alifáticas que no sistema APD.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000600015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000600015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782008000600015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.38 n.6 2008
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140530946637824