Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panisson,Edivan
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Boller,Walter, Reis,Erlei Melo, Hoffmann,Laércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000100003
Resumo: Durante muitos anos, a giberela, causada pelo fungo Gibberella zeae (anamorfo Fusarium graminearum), foi considerada de importância secundária no sul do Brasil. O aumento da intensidade e da freqüência de ocorrência, tornou a giberela uma das doenças de maior importância na cultura do trigo. A giberela é uma doença de infecção floral e mesmo os fungicidas sistêmicos recomendados apresentam apenas efeito protetor das anteras. Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a eficiência de controle e os efeitos nos grãos colhidos, de dois tipos de pontas de pulverização (leque e duplo leque), diferentes arranjos dos bicos na barra de aplicação e dois volumes de calda. A desuniformidade da antese aparece como um dos principais fatores envolvidos com a baixa eficiência dos fungicidas. Nos experimentos, realizados no ano 2000, a aplicação dos tratamentos reduziu significativamente a incidência, o número de espiguetas gibereladas e a severidade da doença, aumentando o rendimento de grãos. As pontas de pulverização, seus arranjos na barra e os volumes de calda utilizados comportaram-se de maneira semelhante em todas as variáveis avaliadas. O incremento no rendimento de grãos, obtido em relação à testemunha, sugere que se deve recomendar a aplicação de fungicidas para o controle da giberela, utilizando pontas que geram gotas finas a médias com volume de calda de 200 L.ha-1.
id UFSM-2_4d46cf24849bfddacffa4423497d6d09
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782003000100003
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)deposição de gotasbarra modificadapontas de pulverizaçãoDurante muitos anos, a giberela, causada pelo fungo Gibberella zeae (anamorfo Fusarium graminearum), foi considerada de importância secundária no sul do Brasil. O aumento da intensidade e da freqüência de ocorrência, tornou a giberela uma das doenças de maior importância na cultura do trigo. A giberela é uma doença de infecção floral e mesmo os fungicidas sistêmicos recomendados apresentam apenas efeito protetor das anteras. Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a eficiência de controle e os efeitos nos grãos colhidos, de dois tipos de pontas de pulverização (leque e duplo leque), diferentes arranjos dos bicos na barra de aplicação e dois volumes de calda. A desuniformidade da antese aparece como um dos principais fatores envolvidos com a baixa eficiência dos fungicidas. Nos experimentos, realizados no ano 2000, a aplicação dos tratamentos reduziu significativamente a incidência, o número de espiguetas gibereladas e a severidade da doença, aumentando o rendimento de grãos. As pontas de pulverização, seus arranjos na barra e os volumes de calda utilizados comportaram-se de maneira semelhante em todas as variáveis avaliadas. O incremento no rendimento de grãos, obtido em relação à testemunha, sugere que se deve recomendar a aplicação de fungicidas para o controle da giberela, utilizando pontas que geram gotas finas a médias com volume de calda de 200 L.ha-1.Universidade Federal de Santa Maria2003-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000100003Ciência Rural v.33 n.1 2003reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782003000100003info:eu-repo/semantics/openAccessPanisson,EdivanBoller,WalterReis,Erlei MeloHoffmann,Laérciopor2003-11-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
title Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
spellingShingle Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
Panisson,Edivan
deposição de gotas
barra modificada
pontas de pulverização
title_short Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
title_full Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
title_fullStr Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
title_full_unstemmed Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
title_sort Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de Giberela (Gibberella zeae)
author Panisson,Edivan
author_facet Panisson,Edivan
Boller,Walter
Reis,Erlei Melo
Hoffmann,Laércio
author_role author
author2 Boller,Walter
Reis,Erlei Melo
Hoffmann,Laércio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panisson,Edivan
Boller,Walter
Reis,Erlei Melo
Hoffmann,Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv deposição de gotas
barra modificada
pontas de pulverização
topic deposição de gotas
barra modificada
pontas de pulverização
description Durante muitos anos, a giberela, causada pelo fungo Gibberella zeae (anamorfo Fusarium graminearum), foi considerada de importância secundária no sul do Brasil. O aumento da intensidade e da freqüência de ocorrência, tornou a giberela uma das doenças de maior importância na cultura do trigo. A giberela é uma doença de infecção floral e mesmo os fungicidas sistêmicos recomendados apresentam apenas efeito protetor das anteras. Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a eficiência de controle e os efeitos nos grãos colhidos, de dois tipos de pontas de pulverização (leque e duplo leque), diferentes arranjos dos bicos na barra de aplicação e dois volumes de calda. A desuniformidade da antese aparece como um dos principais fatores envolvidos com a baixa eficiência dos fungicidas. Nos experimentos, realizados no ano 2000, a aplicação dos tratamentos reduziu significativamente a incidência, o número de espiguetas gibereladas e a severidade da doença, aumentando o rendimento de grãos. As pontas de pulverização, seus arranjos na barra e os volumes de calda utilizados comportaram-se de maneira semelhante em todas as variáveis avaliadas. O incremento no rendimento de grãos, obtido em relação à testemunha, sugere que se deve recomendar a aplicação de fungicidas para o controle da giberela, utilizando pontas que geram gotas finas a médias com volume de calda de 200 L.ha-1.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782003000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.33 n.1 2003
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140523555225600