Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruggiero,Paulo Custório
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zacariotti,Rogério Loesch, Bondan,Eduardo Fernandes, Lallo,Maria Anete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001100020
Resumo: Cryptosporidium é um protozoário encontrado em uma grande variedade de espécies animais como responsável por casos de gastrite e enterite, porém com epidemiologia pouco conhecida em animais silvestres. A presente investigação teve como objetivo avaliar a prevalência de Cryptosporidium serpentis em lavado gástrico de serpentes mantidas em cativeiro no serpentário do Instituto Butantan (São Paulo, Brasil). A coleta foi realizada uma semana após alimentação, evitando, assim, a regurgitação devido à manipulação. Foram realizados esfregaços do sedimento do lavado gástrico, obtido por centrifugação, corados pela técnica de coloração de Kinyoun. Parte do sedimento foi submetido à técnica de RFLP-PCR para identificação da espécie de Cryptosporidium. O serpentário é dividido em três seções, por espécie - a primeira com oito jibóias (Boa constrictor amarali), a segunda com dez jararacas (Bothropoides jararaca) e a última com sete cascavéis (Caudisona durissa). A prevalência de C. serpentis encontrada neste estudo para as serpentes C. durissa, B. jararaca e Boa c. amarali, foi de 57,14% (04/07), 40% (04/10) e 37,5% (03/08), respectivamente, revelando importante ocorrência desse protozoário em serpentes de cativeiro. Apesar da alta prevalência encontrada, apenas as jiboias apresentaram sintomas como perda de peso e regurgitação, refletindo uma sensibilidade diferente da espécie para C. serpentis.
id UFSM-2_52fd5c22f7df34bbd114a488a5b0b4fc
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782011001100020
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiroBothropoides jararacaBoa constrictorCaudisona durissacriptosporidioseprevalênciacobrasCryptosporidium é um protozoário encontrado em uma grande variedade de espécies animais como responsável por casos de gastrite e enterite, porém com epidemiologia pouco conhecida em animais silvestres. A presente investigação teve como objetivo avaliar a prevalência de Cryptosporidium serpentis em lavado gástrico de serpentes mantidas em cativeiro no serpentário do Instituto Butantan (São Paulo, Brasil). A coleta foi realizada uma semana após alimentação, evitando, assim, a regurgitação devido à manipulação. Foram realizados esfregaços do sedimento do lavado gástrico, obtido por centrifugação, corados pela técnica de coloração de Kinyoun. Parte do sedimento foi submetido à técnica de RFLP-PCR para identificação da espécie de Cryptosporidium. O serpentário é dividido em três seções, por espécie - a primeira com oito jibóias (Boa constrictor amarali), a segunda com dez jararacas (Bothropoides jararaca) e a última com sete cascavéis (Caudisona durissa). A prevalência de C. serpentis encontrada neste estudo para as serpentes C. durissa, B. jararaca e Boa c. amarali, foi de 57,14% (04/07), 40% (04/10) e 37,5% (03/08), respectivamente, revelando importante ocorrência desse protozoário em serpentes de cativeiro. Apesar da alta prevalência encontrada, apenas as jiboias apresentaram sintomas como perda de peso e regurgitação, refletindo uma sensibilidade diferente da espécie para C. serpentis.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001100020Ciência Rural v.41 n.11 2011reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782011001100020info:eu-repo/semantics/openAccessRuggiero,Paulo CustórioZacariotti,Rogério LoeschBondan,Eduardo FernandesLallo,Maria Anetepor2011-11-21T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
title Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
spellingShingle Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
Ruggiero,Paulo Custório
Bothropoides jararaca
Boa constrictor
Caudisona durissa
criptosporidiose
prevalência
cobras
title_short Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
title_full Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
title_fullStr Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
title_full_unstemmed Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
title_sort Prevalência de Cryptosporidium serpentis em serpentes de cativeiro
author Ruggiero,Paulo Custório
author_facet Ruggiero,Paulo Custório
Zacariotti,Rogério Loesch
Bondan,Eduardo Fernandes
Lallo,Maria Anete
author_role author
author2 Zacariotti,Rogério Loesch
Bondan,Eduardo Fernandes
Lallo,Maria Anete
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruggiero,Paulo Custório
Zacariotti,Rogério Loesch
Bondan,Eduardo Fernandes
Lallo,Maria Anete
dc.subject.por.fl_str_mv Bothropoides jararaca
Boa constrictor
Caudisona durissa
criptosporidiose
prevalência
cobras
topic Bothropoides jararaca
Boa constrictor
Caudisona durissa
criptosporidiose
prevalência
cobras
description Cryptosporidium é um protozoário encontrado em uma grande variedade de espécies animais como responsável por casos de gastrite e enterite, porém com epidemiologia pouco conhecida em animais silvestres. A presente investigação teve como objetivo avaliar a prevalência de Cryptosporidium serpentis em lavado gástrico de serpentes mantidas em cativeiro no serpentário do Instituto Butantan (São Paulo, Brasil). A coleta foi realizada uma semana após alimentação, evitando, assim, a regurgitação devido à manipulação. Foram realizados esfregaços do sedimento do lavado gástrico, obtido por centrifugação, corados pela técnica de coloração de Kinyoun. Parte do sedimento foi submetido à técnica de RFLP-PCR para identificação da espécie de Cryptosporidium. O serpentário é dividido em três seções, por espécie - a primeira com oito jibóias (Boa constrictor amarali), a segunda com dez jararacas (Bothropoides jararaca) e a última com sete cascavéis (Caudisona durissa). A prevalência de C. serpentis encontrada neste estudo para as serpentes C. durissa, B. jararaca e Boa c. amarali, foi de 57,14% (04/07), 40% (04/10) e 37,5% (03/08), respectivamente, revelando importante ocorrência desse protozoário em serpentes de cativeiro. Apesar da alta prevalência encontrada, apenas as jiboias apresentaram sintomas como perda de peso e regurgitação, refletindo uma sensibilidade diferente da espécie para C. serpentis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782011001100020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.41 n.11 2011
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140539319517184