Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deleito,Cláudia Sayão Ramirez
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carmo,Margarida Goréte Ferreira do, Fernandes,Maria do Carmo de Araújo, Abboud,Antônio Carlos de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400010
Resumo: Agrobio é um biofertilizante líquido fabricado à base de esterco bovino, água, melaço e sais minerais, que são submetidos a um processo de fermentação à temperatura ambiente por 56 dias em recipientes abertos. Este produto tem sido largamente utilizado com sucesso por agricultores orgânicos e convencionais em todo o estado do Rio de Janeiro, no controle de várias enfermidades vegetais em diferentes culturas. Em bioensaios realizados em casa de vegetação, observou-se uma ação bacteriostática equivalente a de produtos químicos comerciais contra Xanthomonas campestris pv. vesicatoria em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.), numa concentração de 5%. Nos bioensaios in vitro, onde foram testadas as concentrações de 2, 5 10 e 50% do Agrobio comercial, observou-se que, a partir da concentração de 5%, ocorreu um nível satisfatório de inibição do crescimento bacteriano, apesar deste ter sido inferior ao obtido com o uso de sulfato de cobre e sulfato de estreptomicina.
id UFSM-2_53198e0ad044cdcad4d09b9a6edbc1c5
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782004000400010
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)antibioseagroecologiacultura do pimentão (Capsicum annuum L.)Agrobio é um biofertilizante líquido fabricado à base de esterco bovino, água, melaço e sais minerais, que são submetidos a um processo de fermentação à temperatura ambiente por 56 dias em recipientes abertos. Este produto tem sido largamente utilizado com sucesso por agricultores orgânicos e convencionais em todo o estado do Rio de Janeiro, no controle de várias enfermidades vegetais em diferentes culturas. Em bioensaios realizados em casa de vegetação, observou-se uma ação bacteriostática equivalente a de produtos químicos comerciais contra Xanthomonas campestris pv. vesicatoria em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.), numa concentração de 5%. Nos bioensaios in vitro, onde foram testadas as concentrações de 2, 5 10 e 50% do Agrobio comercial, observou-se que, a partir da concentração de 5%, ocorreu um nível satisfatório de inibição do crescimento bacteriano, apesar deste ter sido inferior ao obtido com o uso de sulfato de cobre e sulfato de estreptomicina.Universidade Federal de Santa Maria2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400010Ciência Rural v.34 n.4 2004reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782004000400010info:eu-repo/semantics/openAccessDeleito,Cláudia Sayão RamirezCarmo,Margarida Goréte Ferreira doFernandes,Maria do Carmo de AraújoAbboud,Antônio Carlos de Souzapor2004-08-30T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
title Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
spellingShingle Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
Deleito,Cláudia Sayão Ramirez
antibiose
agroecologia
cultura do pimentão (Capsicum annuum L.)
title_short Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
title_full Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
title_fullStr Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
title_full_unstemmed Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
title_sort Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.)
author Deleito,Cláudia Sayão Ramirez
author_facet Deleito,Cláudia Sayão Ramirez
Carmo,Margarida Goréte Ferreira do
Fernandes,Maria do Carmo de Araújo
Abboud,Antônio Carlos de Souza
author_role author
author2 Carmo,Margarida Goréte Ferreira do
Fernandes,Maria do Carmo de Araújo
Abboud,Antônio Carlos de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deleito,Cláudia Sayão Ramirez
Carmo,Margarida Goréte Ferreira do
Fernandes,Maria do Carmo de Araújo
Abboud,Antônio Carlos de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv antibiose
agroecologia
cultura do pimentão (Capsicum annuum L.)
topic antibiose
agroecologia
cultura do pimentão (Capsicum annuum L.)
description Agrobio é um biofertilizante líquido fabricado à base de esterco bovino, água, melaço e sais minerais, que são submetidos a um processo de fermentação à temperatura ambiente por 56 dias em recipientes abertos. Este produto tem sido largamente utilizado com sucesso por agricultores orgânicos e convencionais em todo o estado do Rio de Janeiro, no controle de várias enfermidades vegetais em diferentes culturas. Em bioensaios realizados em casa de vegetação, observou-se uma ação bacteriostática equivalente a de produtos químicos comerciais contra Xanthomonas campestris pv. vesicatoria em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.), numa concentração de 5%. Nos bioensaios in vitro, onde foram testadas as concentrações de 2, 5 10 e 50% do Agrobio comercial, observou-se que, a partir da concentração de 5%, ocorreu um nível satisfatório de inibição do crescimento bacteriano, apesar deste ter sido inferior ao obtido com o uso de sulfato de cobre e sulfato de estreptomicina.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782004000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.34 n.4 2004
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140525254967296