Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório,José Carlos
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Oliveira,Nelson Manzoni de, Nunes,Ana Paula, Pouey,Juvêncio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781996000300024
Resumo: O estudo foi realizado objetivando quantificar e comparar as perdas e morfologia in vivo e na carcaça, em cordeiros machos castrados (com 30 dias) das raças Merino, Ideal, Corriedale, Romney Marsh e Texel, nascidos e criados em condições extensivas de campo nativo (predominância de Paspalum notatum Függe e Axonopus affïnis Chase) até o desmame (10 semanas), no Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros - CPPSUL - EMBRAPA de Bagé, RS, Brasil. A partir do desmame, iniciou-se a suplementação dos cordeiros (200g/cab./dia) com uma ração contendo 17% de proteína bruta e 75% de nutrientes digestíveis totais. Até uma semana pós-desmame, a ração foi oferecida em regime de confïnamento e, após, a campo até o abate. Foram abatidos 50 cordeiros, sendo dez de cada raça, com idade de 225 dias. Foi verificado um efeito do genótipo sobre o peso vivo (com e sem jejum), observando-se que os cordeiros procedentes das raças Merina, Ideal e Corriedale não diferiram entre si e apresentaram pesos inferiores aos cordeiros da raça Romney Marsh, e estes, pesos inferiores aos da raça Texel. A perda por jejum somente apresentou significando estatística em valores absolutos, kg, não diferindo em percentagem. Os cordeiros Texel apresentaram perdas maiores, seguidos dos Romney e, os Corriedale, Ideal e Merino não diferiram entre si. Foi verificado efeito do genótipo sobre o peso e rendimentos de carcaça, observando-se que os cordeiros com maior peso vivo, foram os com carcaças mais pesadas e de superior rendimento. Quanto a morfologia in vivo e na carcaça, verifica-se que a raça Texel apresentou, em geral, valores superiores as demais raças; destacando que os cordeiros Texel mostram uma supeior conformação, condição corporal e compacidade corporal e da carcaça.
id UFSM-2_58878e6be82ed157be452d307dce7601
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781996000300024
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologiaovinocordeiromorfologiaO estudo foi realizado objetivando quantificar e comparar as perdas e morfologia in vivo e na carcaça, em cordeiros machos castrados (com 30 dias) das raças Merino, Ideal, Corriedale, Romney Marsh e Texel, nascidos e criados em condições extensivas de campo nativo (predominância de Paspalum notatum Függe e Axonopus affïnis Chase) até o desmame (10 semanas), no Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros - CPPSUL - EMBRAPA de Bagé, RS, Brasil. A partir do desmame, iniciou-se a suplementação dos cordeiros (200g/cab./dia) com uma ração contendo 17% de proteína bruta e 75% de nutrientes digestíveis totais. Até uma semana pós-desmame, a ração foi oferecida em regime de confïnamento e, após, a campo até o abate. Foram abatidos 50 cordeiros, sendo dez de cada raça, com idade de 225 dias. Foi verificado um efeito do genótipo sobre o peso vivo (com e sem jejum), observando-se que os cordeiros procedentes das raças Merina, Ideal e Corriedale não diferiram entre si e apresentaram pesos inferiores aos cordeiros da raça Romney Marsh, e estes, pesos inferiores aos da raça Texel. A perda por jejum somente apresentou significando estatística em valores absolutos, kg, não diferindo em percentagem. Os cordeiros Texel apresentaram perdas maiores, seguidos dos Romney e, os Corriedale, Ideal e Merino não diferiram entre si. Foi verificado efeito do genótipo sobre o peso e rendimentos de carcaça, observando-se que os cordeiros com maior peso vivo, foram os com carcaças mais pesadas e de superior rendimento. Quanto a morfologia in vivo e na carcaça, verifica-se que a raça Texel apresentou, em geral, valores superiores as demais raças; destacando que os cordeiros Texel mostram uma supeior conformação, condição corporal e compacidade corporal e da carcaça.Universidade Federal de Santa Maria1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781996000300024Ciência Rural v.26 n.3 1996reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781996000300024info:eu-repo/semantics/openAccessOsório,José CarlosOliveira,Nelson Manzoni deNunes,Ana PaulaPouey,Juvêncio Luizpor2008-09-24T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
title Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
spellingShingle Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
Osório,José Carlos
ovino
cordeiro
morfologia
title_short Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
title_full Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
title_fullStr Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
title_full_unstemmed Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
title_sort Produção de carne em ovinos de cinco genótipos: 3. Perdas e morfologia
author Osório,José Carlos
author_facet Osório,José Carlos
Oliveira,Nelson Manzoni de
Nunes,Ana Paula
Pouey,Juvêncio Luiz
author_role author
author2 Oliveira,Nelson Manzoni de
Nunes,Ana Paula
Pouey,Juvêncio Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório,José Carlos
Oliveira,Nelson Manzoni de
Nunes,Ana Paula
Pouey,Juvêncio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv ovino
cordeiro
morfologia
topic ovino
cordeiro
morfologia
description O estudo foi realizado objetivando quantificar e comparar as perdas e morfologia in vivo e na carcaça, em cordeiros machos castrados (com 30 dias) das raças Merino, Ideal, Corriedale, Romney Marsh e Texel, nascidos e criados em condições extensivas de campo nativo (predominância de Paspalum notatum Függe e Axonopus affïnis Chase) até o desmame (10 semanas), no Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros - CPPSUL - EMBRAPA de Bagé, RS, Brasil. A partir do desmame, iniciou-se a suplementação dos cordeiros (200g/cab./dia) com uma ração contendo 17% de proteína bruta e 75% de nutrientes digestíveis totais. Até uma semana pós-desmame, a ração foi oferecida em regime de confïnamento e, após, a campo até o abate. Foram abatidos 50 cordeiros, sendo dez de cada raça, com idade de 225 dias. Foi verificado um efeito do genótipo sobre o peso vivo (com e sem jejum), observando-se que os cordeiros procedentes das raças Merina, Ideal e Corriedale não diferiram entre si e apresentaram pesos inferiores aos cordeiros da raça Romney Marsh, e estes, pesos inferiores aos da raça Texel. A perda por jejum somente apresentou significando estatística em valores absolutos, kg, não diferindo em percentagem. Os cordeiros Texel apresentaram perdas maiores, seguidos dos Romney e, os Corriedale, Ideal e Merino não diferiram entre si. Foi verificado efeito do genótipo sobre o peso e rendimentos de carcaça, observando-se que os cordeiros com maior peso vivo, foram os com carcaças mais pesadas e de superior rendimento. Quanto a morfologia in vivo e na carcaça, verifica-se que a raça Texel apresentou, em geral, valores superiores as demais raças; destacando que os cordeiros Texel mostram uma supeior conformação, condição corporal e compacidade corporal e da carcaça.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781996000300024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781996000300024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781996000300024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.26 n.3 1996
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140519477313536