Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelon,Cleudson Jose
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Carlesso,Reimar, Petry,Mirta Teresinha, David,Gustavo De, Santa,Cleiton Dalla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000500014
Resumo: As áreas irrigadas caracterizam-se pela intensificação dos cultivos e, por conseqüência, por uma intensa utilização do solo. Isso resulta em uma maior pressão de degradação da estrutura do solo, ocasionando muitas vezes a compactação dos solos. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização física dos solos irrigados de algumas regiões do Estado do Rio Grande do Sul, com vistas a promover uma base de informações para orientar a tomada de decisões relativas ao manejo de áreas irrigadas. Os perfis dos solos foram divididos em três camadas: (superficial, intermediária e inferior), nas quais determinaram-se a textura do solo, a densidade do solo (Ds) e de partículas e porosidade. Os solos foram agrupados em faixas de teor de argila, sendo que, para cada faixa de teor de argila, estabeleceu-se um valor crítico de densidade do solo (Ds) e de macroporosidade (Macro). As amostras com valores DS maiores que o valor cítrico e com valores de macro menores que o valor cítrico foram caracterizados com indicação de compactação. As amostras de solo coletadas foram classificadas, com maior freqüência na faixa de 400-500g kg-1 de argila, nas camadas superficial e intermediária e na faixa de argila superior a 700g kg-1 na camada inferior. Do total das áreas amostradas, 66,5% apresentaram indicação de compactação do solo na camada superficial, 20,5% na camada intermediária e 9,5% na camada inferior.
id UFSM-2_5dae006fefa3d187240a08bc4f009995
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782007000500014
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sulcompactaçãodensidade do solomacroporosidadeAs áreas irrigadas caracterizam-se pela intensificação dos cultivos e, por conseqüência, por uma intensa utilização do solo. Isso resulta em uma maior pressão de degradação da estrutura do solo, ocasionando muitas vezes a compactação dos solos. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização física dos solos irrigados de algumas regiões do Estado do Rio Grande do Sul, com vistas a promover uma base de informações para orientar a tomada de decisões relativas ao manejo de áreas irrigadas. Os perfis dos solos foram divididos em três camadas: (superficial, intermediária e inferior), nas quais determinaram-se a textura do solo, a densidade do solo (Ds) e de partículas e porosidade. Os solos foram agrupados em faixas de teor de argila, sendo que, para cada faixa de teor de argila, estabeleceu-se um valor crítico de densidade do solo (Ds) e de macroporosidade (Macro). As amostras com valores DS maiores que o valor cítrico e com valores de macro menores que o valor cítrico foram caracterizados com indicação de compactação. As amostras de solo coletadas foram classificadas, com maior freqüência na faixa de 400-500g kg-1 de argila, nas camadas superficial e intermediária e na faixa de argila superior a 700g kg-1 na camada inferior. Do total das áreas amostradas, 66,5% apresentaram indicação de compactação do solo na camada superficial, 20,5% na camada intermediária e 9,5% na camada inferior.Universidade Federal de Santa Maria2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000500014Ciência Rural v.37 n.5 2007reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782007000500014info:eu-repo/semantics/openAccessMichelon,Cleudson JoseCarlesso,ReimarPetry,Mirta TeresinhaDavid,Gustavo DeSanta,Cleiton Dallapor2007-08-24T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
title Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
Michelon,Cleudson Jose
compactação
densidade do solo
macroporosidade
title_short Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
title_full Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
title_sort Qualidade física de solos irrigados do Estado do Rio Grande do Sul
author Michelon,Cleudson Jose
author_facet Michelon,Cleudson Jose
Carlesso,Reimar
Petry,Mirta Teresinha
David,Gustavo De
Santa,Cleiton Dalla
author_role author
author2 Carlesso,Reimar
Petry,Mirta Teresinha
David,Gustavo De
Santa,Cleiton Dalla
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelon,Cleudson Jose
Carlesso,Reimar
Petry,Mirta Teresinha
David,Gustavo De
Santa,Cleiton Dalla
dc.subject.por.fl_str_mv compactação
densidade do solo
macroporosidade
topic compactação
densidade do solo
macroporosidade
description As áreas irrigadas caracterizam-se pela intensificação dos cultivos e, por conseqüência, por uma intensa utilização do solo. Isso resulta em uma maior pressão de degradação da estrutura do solo, ocasionando muitas vezes a compactação dos solos. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização física dos solos irrigados de algumas regiões do Estado do Rio Grande do Sul, com vistas a promover uma base de informações para orientar a tomada de decisões relativas ao manejo de áreas irrigadas. Os perfis dos solos foram divididos em três camadas: (superficial, intermediária e inferior), nas quais determinaram-se a textura do solo, a densidade do solo (Ds) e de partículas e porosidade. Os solos foram agrupados em faixas de teor de argila, sendo que, para cada faixa de teor de argila, estabeleceu-se um valor crítico de densidade do solo (Ds) e de macroporosidade (Macro). As amostras com valores DS maiores que o valor cítrico e com valores de macro menores que o valor cítrico foram caracterizados com indicação de compactação. As amostras de solo coletadas foram classificadas, com maior freqüência na faixa de 400-500g kg-1 de argila, nas camadas superficial e intermediária e na faixa de argila superior a 700g kg-1 na camada inferior. Do total das áreas amostradas, 66,5% apresentaram indicação de compactação do solo na camada superficial, 20,5% na camada intermediária e 9,5% na camada inferior.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000500014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782007000500014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782007000500014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.37 n.5 2007
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140529302470656