Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba,Regina da Silva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Garcia,Mauro Silveira, Kovaleski,Adalécio, Comiotto,Andressa, Cardoso,Renata Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500001
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar a biologia de Trichogramma em laboratório, visando a sua utilização em programas de manejo integrado para o controle de Bonagota cranaodes na cultura da macieira. A biologia de Trichogramma bruni Nagaraja e de duas linhagens (L3 e L4) de Trichogramma pretiosum foi realizada sobre ovos de B. cranaodes. Além disso, suas exigências térmicas e o número anual de gerações também foram determinados. A linhagem L3 apresentou maior parasitismo (52,3%), no entanto, a viabilidade foi semelhante entre as linhagens estudadas, com ciclo evolutivo de 8,7 dias, longevidade de fêmeas de 10,65 dias, temperatura base de 11,35°C e constante térmica de 128,70GD. O número de gerações anuais dessa linhagem em laboratório foi de 47,22 e de 13,59 gerações para as condições da região de Vacaria - RS. O baixo parasitismo de T. bruni e da linhagem L4 de T. pretiosum pode estar ligado à camada de secreção existente sobre as posturas da praga. Embora este parasitismo seja considerado baixo, a utilização destas linhagens não pode ser descartada dentro do sistema de Produção Integrada da Maçã, devendo novos estudos serem realizados em condições de campo.
id UFSM-2_60a39dba7050bc21cfad7286d76b35c0
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782006000500001
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)parasitóide de ovospercentagem de parasitismocontrole biológicoTrichogrammaconstante térmicaEste trabalho teve como objetivo estudar a biologia de Trichogramma em laboratório, visando a sua utilização em programas de manejo integrado para o controle de Bonagota cranaodes na cultura da macieira. A biologia de Trichogramma bruni Nagaraja e de duas linhagens (L3 e L4) de Trichogramma pretiosum foi realizada sobre ovos de B. cranaodes. Além disso, suas exigências térmicas e o número anual de gerações também foram determinados. A linhagem L3 apresentou maior parasitismo (52,3%), no entanto, a viabilidade foi semelhante entre as linhagens estudadas, com ciclo evolutivo de 8,7 dias, longevidade de fêmeas de 10,65 dias, temperatura base de 11,35°C e constante térmica de 128,70GD. O número de gerações anuais dessa linhagem em laboratório foi de 47,22 e de 13,59 gerações para as condições da região de Vacaria - RS. O baixo parasitismo de T. bruni e da linhagem L4 de T. pretiosum pode estar ligado à camada de secreção existente sobre as posturas da praga. Embora este parasitismo seja considerado baixo, a utilização destas linhagens não pode ser descartada dentro do sistema de Produção Integrada da Maçã, devendo novos estudos serem realizados em condições de campo.Universidade Federal de Santa Maria2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500001Ciência Rural v.36 n.5 2006reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782006000500001info:eu-repo/semantics/openAccessBorba,Regina da SilvaGarcia,Mauro SilveiraKovaleski,AdalécioComiotto,AndressaCardoso,Renata Loureiropor2006-09-04T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
title Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
spellingShingle Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
Borba,Regina da Silva
parasitóide de ovos
percentagem de parasitismo
controle biológico
Trichogramma
constante térmica
title_short Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
title_full Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
title_fullStr Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
title_full_unstemmed Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
title_sort Biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Bonagota cranaodes (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)
author Borba,Regina da Silva
author_facet Borba,Regina da Silva
Garcia,Mauro Silveira
Kovaleski,Adalécio
Comiotto,Andressa
Cardoso,Renata Loureiro
author_role author
author2 Garcia,Mauro Silveira
Kovaleski,Adalécio
Comiotto,Andressa
Cardoso,Renata Loureiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba,Regina da Silva
Garcia,Mauro Silveira
Kovaleski,Adalécio
Comiotto,Andressa
Cardoso,Renata Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv parasitóide de ovos
percentagem de parasitismo
controle biológico
Trichogramma
constante térmica
topic parasitóide de ovos
percentagem de parasitismo
controle biológico
Trichogramma
constante térmica
description Este trabalho teve como objetivo estudar a biologia de Trichogramma em laboratório, visando a sua utilização em programas de manejo integrado para o controle de Bonagota cranaodes na cultura da macieira. A biologia de Trichogramma bruni Nagaraja e de duas linhagens (L3 e L4) de Trichogramma pretiosum foi realizada sobre ovos de B. cranaodes. Além disso, suas exigências térmicas e o número anual de gerações também foram determinados. A linhagem L3 apresentou maior parasitismo (52,3%), no entanto, a viabilidade foi semelhante entre as linhagens estudadas, com ciclo evolutivo de 8,7 dias, longevidade de fêmeas de 10,65 dias, temperatura base de 11,35°C e constante térmica de 128,70GD. O número de gerações anuais dessa linhagem em laboratório foi de 47,22 e de 13,59 gerações para as condições da região de Vacaria - RS. O baixo parasitismo de T. bruni e da linhagem L4 de T. pretiosum pode estar ligado à camada de secreção existente sobre as posturas da praga. Embora este parasitismo seja considerado baixo, a utilização destas linhagens não pode ser descartada dentro do sistema de Produção Integrada da Maçã, devendo novos estudos serem realizados em condições de campo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000500001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782006000500001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.36 n.5 2006
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140527954001920