Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Luiz Fernando Carvalho
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Mendonça,Eduardo de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000400015
Resumo: A modelagem de processos biológicos tem por objetivos o planejamento do uso da terra, o estabelecimento de padrões ambientais e as estimativas dos riscos reais e potenciais das atividades agrícolas e ambientais. Diversos modelos têm sido criados nos últimos 25 anos. Century é um modelo mecanístico que analisa em longo prazo a dinâmica da matéria orgânica do solo e de nutrientes no sistema solo-planta em diversos agroecossistemas. O submodelo de matéria orgânica do solo possui os compartimentos ativo (biomassa microbiana e produtos), lento (produtos microbianos e vegetais, fisicamente protegidos ou biologicamente resistentes à decomposição) e passivo (quimicamente recalcitrante ou também fisicamente protegido) com diferentes taxas de decomposição. Equações de primeira ordem são usadas para modelar todos os compartimentos da matéria orgânica do solo e a temperatura e umidade do solo modificam as taxas de decomposição. A reciclagem do compartimento ativo e a formação do passivo são controladas pelo teor de areia e de argila do solo, respectivamente. Os resíduos vegetais são divididos em compartimentos dependentes dos teores de lignina e nitrogênio. Por meio do modelo, pode-se relacionar matéria orgânica aos níveis de fertilidade e ao manejo atual e futuro, otimizando o entendimento das transformações dos nutrientes em solos de diversos agroecossistemas.
id UFSM-2_69701c778522bab534765a81ebfe9a1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782003000400015
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostoscarbonocompartimentosmodelagemtextura do soloA modelagem de processos biológicos tem por objetivos o planejamento do uso da terra, o estabelecimento de padrões ambientais e as estimativas dos riscos reais e potenciais das atividades agrícolas e ambientais. Diversos modelos têm sido criados nos últimos 25 anos. Century é um modelo mecanístico que analisa em longo prazo a dinâmica da matéria orgânica do solo e de nutrientes no sistema solo-planta em diversos agroecossistemas. O submodelo de matéria orgânica do solo possui os compartimentos ativo (biomassa microbiana e produtos), lento (produtos microbianos e vegetais, fisicamente protegidos ou biologicamente resistentes à decomposição) e passivo (quimicamente recalcitrante ou também fisicamente protegido) com diferentes taxas de decomposição. Equações de primeira ordem são usadas para modelar todos os compartimentos da matéria orgânica do solo e a temperatura e umidade do solo modificam as taxas de decomposição. A reciclagem do compartimento ativo e a formação do passivo são controladas pelo teor de areia e de argila do solo, respectivamente. Os resíduos vegetais são divididos em compartimentos dependentes dos teores de lignina e nitrogênio. Por meio do modelo, pode-se relacionar matéria orgânica aos níveis de fertilidade e ao manejo atual e futuro, otimizando o entendimento das transformações dos nutrientes em solos de diversos agroecossistemas.Universidade Federal de Santa Maria2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000400015Ciência Rural v.33 n.4 2003reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782003000400015info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Luiz Fernando CarvalhoMendonça,Eduardo de Sápor2003-11-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
title Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
spellingShingle Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
Leite,Luiz Fernando Carvalho
carbono
compartimentos
modelagem
textura do solo
title_short Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
title_full Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
title_fullStr Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
title_full_unstemmed Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
title_sort Modelo Century de dinâmica da matéria orgânica do solo: equações e pressupostos
author Leite,Luiz Fernando Carvalho
author_facet Leite,Luiz Fernando Carvalho
Mendonça,Eduardo de Sá
author_role author
author2 Mendonça,Eduardo de Sá
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Luiz Fernando Carvalho
Mendonça,Eduardo de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv carbono
compartimentos
modelagem
textura do solo
topic carbono
compartimentos
modelagem
textura do solo
description A modelagem de processos biológicos tem por objetivos o planejamento do uso da terra, o estabelecimento de padrões ambientais e as estimativas dos riscos reais e potenciais das atividades agrícolas e ambientais. Diversos modelos têm sido criados nos últimos 25 anos. Century é um modelo mecanístico que analisa em longo prazo a dinâmica da matéria orgânica do solo e de nutrientes no sistema solo-planta em diversos agroecossistemas. O submodelo de matéria orgânica do solo possui os compartimentos ativo (biomassa microbiana e produtos), lento (produtos microbianos e vegetais, fisicamente protegidos ou biologicamente resistentes à decomposição) e passivo (quimicamente recalcitrante ou também fisicamente protegido) com diferentes taxas de decomposição. Equações de primeira ordem são usadas para modelar todos os compartimentos da matéria orgânica do solo e a temperatura e umidade do solo modificam as taxas de decomposição. A reciclagem do compartimento ativo e a formação do passivo são controladas pelo teor de areia e de argila do solo, respectivamente. Os resíduos vegetais são divididos em compartimentos dependentes dos teores de lignina e nitrogênio. Por meio do modelo, pode-se relacionar matéria orgânica aos níveis de fertilidade e ao manejo atual e futuro, otimizando o entendimento das transformações dos nutrientes em solos de diversos agroecossistemas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782003000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782003000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.33 n.4 2003
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140523974656000