Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Ana Rita
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira,Luiza Corrêa, Branco,Érika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000200014
Resumo: O circuito arterial do encéfalo é de grande importância, pois é responsável pela vascularização do encéfalo, sendo este o principal órgão do sistema nervoso central e responsável por receber e processar informações. A espécie estudada foi escolhida por tratar-se de um mamífero pertencente à ordem Xenarthra e os integrantes dessa ordem são pouco estudados, devido à dificuldade de acesso a esses animais. Para desenvolver este trabalho, foram estudados cinco espécimes de Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). O material teve o sistema arterial injetado com látex Neoprene 650, corado em vermelho e fixado em solução aquosa de Formaldeído 10%, sendo posteriormente dissecados para sistematização dos vasos. O circuito arterial da base do encéfalo do tamanduá-mirim circunda o corpo mamilar, a fossa interpenduncular, o túber cinéreo, a hipófise e o quiasma óptico. A porção rostral desse circuito é caracterizada pelos ramos rostrais das artérias carótidas internas e a porção caudal é constituída pelas artérias comunicantes caudais e ramos caudais da artéria carótida interna. Esta espécie animal apresenta o tipo II de irrigação encefálica no qual existe a participação das artérias carótidas internas e do sistema vértebro-basilar para a formação do circuito arterial.
id UFSM-2_6c22fb1d75b6966830c917ccfd26219b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782013000200014
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirimanatomiaartérias da base do encéfaloTamandua tetradactylaO circuito arterial do encéfalo é de grande importância, pois é responsável pela vascularização do encéfalo, sendo este o principal órgão do sistema nervoso central e responsável por receber e processar informações. A espécie estudada foi escolhida por tratar-se de um mamífero pertencente à ordem Xenarthra e os integrantes dessa ordem são pouco estudados, devido à dificuldade de acesso a esses animais. Para desenvolver este trabalho, foram estudados cinco espécimes de Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). O material teve o sistema arterial injetado com látex Neoprene 650, corado em vermelho e fixado em solução aquosa de Formaldeído 10%, sendo posteriormente dissecados para sistematização dos vasos. O circuito arterial da base do encéfalo do tamanduá-mirim circunda o corpo mamilar, a fossa interpenduncular, o túber cinéreo, a hipófise e o quiasma óptico. A porção rostral desse circuito é caracterizada pelos ramos rostrais das artérias carótidas internas e a porção caudal é constituída pelas artérias comunicantes caudais e ramos caudais da artéria carótida interna. Esta espécie animal apresenta o tipo II de irrigação encefálica no qual existe a participação das artérias carótidas internas e do sistema vértebro-basilar para a formação do circuito arterial.Universidade Federal de Santa Maria2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000200014Ciência Rural v.43 n.2 2013reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782013000200014info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Ana RitaPereira,Luiza CorrêaBranco,Érikapor2013-06-04T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
title Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
spellingShingle Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
Lima,Ana Rita
anatomia
artérias da base do encéfalo
Tamandua tetradactyla
title_short Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
title_full Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
title_fullStr Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
title_full_unstemmed Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
title_sort Anatomia do circuito arterial do encéfalo em Tamanduá-mirim
author Lima,Ana Rita
author_facet Lima,Ana Rita
Pereira,Luiza Corrêa
Branco,Érika
author_role author
author2 Pereira,Luiza Corrêa
Branco,Érika
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Ana Rita
Pereira,Luiza Corrêa
Branco,Érika
dc.subject.por.fl_str_mv anatomia
artérias da base do encéfalo
Tamandua tetradactyla
topic anatomia
artérias da base do encéfalo
Tamandua tetradactyla
description O circuito arterial do encéfalo é de grande importância, pois é responsável pela vascularização do encéfalo, sendo este o principal órgão do sistema nervoso central e responsável por receber e processar informações. A espécie estudada foi escolhida por tratar-se de um mamífero pertencente à ordem Xenarthra e os integrantes dessa ordem são pouco estudados, devido à dificuldade de acesso a esses animais. Para desenvolver este trabalho, foram estudados cinco espécimes de Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). O material teve o sistema arterial injetado com látex Neoprene 650, corado em vermelho e fixado em solução aquosa de Formaldeído 10%, sendo posteriormente dissecados para sistematização dos vasos. O circuito arterial da base do encéfalo do tamanduá-mirim circunda o corpo mamilar, a fossa interpenduncular, o túber cinéreo, a hipófise e o quiasma óptico. A porção rostral desse circuito é caracterizada pelos ramos rostrais das artérias carótidas internas e a porção caudal é constituída pelas artérias comunicantes caudais e ramos caudais da artéria carótida interna. Esta espécie animal apresenta o tipo II de irrigação encefálica no qual existe a participação das artérias carótidas internas e do sistema vértebro-basilar para a formação do circuito arterial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782013000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.43 n.2 2013
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140542388699136