Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Culau,Paulete de Oliveira Vargas
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Oliveira,João César Dias, Reckziegel,Sueli Hoff, Lindemann,Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500046
Resumo: O suprimento sangüíneo para a cabeça, pescoço, tórax e membros torácicos dos cães provém da artéria aorta através de dois grandes vasos que surgem do arco aórtico, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. O presente trabalho descreve a variação de origem da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo, que foram observados em 8 cães durante 20 anos de dissecções em aulas de anatomia. Nos oito casos examinados, três artérias surgiram do arco aórtico. O primeiro ramo a emergir foi o tronco bicarotídeo, logo após nasceu a artéria subclávia esquerda e imediatamente a seguir, a artéria subclávia direita. O tronco bicarotídeo surgiu do arco aórtico, lateroventralmente à esquerda da traquéia, dirigindo-se cranialmente e bifurcando-se em nível da primeira costela em artérias carótidas comuns direita e esquerda. Na seqüência, emerge a artéria subclávia esquerda e imediatamente após, surgindo diretamente do arco aórtico, encontra-se a artéria subclávia direita, que se dirige para a margem cranial da primeira costela, estendendo-se dorsocranialmente para cruzar a linha mediana ao nível da primeira costela, dorsalmente ao esôfago e à traquéia. As artérias subclávia direita e esquerda apresentaram todos os seus ramos sem alterações. Embora o esôfago tenha se apresentado externamente marcado por um sulco, em razão do percurso alterado da artéria subclávia direita, a relativa ausência de dilatação cranial a este e o bom estado nutricional dos animais, nos levaram a supor que o progresso dos alimentos no esôfago não foi afetado significativamente.
id UFSM-2_6cf269e2cfec934f137af0c9042d58e7
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782004000500046
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cãoarco aórticoartéria subcláviaCanis familiarisO suprimento sangüíneo para a cabeça, pescoço, tórax e membros torácicos dos cães provém da artéria aorta através de dois grandes vasos que surgem do arco aórtico, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. O presente trabalho descreve a variação de origem da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo, que foram observados em 8 cães durante 20 anos de dissecções em aulas de anatomia. Nos oito casos examinados, três artérias surgiram do arco aórtico. O primeiro ramo a emergir foi o tronco bicarotídeo, logo após nasceu a artéria subclávia esquerda e imediatamente a seguir, a artéria subclávia direita. O tronco bicarotídeo surgiu do arco aórtico, lateroventralmente à esquerda da traquéia, dirigindo-se cranialmente e bifurcando-se em nível da primeira costela em artérias carótidas comuns direita e esquerda. Na seqüência, emerge a artéria subclávia esquerda e imediatamente após, surgindo diretamente do arco aórtico, encontra-se a artéria subclávia direita, que se dirige para a margem cranial da primeira costela, estendendo-se dorsocranialmente para cruzar a linha mediana ao nível da primeira costela, dorsalmente ao esôfago e à traquéia. As artérias subclávia direita e esquerda apresentaram todos os seus ramos sem alterações. Embora o esôfago tenha se apresentado externamente marcado por um sulco, em razão do percurso alterado da artéria subclávia direita, a relativa ausência de dilatação cranial a este e o bom estado nutricional dos animais, nos levaram a supor que o progresso dos alimentos no esôfago não foi afetado significativamente.Universidade Federal de Santa Maria2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500046Ciência Rural v.34 n.5 2004reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782004000500046info:eu-repo/semantics/openAccessCulau,Paulete de Oliveira VargasOliveira,João César DiasReckziegel,Sueli HoffLindemann,Tâniapor2004-09-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
title Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
spellingShingle Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
Culau,Paulete de Oliveira Vargas
arco aórtico
artéria subclávia
Canis familiaris
title_short Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
title_full Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
title_fullStr Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
title_full_unstemmed Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
title_sort Origem ectópica da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo no cão
author Culau,Paulete de Oliveira Vargas
author_facet Culau,Paulete de Oliveira Vargas
Oliveira,João César Dias
Reckziegel,Sueli Hoff
Lindemann,Tânia
author_role author
author2 Oliveira,João César Dias
Reckziegel,Sueli Hoff
Lindemann,Tânia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Culau,Paulete de Oliveira Vargas
Oliveira,João César Dias
Reckziegel,Sueli Hoff
Lindemann,Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv arco aórtico
artéria subclávia
Canis familiaris
topic arco aórtico
artéria subclávia
Canis familiaris
description O suprimento sangüíneo para a cabeça, pescoço, tórax e membros torácicos dos cães provém da artéria aorta através de dois grandes vasos que surgem do arco aórtico, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. O presente trabalho descreve a variação de origem da artéria subclávia direita e do tronco bicarotídeo, que foram observados em 8 cães durante 20 anos de dissecções em aulas de anatomia. Nos oito casos examinados, três artérias surgiram do arco aórtico. O primeiro ramo a emergir foi o tronco bicarotídeo, logo após nasceu a artéria subclávia esquerda e imediatamente a seguir, a artéria subclávia direita. O tronco bicarotídeo surgiu do arco aórtico, lateroventralmente à esquerda da traquéia, dirigindo-se cranialmente e bifurcando-se em nível da primeira costela em artérias carótidas comuns direita e esquerda. Na seqüência, emerge a artéria subclávia esquerda e imediatamente após, surgindo diretamente do arco aórtico, encontra-se a artéria subclávia direita, que se dirige para a margem cranial da primeira costela, estendendo-se dorsocranialmente para cruzar a linha mediana ao nível da primeira costela, dorsalmente ao esôfago e à traquéia. As artérias subclávia direita e esquerda apresentaram todos os seus ramos sem alterações. Embora o esôfago tenha se apresentado externamente marcado por um sulco, em razão do percurso alterado da artéria subclávia direita, a relativa ausência de dilatação cranial a este e o bom estado nutricional dos animais, nos levaram a supor que o progresso dos alimentos no esôfago não foi afetado significativamente.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500046
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782004000500046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.34 n.5 2004
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140525744652288