Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Fernando Teixeira
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Pereira,Gilmara Duarte, Borges,Arnaldo Chaer, Mosquim,Paulo Roberto, Fontes,Paulo Cézar Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000600002
Resumo: Estudaram-se os efeitos da supressão e do ressuprimento de fósforo (Pi) sobre a fixação biológica do nitrogênio atmosférico (N2) em plantas de alfafa cv. Flórida 77 inoculadas com Sinorhizobium meliloti, em diferentes estádios do desenvolvimento vegetativo (V3 e V4) e reprodutivo (R6 e R8). O ensaio foi conduzido em casa de vegetação e as plantas cultivadas em solução nutritiva. O período de supressão de Pi por dez dias reduziu os teores de Pi nas folhas e nos nódulos em todos os estádios do desenvolvimento, enquanto nas raízes essa redução somente foi observada nos estádios vegetativos. Após o ressuprimento de Pi à solução nutritiva por igual período, dez dias, foi observada a recuperação nos teores de Pi nos estádios R6 e R8 para folhas, V3 e V4 para raízes e V3 para os nódulos. A supressão de Pi alterou o processo de fixação do N2, estimado pela concentração de aminoácidos totais nas folhas e nas raízes. Os teores de aminoácidos nas folhas e nas raízes foram significativamente menores nas plantas sob supressão de Pi, em relação aos das plantas do tratamento controle. Após o ressuprimento os teores de aminoácidos totais nas raízes, em todos os estádios do desenvolvimento, alcançaram valores similares àqueles das plantas do tratamento controle, enquanto nas folhas isso só ocorreu nos estádios vegetativos. A supressão de Pi não influenciou a proporção de aminoácidos livres na seiva do xilema.
id UFSM-2_716d5e23425b1cc97b12ad32b8ba6c47
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782002000600002
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforoMedicago sativaaminoácidossolução nutritivametabolismo do fósforoEstudaram-se os efeitos da supressão e do ressuprimento de fósforo (Pi) sobre a fixação biológica do nitrogênio atmosférico (N2) em plantas de alfafa cv. Flórida 77 inoculadas com Sinorhizobium meliloti, em diferentes estádios do desenvolvimento vegetativo (V3 e V4) e reprodutivo (R6 e R8). O ensaio foi conduzido em casa de vegetação e as plantas cultivadas em solução nutritiva. O período de supressão de Pi por dez dias reduziu os teores de Pi nas folhas e nos nódulos em todos os estádios do desenvolvimento, enquanto nas raízes essa redução somente foi observada nos estádios vegetativos. Após o ressuprimento de Pi à solução nutritiva por igual período, dez dias, foi observada a recuperação nos teores de Pi nos estádios R6 e R8 para folhas, V3 e V4 para raízes e V3 para os nódulos. A supressão de Pi alterou o processo de fixação do N2, estimado pela concentração de aminoácidos totais nas folhas e nas raízes. Os teores de aminoácidos nas folhas e nas raízes foram significativamente menores nas plantas sob supressão de Pi, em relação aos das plantas do tratamento controle. Após o ressuprimento os teores de aminoácidos totais nas raízes, em todos os estádios do desenvolvimento, alcançaram valores similares àqueles das plantas do tratamento controle, enquanto nas folhas isso só ocorreu nos estádios vegetativos. A supressão de Pi não influenciou a proporção de aminoácidos livres na seiva do xilema.Universidade Federal de Santa Maria2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000600002Ciência Rural v.32 n.6 2002reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782002000600002info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Fernando TeixeiraPereira,Gilmara DuarteBorges,Arnaldo ChaerMosquim,Paulo RobertoFontes,Paulo Cézar Rezendepor2003-11-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
title Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
spellingShingle Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
Gomes,Fernando Teixeira
Medicago sativa
aminoácidos
solução nutritiva
metabolismo do fósforo
title_short Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
title_full Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
title_fullStr Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
title_full_unstemmed Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
title_sort Fixação do nitrogênio em alfafa nodulada sob supressão e ressuprimento de fósforo
author Gomes,Fernando Teixeira
author_facet Gomes,Fernando Teixeira
Pereira,Gilmara Duarte
Borges,Arnaldo Chaer
Mosquim,Paulo Roberto
Fontes,Paulo Cézar Rezende
author_role author
author2 Pereira,Gilmara Duarte
Borges,Arnaldo Chaer
Mosquim,Paulo Roberto
Fontes,Paulo Cézar Rezende
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Fernando Teixeira
Pereira,Gilmara Duarte
Borges,Arnaldo Chaer
Mosquim,Paulo Roberto
Fontes,Paulo Cézar Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Medicago sativa
aminoácidos
solução nutritiva
metabolismo do fósforo
topic Medicago sativa
aminoácidos
solução nutritiva
metabolismo do fósforo
description Estudaram-se os efeitos da supressão e do ressuprimento de fósforo (Pi) sobre a fixação biológica do nitrogênio atmosférico (N2) em plantas de alfafa cv. Flórida 77 inoculadas com Sinorhizobium meliloti, em diferentes estádios do desenvolvimento vegetativo (V3 e V4) e reprodutivo (R6 e R8). O ensaio foi conduzido em casa de vegetação e as plantas cultivadas em solução nutritiva. O período de supressão de Pi por dez dias reduziu os teores de Pi nas folhas e nos nódulos em todos os estádios do desenvolvimento, enquanto nas raízes essa redução somente foi observada nos estádios vegetativos. Após o ressuprimento de Pi à solução nutritiva por igual período, dez dias, foi observada a recuperação nos teores de Pi nos estádios R6 e R8 para folhas, V3 e V4 para raízes e V3 para os nódulos. A supressão de Pi alterou o processo de fixação do N2, estimado pela concentração de aminoácidos totais nas folhas e nas raízes. Os teores de aminoácidos nas folhas e nas raízes foram significativamente menores nas plantas sob supressão de Pi, em relação aos das plantas do tratamento controle. Após o ressuprimento os teores de aminoácidos totais nas raízes, em todos os estádios do desenvolvimento, alcançaram valores similares àqueles das plantas do tratamento controle, enquanto nas folhas isso só ocorreu nos estádios vegetativos. A supressão de Pi não influenciou a proporção de aminoácidos livres na seiva do xilema.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000600002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782002000600002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782002000600002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.32 n.6 2002
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140523515379712