Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spanamberg,Andréia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sanches,Edna Maria Cavallini, Santurio,Janio Morais, Ferreiro,Laerte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000100050
Resumo: A ocorrência de casos esporádicos de mastite causados por microrganismos de origem ambiental pode ser considerada como emergente e as leveduras, os fungos leveduriformes e os filamentosos são alguns dos principais agentes envolvidos. Em relação à mastite micótica, as leveduras são freqüentemente causas de infecções da glândula mamária em animais produtores de leite. A maior parte dos casos ocorre sob a forma de surtos localizados e/ou após tratamento com antimicrobianos. Os principais gêneros envolvidos são Candida e Cryptococcus, além de outros como Geotrichum, Pichia e Trichosporon. O objetivo do trabalho é revisar os aspectos gerais sobre a mastite micótica causada por leveduras e fungos leveduriformes, tais como etiologia, causas predisponentes, patogenicidade, diagnóstico, tratamento e profilaxia por meio de uma abordagem cronológica dos primeiros relatos, mas com enfoque principal nos resultados descritos recentemente na literatura veterinária nacional e internacional. O controle da mastite micótica é fundamentado em métodos preventivos, como adequado manejo da ordenha, correta higienização dos equipamentos e das instalações, com a finalidade de reduzir o número de animais acometidos, além de garantir a qualidade e a inocuidade dos produtos lácteos.
id UFSM-2_7fb8145a417baf1c2cd50f994ba8c078
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782009000100050
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Mastite micótica em ruminantes causada por levedurasmastite micóticalevedurasfungos leveduriformesCandidaCryptococcusA ocorrência de casos esporádicos de mastite causados por microrganismos de origem ambiental pode ser considerada como emergente e as leveduras, os fungos leveduriformes e os filamentosos são alguns dos principais agentes envolvidos. Em relação à mastite micótica, as leveduras são freqüentemente causas de infecções da glândula mamária em animais produtores de leite. A maior parte dos casos ocorre sob a forma de surtos localizados e/ou após tratamento com antimicrobianos. Os principais gêneros envolvidos são Candida e Cryptococcus, além de outros como Geotrichum, Pichia e Trichosporon. O objetivo do trabalho é revisar os aspectos gerais sobre a mastite micótica causada por leveduras e fungos leveduriformes, tais como etiologia, causas predisponentes, patogenicidade, diagnóstico, tratamento e profilaxia por meio de uma abordagem cronológica dos primeiros relatos, mas com enfoque principal nos resultados descritos recentemente na literatura veterinária nacional e internacional. O controle da mastite micótica é fundamentado em métodos preventivos, como adequado manejo da ordenha, correta higienização dos equipamentos e das instalações, com a finalidade de reduzir o número de animais acometidos, além de garantir a qualidade e a inocuidade dos produtos lácteos.Universidade Federal de Santa Maria2009-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000100050Ciência Rural v.39 n.1 2009reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782008005000045info:eu-repo/semantics/openAccessSpanamberg,AndréiaSanches,Edna Maria CavalliniSanturio,Janio MoraisFerreiro,Laertepor2009-01-09T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
title Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
spellingShingle Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
Spanamberg,Andréia
mastite micótica
leveduras
fungos leveduriformes
Candida
Cryptococcus
title_short Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
title_full Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
title_fullStr Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
title_full_unstemmed Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
title_sort Mastite micótica em ruminantes causada por leveduras
author Spanamberg,Andréia
author_facet Spanamberg,Andréia
Sanches,Edna Maria Cavallini
Santurio,Janio Morais
Ferreiro,Laerte
author_role author
author2 Sanches,Edna Maria Cavallini
Santurio,Janio Morais
Ferreiro,Laerte
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spanamberg,Andréia
Sanches,Edna Maria Cavallini
Santurio,Janio Morais
Ferreiro,Laerte
dc.subject.por.fl_str_mv mastite micótica
leveduras
fungos leveduriformes
Candida
Cryptococcus
topic mastite micótica
leveduras
fungos leveduriformes
Candida
Cryptococcus
description A ocorrência de casos esporádicos de mastite causados por microrganismos de origem ambiental pode ser considerada como emergente e as leveduras, os fungos leveduriformes e os filamentosos são alguns dos principais agentes envolvidos. Em relação à mastite micótica, as leveduras são freqüentemente causas de infecções da glândula mamária em animais produtores de leite. A maior parte dos casos ocorre sob a forma de surtos localizados e/ou após tratamento com antimicrobianos. Os principais gêneros envolvidos são Candida e Cryptococcus, além de outros como Geotrichum, Pichia e Trichosporon. O objetivo do trabalho é revisar os aspectos gerais sobre a mastite micótica causada por leveduras e fungos leveduriformes, tais como etiologia, causas predisponentes, patogenicidade, diagnóstico, tratamento e profilaxia por meio de uma abordagem cronológica dos primeiros relatos, mas com enfoque principal nos resultados descritos recentemente na literatura veterinária nacional e internacional. O controle da mastite micótica é fundamentado em métodos preventivos, como adequado manejo da ordenha, correta higienização dos equipamentos e das instalações, com a finalidade de reduzir o número de animais acometidos, além de garantir a qualidade e a inocuidade dos produtos lácteos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000100050
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000100050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782008005000045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.39 n.1 2009
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140532237434880