A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernani,Paulo Roberto
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Sangoi,Luís, Lech,Vanderlei Adilson, Rampazzo,Clair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000200017
Resumo: O método de aplicação dos resíduos vegetais e dos fertilizantes nitrogenados pode afetar as reações do nitrogênio no solo, principalmente no plantio direto. O presente trabalho objetivou avaliar esses efeitos na disponibilidade de N para o milho em dois solos, em casa-de-vegetação. Combinações de métodos (ausência, incorporada ou na superfície) de adição de palha de aveia (0,4kg m-2) e uréia (50mg N kg-1) foram aplicadas em unidades experimentais (7dm³ vaso-1) de dois solos, perfazendo um fatorial 3 x 3 x 2. O milho foi semeado no dia da aplicação dos tratamentos e as plantas foram cultivadas durante trinta dias, sobre um Neossolo e um Nitossolo, respectivamente com 50 e 520g kg-1 de argila e 8 e 48g kg-1 de matéria orgânica. A aplicação de palha de aveia, principalmente sobre a superfície do solo, beneficiou o desenvolvimento das plantas, possivelmente pela manutenção de maior quantidade de umidade nos solos. A aplicação de uréia não afetou nenhum parâmetro vegetal no solo argiloso, talvez porque a decomposição da matéria orgânica liberou mais N do que a imobilização ocasionada durante a decomposição da palha; no solo arenoso, entretanto, a uréia foi benéfica quando incorporada ao solo, e prejudicial quando adicionada na superfície, provavelmente devido à toxidez de amônia. Dessa forma, o efeito da decomposição da palha de aveia na disponibilidade de N foi função do teor de matéria orgânica original do solo.
id UFSM-2_837ca801cd8a175b80b9aef39948c07d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782005000200017
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênioZea maysimobilização de Nmineralização de Ncobertura do soloO método de aplicação dos resíduos vegetais e dos fertilizantes nitrogenados pode afetar as reações do nitrogênio no solo, principalmente no plantio direto. O presente trabalho objetivou avaliar esses efeitos na disponibilidade de N para o milho em dois solos, em casa-de-vegetação. Combinações de métodos (ausência, incorporada ou na superfície) de adição de palha de aveia (0,4kg m-2) e uréia (50mg N kg-1) foram aplicadas em unidades experimentais (7dm³ vaso-1) de dois solos, perfazendo um fatorial 3 x 3 x 2. O milho foi semeado no dia da aplicação dos tratamentos e as plantas foram cultivadas durante trinta dias, sobre um Neossolo e um Nitossolo, respectivamente com 50 e 520g kg-1 de argila e 8 e 48g kg-1 de matéria orgânica. A aplicação de palha de aveia, principalmente sobre a superfície do solo, beneficiou o desenvolvimento das plantas, possivelmente pela manutenção de maior quantidade de umidade nos solos. A aplicação de uréia não afetou nenhum parâmetro vegetal no solo argiloso, talvez porque a decomposição da matéria orgânica liberou mais N do que a imobilização ocasionada durante a decomposição da palha; no solo arenoso, entretanto, a uréia foi benéfica quando incorporada ao solo, e prejudicial quando adicionada na superfície, provavelmente devido à toxidez de amônia. Dessa forma, o efeito da decomposição da palha de aveia na disponibilidade de N foi função do teor de matéria orgânica original do solo.Universidade Federal de Santa Maria2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000200017Ciência Rural v.35 n.2 2005reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782005000200017info:eu-repo/semantics/openAccessErnani,Paulo RobertoSangoi,LuísLech,Vanderlei AdilsonRampazzo,Clairpor2005-03-04T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
title A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
spellingShingle A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
Ernani,Paulo Roberto
Zea mays
imobilização de N
mineralização de N
cobertura do solo
title_short A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
title_full A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
title_fullStr A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
title_full_unstemmed A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
title_sort A forma de aplicação da uréia e dos resíduos vegetais afeta a disponibilidade de nitrogênio
author Ernani,Paulo Roberto
author_facet Ernani,Paulo Roberto
Sangoi,Luís
Lech,Vanderlei Adilson
Rampazzo,Clair
author_role author
author2 Sangoi,Luís
Lech,Vanderlei Adilson
Rampazzo,Clair
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernani,Paulo Roberto
Sangoi,Luís
Lech,Vanderlei Adilson
Rampazzo,Clair
dc.subject.por.fl_str_mv Zea mays
imobilização de N
mineralização de N
cobertura do solo
topic Zea mays
imobilização de N
mineralização de N
cobertura do solo
description O método de aplicação dos resíduos vegetais e dos fertilizantes nitrogenados pode afetar as reações do nitrogênio no solo, principalmente no plantio direto. O presente trabalho objetivou avaliar esses efeitos na disponibilidade de N para o milho em dois solos, em casa-de-vegetação. Combinações de métodos (ausência, incorporada ou na superfície) de adição de palha de aveia (0,4kg m-2) e uréia (50mg N kg-1) foram aplicadas em unidades experimentais (7dm³ vaso-1) de dois solos, perfazendo um fatorial 3 x 3 x 2. O milho foi semeado no dia da aplicação dos tratamentos e as plantas foram cultivadas durante trinta dias, sobre um Neossolo e um Nitossolo, respectivamente com 50 e 520g kg-1 de argila e 8 e 48g kg-1 de matéria orgânica. A aplicação de palha de aveia, principalmente sobre a superfície do solo, beneficiou o desenvolvimento das plantas, possivelmente pela manutenção de maior quantidade de umidade nos solos. A aplicação de uréia não afetou nenhum parâmetro vegetal no solo argiloso, talvez porque a decomposição da matéria orgânica liberou mais N do que a imobilização ocasionada durante a decomposição da palha; no solo arenoso, entretanto, a uréia foi benéfica quando incorporada ao solo, e prejudicial quando adicionada na superfície, provavelmente devido à toxidez de amônia. Dessa forma, o efeito da decomposição da palha de aveia na disponibilidade de N foi função do teor de matéria orgânica original do solo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782005000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.35 n.2 2005
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140526193442816