Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Richardson Soares de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva,Antonio Sousa, Silva,Ivandro de França da, Souza,Mayara Andrade, Silva Neto,Luís de França da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000900001
Resumo: A grande dificuldade de implantação da semeadura direta no Nordeste é a produção e o acúmulo de fitomassa na superfície do solo. Há necessidade de se desenvolver sistemas de culturas para região Nordeste, que produzam grandes quantidades de fitomassa, para permanecer por maior tempo na superfície, oferecendo proteção ao solo. O presente trabalho objetivou avaliar a capacidade de produção de fitomassa de diferentes sistemas de culturas e sua influencia na produtividade do milho na microrregião de Guarabira - PB. Foram instalados seis sistemas de culturas: semeadura direta com milho (SD); semeadura direta com milho + mucuna (SDM); semeadura direta com milho + guandu (SDG); semeadura direta com milho + guandu + mucuna (SDGM); semeadura direta com milho + fava (SDF) e semeadura direta com milho + fava + mucuna (SDFM), na presença e ausência de adubação mineral com N-P-K, avaliados durante 9 anos. Foram avaliados o percentual de cobertura e a quantidade de fitomassa sobre o solo, bem como a produtividade de grãos de milho. A adubação mineral e as leguminosas proporcionaram acréscimos variando entre 22% e 49% de produtividade de grãos de milho entre os sistemas de cultivo. Com o passar dos anos, os sistemas de culturas promoveram estoque de fitomassa com acréscimos de até 76% na superfície do solo e, embora a precipitação seja um fator limitante para produção de fitomassa, o uso das leguminosas e da adubação mineral com N-P-K nos sistemas de culturas facilitaram a implantação do sistema de semeadura direta na região estudada.
id UFSM-2_8b1599f852056f674c328171646cbaf3
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782013000900001
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do BrasilprodutividadeleguminosasmilhoA grande dificuldade de implantação da semeadura direta no Nordeste é a produção e o acúmulo de fitomassa na superfície do solo. Há necessidade de se desenvolver sistemas de culturas para região Nordeste, que produzam grandes quantidades de fitomassa, para permanecer por maior tempo na superfície, oferecendo proteção ao solo. O presente trabalho objetivou avaliar a capacidade de produção de fitomassa de diferentes sistemas de culturas e sua influencia na produtividade do milho na microrregião de Guarabira - PB. Foram instalados seis sistemas de culturas: semeadura direta com milho (SD); semeadura direta com milho + mucuna (SDM); semeadura direta com milho + guandu (SDG); semeadura direta com milho + guandu + mucuna (SDGM); semeadura direta com milho + fava (SDF) e semeadura direta com milho + fava + mucuna (SDFM), na presença e ausência de adubação mineral com N-P-K, avaliados durante 9 anos. Foram avaliados o percentual de cobertura e a quantidade de fitomassa sobre o solo, bem como a produtividade de grãos de milho. A adubação mineral e as leguminosas proporcionaram acréscimos variando entre 22% e 49% de produtividade de grãos de milho entre os sistemas de cultivo. Com o passar dos anos, os sistemas de culturas promoveram estoque de fitomassa com acréscimos de até 76% na superfície do solo e, embora a precipitação seja um fator limitante para produção de fitomassa, o uso das leguminosas e da adubação mineral com N-P-K nos sistemas de culturas facilitaram a implantação do sistema de semeadura direta na região estudada.Universidade Federal de Santa Maria2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000900001Ciência Rural v.43 n.9 2013reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782013005000108info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Richardson Soares de SouzaSilva,Antonio SousaSilva,Ivandro de França daSouza,Mayara AndradeSilva Neto,Luís de França dapor2013-08-16T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
title Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
spellingShingle Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
Melo,Richardson Soares de Souza
produtividade
leguminosas
milho
title_short Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
title_full Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
title_fullStr Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
title_sort Sistemas de culturas com milho sob semeadura direta na região Nordeste do Brasil
author Melo,Richardson Soares de Souza
author_facet Melo,Richardson Soares de Souza
Silva,Antonio Sousa
Silva,Ivandro de França da
Souza,Mayara Andrade
Silva Neto,Luís de França da
author_role author
author2 Silva,Antonio Sousa
Silva,Ivandro de França da
Souza,Mayara Andrade
Silva Neto,Luís de França da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Richardson Soares de Souza
Silva,Antonio Sousa
Silva,Ivandro de França da
Souza,Mayara Andrade
Silva Neto,Luís de França da
dc.subject.por.fl_str_mv produtividade
leguminosas
milho
topic produtividade
leguminosas
milho
description A grande dificuldade de implantação da semeadura direta no Nordeste é a produção e o acúmulo de fitomassa na superfície do solo. Há necessidade de se desenvolver sistemas de culturas para região Nordeste, que produzam grandes quantidades de fitomassa, para permanecer por maior tempo na superfície, oferecendo proteção ao solo. O presente trabalho objetivou avaliar a capacidade de produção de fitomassa de diferentes sistemas de culturas e sua influencia na produtividade do milho na microrregião de Guarabira - PB. Foram instalados seis sistemas de culturas: semeadura direta com milho (SD); semeadura direta com milho + mucuna (SDM); semeadura direta com milho + guandu (SDG); semeadura direta com milho + guandu + mucuna (SDGM); semeadura direta com milho + fava (SDF) e semeadura direta com milho + fava + mucuna (SDFM), na presença e ausência de adubação mineral com N-P-K, avaliados durante 9 anos. Foram avaliados o percentual de cobertura e a quantidade de fitomassa sobre o solo, bem como a produtividade de grãos de milho. A adubação mineral e as leguminosas proporcionaram acréscimos variando entre 22% e 49% de produtividade de grãos de milho entre os sistemas de cultivo. Com o passar dos anos, os sistemas de culturas promoveram estoque de fitomassa com acréscimos de até 76% na superfície do solo e, embora a precipitação seja um fator limitante para produção de fitomassa, o uso das leguminosas e da adubação mineral com N-P-K nos sistemas de culturas facilitaram a implantação do sistema de semeadura direta na região estudada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000900001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000900001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782013005000108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.43 n.9 2013
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140544653623296