Caracterização de vagens e sementes de soja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes,Nilson Lemos de
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Garcia,Danton Camacho, Rubin,Sergio de Assis Librelotto, Bernardi,Giovani Erasmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300004
Resumo: O estudo de caracterização de cultivares de soja tem por finalidade registrar o maior número possível de elementos que identifiquem as cultivares, para que se possa reconhecer e aproveitar com eficiência o germoplasma disponível. No entanto, as informações dispersas, nem sempre completas, dificultam o trabalho de vistorias nas lavouras e/ou análises em laboratório e impedem a determinação da qualidade das sementes. Com o objetivo de facilitar a identificação em soja, caracterizou-se vagens e sementes de 22 cultivares indicadas para cultivo no RS. As sementes foram produzidas no Centro de Pesquisas em Sementes da FEPAGRO, no munícipio de Júlio de Castilhos, na safra 1995/96. Nas vagens foram descritos o perfil, forma do dente apical, comprimento médio, cor da vagem e da pubescência, número de sementes e percentagem de vagens com 1,2 e 3 sementes. Nas sementes, descreveu-se a cor e o brilho do tegumento, cor do hilo, tamanho, reação da peroxidase e cor do hipocótilo. As características estudadas variaram em função dos genótipos, indicando que as diferenças detectadas somente podem ser usadas de modo complementar para a identificação visual em soja. A cor da pubescência, do hilo e do hipocótilo, juntamente com a reação da peroxidase são as características mais úteis para a distinção de cultivares de soja.
id UFSM-2_a24a2aa06f7e658870091af671030253
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781997000300004
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização de vagens e sementes de sojaGlycine maxdistinção de cultivaresgermoplasmaO estudo de caracterização de cultivares de soja tem por finalidade registrar o maior número possível de elementos que identifiquem as cultivares, para que se possa reconhecer e aproveitar com eficiência o germoplasma disponível. No entanto, as informações dispersas, nem sempre completas, dificultam o trabalho de vistorias nas lavouras e/ou análises em laboratório e impedem a determinação da qualidade das sementes. Com o objetivo de facilitar a identificação em soja, caracterizou-se vagens e sementes de 22 cultivares indicadas para cultivo no RS. As sementes foram produzidas no Centro de Pesquisas em Sementes da FEPAGRO, no munícipio de Júlio de Castilhos, na safra 1995/96. Nas vagens foram descritos o perfil, forma do dente apical, comprimento médio, cor da vagem e da pubescência, número de sementes e percentagem de vagens com 1,2 e 3 sementes. Nas sementes, descreveu-se a cor e o brilho do tegumento, cor do hilo, tamanho, reação da peroxidase e cor do hipocótilo. As características estudadas variaram em função dos genótipos, indicando que as diferenças detectadas somente podem ser usadas de modo complementar para a identificação visual em soja. A cor da pubescência, do hilo e do hipocótilo, juntamente com a reação da peroxidase são as características mais úteis para a distinção de cultivares de soja.Universidade Federal de Santa Maria1997-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300004Ciência Rural v.27 n.3 1997reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781997000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,Nilson Lemos deGarcia,Danton CamachoRubin,Sergio de Assis LibrelottoBernardi,Giovani Erasmopor2008-05-16T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de vagens e sementes de soja
title Caracterização de vagens e sementes de soja
spellingShingle Caracterização de vagens e sementes de soja
Menezes,Nilson Lemos de
Glycine max
distinção de cultivares
germoplasma
title_short Caracterização de vagens e sementes de soja
title_full Caracterização de vagens e sementes de soja
title_fullStr Caracterização de vagens e sementes de soja
title_full_unstemmed Caracterização de vagens e sementes de soja
title_sort Caracterização de vagens e sementes de soja
author Menezes,Nilson Lemos de
author_facet Menezes,Nilson Lemos de
Garcia,Danton Camacho
Rubin,Sergio de Assis Librelotto
Bernardi,Giovani Erasmo
author_role author
author2 Garcia,Danton Camacho
Rubin,Sergio de Assis Librelotto
Bernardi,Giovani Erasmo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes,Nilson Lemos de
Garcia,Danton Camacho
Rubin,Sergio de Assis Librelotto
Bernardi,Giovani Erasmo
dc.subject.por.fl_str_mv Glycine max
distinção de cultivares
germoplasma
topic Glycine max
distinção de cultivares
germoplasma
description O estudo de caracterização de cultivares de soja tem por finalidade registrar o maior número possível de elementos que identifiquem as cultivares, para que se possa reconhecer e aproveitar com eficiência o germoplasma disponível. No entanto, as informações dispersas, nem sempre completas, dificultam o trabalho de vistorias nas lavouras e/ou análises em laboratório e impedem a determinação da qualidade das sementes. Com o objetivo de facilitar a identificação em soja, caracterizou-se vagens e sementes de 22 cultivares indicadas para cultivo no RS. As sementes foram produzidas no Centro de Pesquisas em Sementes da FEPAGRO, no munícipio de Júlio de Castilhos, na safra 1995/96. Nas vagens foram descritos o perfil, forma do dente apical, comprimento médio, cor da vagem e da pubescência, número de sementes e percentagem de vagens com 1,2 e 3 sementes. Nas sementes, descreveu-se a cor e o brilho do tegumento, cor do hilo, tamanho, reação da peroxidase e cor do hipocótilo. As características estudadas variaram em função dos genótipos, indicando que as diferenças detectadas somente podem ser usadas de modo complementar para a identificação visual em soja. A cor da pubescência, do hilo e do hipocótilo, juntamente com a reação da peroxidase são as características mais úteis para a distinção de cultivares de soja.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781997000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.27 n.3 1997
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140519820197888