Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erig,Alan Cristiano
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Schuch,Márcia Wulff
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000400039
Resumo: Apesar da micropropagação ser amplamente difundida e apresentar vantagens em relação aos métodos tradicionais de propagação, seu emprego em escala comercial na produção de mudas é limitado, principalmente, devido ao elevado custo para obtenção das mudas. O desenvolvimento de sistemas de micropropagação fotoautotrófica com o uso de luz natural surgem como possibilidades potenciais de aumentar a eficiência da micropropagação e auxiliar na redução dos custos, viabilizando-a comercialmente. No entanto, a micropropagação fotoautotrófica e o uso da luz natural carecem de estudos. No Brasil, pesquisas com o intuito de utilização da luz natural na micropropagação fotoautotrófica são praticamente inexistentes, apesar de haverem fortes razões para sua pesquisa e implementação, principalmente, pelo fato de o Brasil ser um país de clima tropical e subtropical, com grande disponibilidade de luz natural ao longo do ano, e por necessitar de novas tecnologias para o setor de produção de mudas. Esta revisão visa discutir aspectos relacionados à micropropagação fotoautotrófica e utilização da luz natural, como possibilidades para auxiliar a tornar a micropropagação um método de produção de mudas comercialmente viável.
id UFSM-2_afe9e0ed7ccc5c7bffdb825b1e60334d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782005000400039
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz naturalcultura de tecidosfotossíntesesacaroseautotróficaluz solarredução de custoApesar da micropropagação ser amplamente difundida e apresentar vantagens em relação aos métodos tradicionais de propagação, seu emprego em escala comercial na produção de mudas é limitado, principalmente, devido ao elevado custo para obtenção das mudas. O desenvolvimento de sistemas de micropropagação fotoautotrófica com o uso de luz natural surgem como possibilidades potenciais de aumentar a eficiência da micropropagação e auxiliar na redução dos custos, viabilizando-a comercialmente. No entanto, a micropropagação fotoautotrófica e o uso da luz natural carecem de estudos. No Brasil, pesquisas com o intuito de utilização da luz natural na micropropagação fotoautotrófica são praticamente inexistentes, apesar de haverem fortes razões para sua pesquisa e implementação, principalmente, pelo fato de o Brasil ser um país de clima tropical e subtropical, com grande disponibilidade de luz natural ao longo do ano, e por necessitar de novas tecnologias para o setor de produção de mudas. Esta revisão visa discutir aspectos relacionados à micropropagação fotoautotrófica e utilização da luz natural, como possibilidades para auxiliar a tornar a micropropagação um método de produção de mudas comercialmente viável.Universidade Federal de Santa Maria2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000400039Ciência Rural v.35 n.4 2005reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782005000400039info:eu-repo/semantics/openAccessErig,Alan CristianoSchuch,Márcia Wulffpor2005-07-20T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
title Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
spellingShingle Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
Erig,Alan Cristiano
cultura de tecidos
fotossíntese
sacarose
autotrófica
luz solar
redução de custo
title_short Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
title_full Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
title_fullStr Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
title_full_unstemmed Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
title_sort Micropropagação fotoautotrófica e uso da luz natural
author Erig,Alan Cristiano
author_facet Erig,Alan Cristiano
Schuch,Márcia Wulff
author_role author
author2 Schuch,Márcia Wulff
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Erig,Alan Cristiano
Schuch,Márcia Wulff
dc.subject.por.fl_str_mv cultura de tecidos
fotossíntese
sacarose
autotrófica
luz solar
redução de custo
topic cultura de tecidos
fotossíntese
sacarose
autotrófica
luz solar
redução de custo
description Apesar da micropropagação ser amplamente difundida e apresentar vantagens em relação aos métodos tradicionais de propagação, seu emprego em escala comercial na produção de mudas é limitado, principalmente, devido ao elevado custo para obtenção das mudas. O desenvolvimento de sistemas de micropropagação fotoautotrófica com o uso de luz natural surgem como possibilidades potenciais de aumentar a eficiência da micropropagação e auxiliar na redução dos custos, viabilizando-a comercialmente. No entanto, a micropropagação fotoautotrófica e o uso da luz natural carecem de estudos. No Brasil, pesquisas com o intuito de utilização da luz natural na micropropagação fotoautotrófica são praticamente inexistentes, apesar de haverem fortes razões para sua pesquisa e implementação, principalmente, pelo fato de o Brasil ser um país de clima tropical e subtropical, com grande disponibilidade de luz natural ao longo do ano, e por necessitar de novas tecnologias para o setor de produção de mudas. Esta revisão visa discutir aspectos relacionados à micropropagação fotoautotrófica e utilização da luz natural, como possibilidades para auxiliar a tornar a micropropagação um método de produção de mudas comercialmente viável.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000400039
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000400039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782005000400039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.35 n.4 2005
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140526674739200