Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rambo,Lisandro
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Silva,Paulo Regis Ferreira da, Argenta,Gilber, Sangoi,Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500052
Resumo: O milho é uma das culturas mais exigentes em fertilizantes nitrogenados os quais proporcionam os maiores acréscimos no rendimento de grãos. Para manter a planta bem nutrida, há necessidade de estimar corretamente a quantidade de nitrogênio (N) que deve ser aplicada no solo, com intuito de satisfazer as suas necessidades durante todo o ciclo. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o teor de matéria orgânica, a expectativa de rendimento de grãos e a contribuição da cultura antecedente como fonte de N são os parâmetros que têm servido como critério para recomendação de adubação nitrogenada no milho. No entanto, considerando a complexidade da dinâmica do N no solo, e todas as modificações que ocorrem durante a ontogenia desta cultura, outros parâmetros podem ser úteis para auxiliar na decisão sobre o manejo da adubação nitrogenada em cobertura. Vários parâmetros de planta têm sido estudados como indicadores do nível de N no tecido. Dentre estes, destacam-se o teor de nitrato no colmo, o teor e o acúmulo de N na folha e/ou planta e o teor relativo de clorofila na folha. A estimativa do teor de clorofila na folha pelo clorofilômetro tem sido bastante estudada nos últimos anos, em função da sua rapidez, precisão e baixo custo. Esta revisão visa abordar parâmetros de planta que podem ser utilizados como indicadores do nível de N na planta para predizer a necessidade de adubação nitrogenada em cobertura na cultura do milho, objetivando aumentar a eficiência de uso do nutriente e reduzir o impacto ambiental do N aplicado.
id UFSM-2_b760b327be7fca255578fdeff852ae40
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782004000500052
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milhoZea maysnitrogênioeficiência de usorendimento de grãosO milho é uma das culturas mais exigentes em fertilizantes nitrogenados os quais proporcionam os maiores acréscimos no rendimento de grãos. Para manter a planta bem nutrida, há necessidade de estimar corretamente a quantidade de nitrogênio (N) que deve ser aplicada no solo, com intuito de satisfazer as suas necessidades durante todo o ciclo. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o teor de matéria orgânica, a expectativa de rendimento de grãos e a contribuição da cultura antecedente como fonte de N são os parâmetros que têm servido como critério para recomendação de adubação nitrogenada no milho. No entanto, considerando a complexidade da dinâmica do N no solo, e todas as modificações que ocorrem durante a ontogenia desta cultura, outros parâmetros podem ser úteis para auxiliar na decisão sobre o manejo da adubação nitrogenada em cobertura. Vários parâmetros de planta têm sido estudados como indicadores do nível de N no tecido. Dentre estes, destacam-se o teor de nitrato no colmo, o teor e o acúmulo de N na folha e/ou planta e o teor relativo de clorofila na folha. A estimativa do teor de clorofila na folha pelo clorofilômetro tem sido bastante estudada nos últimos anos, em função da sua rapidez, precisão e baixo custo. Esta revisão visa abordar parâmetros de planta que podem ser utilizados como indicadores do nível de N na planta para predizer a necessidade de adubação nitrogenada em cobertura na cultura do milho, objetivando aumentar a eficiência de uso do nutriente e reduzir o impacto ambiental do N aplicado.Universidade Federal de Santa Maria2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500052Ciência Rural v.34 n.5 2004reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782004000500052info:eu-repo/semantics/openAccessRambo,LisandroSilva,Paulo Regis Ferreira daArgenta,GilberSangoi,Luíspor2004-09-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
title Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
spellingShingle Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
Rambo,Lisandro
Zea mays
nitrogênio
eficiência de uso
rendimento de grãos
title_short Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
title_full Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
title_fullStr Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
title_full_unstemmed Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
title_sort Parâmetros de planta para aprimorar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura em milho
author Rambo,Lisandro
author_facet Rambo,Lisandro
Silva,Paulo Regis Ferreira da
Argenta,Gilber
Sangoi,Luís
author_role author
author2 Silva,Paulo Regis Ferreira da
Argenta,Gilber
Sangoi,Luís
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rambo,Lisandro
Silva,Paulo Regis Ferreira da
Argenta,Gilber
Sangoi,Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Zea mays
nitrogênio
eficiência de uso
rendimento de grãos
topic Zea mays
nitrogênio
eficiência de uso
rendimento de grãos
description O milho é uma das culturas mais exigentes em fertilizantes nitrogenados os quais proporcionam os maiores acréscimos no rendimento de grãos. Para manter a planta bem nutrida, há necessidade de estimar corretamente a quantidade de nitrogênio (N) que deve ser aplicada no solo, com intuito de satisfazer as suas necessidades durante todo o ciclo. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o teor de matéria orgânica, a expectativa de rendimento de grãos e a contribuição da cultura antecedente como fonte de N são os parâmetros que têm servido como critério para recomendação de adubação nitrogenada no milho. No entanto, considerando a complexidade da dinâmica do N no solo, e todas as modificações que ocorrem durante a ontogenia desta cultura, outros parâmetros podem ser úteis para auxiliar na decisão sobre o manejo da adubação nitrogenada em cobertura. Vários parâmetros de planta têm sido estudados como indicadores do nível de N no tecido. Dentre estes, destacam-se o teor de nitrato no colmo, o teor e o acúmulo de N na folha e/ou planta e o teor relativo de clorofila na folha. A estimativa do teor de clorofila na folha pelo clorofilômetro tem sido bastante estudada nos últimos anos, em função da sua rapidez, precisão e baixo custo. Esta revisão visa abordar parâmetros de planta que podem ser utilizados como indicadores do nível de N na planta para predizer a necessidade de adubação nitrogenada em cobertura na cultura do milho, objetivando aumentar a eficiência de uso do nutriente e reduzir o impacto ambiental do N aplicado.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500052
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782004000500052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782004000500052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.34 n.5 2004
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140525754089472