Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ishikawa,Mayra Suemy
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fonseca,Inês Cristina de Batista, Igarashi,Seiji
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800002
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos fungicidas difenoconazole e carboxin + thiram aplicados em sementes de trigo cultivares 'CD 104' e 'OR Mirante', inoculadas com Cochliobolus sativus. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x3 (2 cultivares e 2 fungicidas + testemunha sem controle) em sete repetições. O fungo foi isolado e reproduzido em meio de cultura BDA (batata-dextrose-ágar) e, posteriormente, multiplicado em sementes de trigo pré-cozidas, constituindo a fonte de inóculo. As avaliações foram do número de lesões na folha basal de cinco plantas por vaso aos 22, 25, 29, 31, 35 e 38 dias após a semeadura (DAS) e aos 41 dias foram avaliados o comprimento (cm), massa fresca (g) e seca (g) da parte aérea e das raízes. A partir das avaliações do número de lesões, também foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), cujos dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. A cultivar 'CD 104' foi mais suscetível ao patógeno do que 'OR Mirante'; difenoconazole foi eficiente no controle da doença na parte aérea, enquanto carboxin + thiram se igualou à testemunha; os dois fungicidas interferiram negativamente no desenvolvimento das plantas, uma vez que as médias de comprimento, massa fresca e seca da parte aérea e das raízes obtidas das sementes tratadas é inferior à média das sementes não tratadas.
id UFSM-2_be0f7d9cf6244cc78c024a6cb534f76a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782012000800002
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigoTriticum aestivumBipolaris sorokinianadifenoconazole, carboxin + thiramO objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos fungicidas difenoconazole e carboxin + thiram aplicados em sementes de trigo cultivares 'CD 104' e 'OR Mirante', inoculadas com Cochliobolus sativus. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x3 (2 cultivares e 2 fungicidas + testemunha sem controle) em sete repetições. O fungo foi isolado e reproduzido em meio de cultura BDA (batata-dextrose-ágar) e, posteriormente, multiplicado em sementes de trigo pré-cozidas, constituindo a fonte de inóculo. As avaliações foram do número de lesões na folha basal de cinco plantas por vaso aos 22, 25, 29, 31, 35 e 38 dias após a semeadura (DAS) e aos 41 dias foram avaliados o comprimento (cm), massa fresca (g) e seca (g) da parte aérea e das raízes. A partir das avaliações do número de lesões, também foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), cujos dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. A cultivar 'CD 104' foi mais suscetível ao patógeno do que 'OR Mirante'; difenoconazole foi eficiente no controle da doença na parte aérea, enquanto carboxin + thiram se igualou à testemunha; os dois fungicidas interferiram negativamente no desenvolvimento das plantas, uma vez que as médias de comprimento, massa fresca e seca da parte aérea e das raízes obtidas das sementes tratadas é inferior à média das sementes não tratadas.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800002Ciência Rural v.42 n.8 2012reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782012000800002info:eu-repo/semantics/openAccessIshikawa,Mayra SuemyFonseca,Inês Cristina de BatistaIgarashi,Seijipor2012-09-04T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
title Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
spellingShingle Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
Ishikawa,Mayra Suemy
Triticum aestivum
Bipolaris sorokiniana
difenoconazole, carboxin + thiram
title_short Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
title_full Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
title_fullStr Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
title_full_unstemmed Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
title_sort Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo
author Ishikawa,Mayra Suemy
author_facet Ishikawa,Mayra Suemy
Fonseca,Inês Cristina de Batista
Igarashi,Seiji
author_role author
author2 Fonseca,Inês Cristina de Batista
Igarashi,Seiji
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ishikawa,Mayra Suemy
Fonseca,Inês Cristina de Batista
Igarashi,Seiji
dc.subject.por.fl_str_mv Triticum aestivum
Bipolaris sorokiniana
difenoconazole, carboxin + thiram
topic Triticum aestivum
Bipolaris sorokiniana
difenoconazole, carboxin + thiram
description O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos fungicidas difenoconazole e carboxin + thiram aplicados em sementes de trigo cultivares 'CD 104' e 'OR Mirante', inoculadas com Cochliobolus sativus. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x3 (2 cultivares e 2 fungicidas + testemunha sem controle) em sete repetições. O fungo foi isolado e reproduzido em meio de cultura BDA (batata-dextrose-ágar) e, posteriormente, multiplicado em sementes de trigo pré-cozidas, constituindo a fonte de inóculo. As avaliações foram do número de lesões na folha basal de cinco plantas por vaso aos 22, 25, 29, 31, 35 e 38 dias após a semeadura (DAS) e aos 41 dias foram avaliados o comprimento (cm), massa fresca (g) e seca (g) da parte aérea e das raízes. A partir das avaliações do número de lesões, também foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), cujos dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. A cultivar 'CD 104' foi mais suscetível ao patógeno do que 'OR Mirante'; difenoconazole foi eficiente no controle da doença na parte aérea, enquanto carboxin + thiram se igualou à testemunha; os dois fungicidas interferiram negativamente no desenvolvimento das plantas, uma vez que as médias de comprimento, massa fresca e seca da parte aérea e das raízes obtidas das sementes tratadas é inferior à média das sementes não tratadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782012000800002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.42 n.8 2012
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140541066444800