Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Paulo Eduardo Gomes da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pinheiro,Sônia Regina, Leal,Marta Lizandra do Rego, Bertagnon,Heloísa Godoi, Motta,Pedro Moacyr Pinto Coelho, Sinhorini,Idércio Luiz, Vasconcellos,Silvio Arruda, Benesi,Fernando José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000300023
Resumo: Foram estabelecidos critérios de interpretação do teste de tuberculinização aplicado ao diagnóstico da tuberculose em grupos de caprinos experimentalmente sensibilizados. Dos 30 animais utilizados, dez foram sensibilizados com Mycobacterium avium - amostra D4 (grupo A) e dez com Mycobacterium bovis - amostra AN5 (grupo B). Dez caprinos não foram sensibilizados e constituíram o grupo controle (grupo C). No teste cervical simples, realizado com tuberculina bovina (M. bovis) e lido às 72 horas pós-tuberculinização (p.t.), as reações positivas foram aquelas em que houve aumento da espessura da dobra de pele igual ou superior a 3,9mm; reações inconclusivas, quando situadas entre 1,8 e 3,8mm, e negativas quando iguais ou menores que 1,7mm. A análise dos resultados do teste cervical comparativo, realizado com o M. avium e M. bovis e lido às 72 horas p.t., indicou reação positiva quando o aumento da espessura da dobra da pele induzida pela tuberculina bovina superou a reação à aviária em pelo menos 2,5mm; reação inconclusiva quando a diferença entre a reação à tuberculina bovina e à tuberculina aviária ficou situada entre 1,9 e 2,4mm; e negativa quando a reação bovina ultrapassou a aviária em até 1,8mm. Às 96 horas após a injeção da tuberculina, foi efetuada a avaliação histológica do local das reações tuberculínicas colhendo-se amostras de pele de cinco caprinos dos grupos A e B e de quatro animais do grupo controle; os resultados confirmaram a presença, nos grupos sensibilizados, de infiltrado inflamatório, constituído, preferencialmente, por células mononucleares.
id UFSM-2_be18857c65f2a8f3473210bbdeef7a9d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782006000300023
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizadostuberculoseteste de tuberculinacaprinosForam estabelecidos critérios de interpretação do teste de tuberculinização aplicado ao diagnóstico da tuberculose em grupos de caprinos experimentalmente sensibilizados. Dos 30 animais utilizados, dez foram sensibilizados com Mycobacterium avium - amostra D4 (grupo A) e dez com Mycobacterium bovis - amostra AN5 (grupo B). Dez caprinos não foram sensibilizados e constituíram o grupo controle (grupo C). No teste cervical simples, realizado com tuberculina bovina (M. bovis) e lido às 72 horas pós-tuberculinização (p.t.), as reações positivas foram aquelas em que houve aumento da espessura da dobra de pele igual ou superior a 3,9mm; reações inconclusivas, quando situadas entre 1,8 e 3,8mm, e negativas quando iguais ou menores que 1,7mm. A análise dos resultados do teste cervical comparativo, realizado com o M. avium e M. bovis e lido às 72 horas p.t., indicou reação positiva quando o aumento da espessura da dobra da pele induzida pela tuberculina bovina superou a reação à aviária em pelo menos 2,5mm; reação inconclusiva quando a diferença entre a reação à tuberculina bovina e à tuberculina aviária ficou situada entre 1,9 e 2,4mm; e negativa quando a reação bovina ultrapassou a aviária em até 1,8mm. Às 96 horas após a injeção da tuberculina, foi efetuada a avaliação histológica do local das reações tuberculínicas colhendo-se amostras de pele de cinco caprinos dos grupos A e B e de quatro animais do grupo controle; os resultados confirmaram a presença, nos grupos sensibilizados, de infiltrado inflamatório, constituído, preferencialmente, por células mononucleares.Universidade Federal de Santa Maria2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000300023Ciência Rural v.36 n.3 2006reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782006000300023info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Paulo Eduardo Gomes daPinheiro,Sônia ReginaLeal,Marta Lizandra do RegoBertagnon,Heloísa GodoiMotta,Pedro Moacyr Pinto CoelhoSinhorini,Idércio LuizVasconcellos,Silvio ArrudaBenesi,Fernando Josépor2006-09-18T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
title Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
spellingShingle Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
Silva,Paulo Eduardo Gomes da
tuberculose
teste de tuberculina
caprinos
title_short Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
title_full Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
title_fullStr Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
title_full_unstemmed Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
title_sort Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados
author Silva,Paulo Eduardo Gomes da
author_facet Silva,Paulo Eduardo Gomes da
Pinheiro,Sônia Regina
Leal,Marta Lizandra do Rego
Bertagnon,Heloísa Godoi
Motta,Pedro Moacyr Pinto Coelho
Sinhorini,Idércio Luiz
Vasconcellos,Silvio Arruda
Benesi,Fernando José
author_role author
author2 Pinheiro,Sônia Regina
Leal,Marta Lizandra do Rego
Bertagnon,Heloísa Godoi
Motta,Pedro Moacyr Pinto Coelho
Sinhorini,Idércio Luiz
Vasconcellos,Silvio Arruda
Benesi,Fernando José
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Paulo Eduardo Gomes da
Pinheiro,Sônia Regina
Leal,Marta Lizandra do Rego
Bertagnon,Heloísa Godoi
Motta,Pedro Moacyr Pinto Coelho
Sinhorini,Idércio Luiz
Vasconcellos,Silvio Arruda
Benesi,Fernando José
dc.subject.por.fl_str_mv tuberculose
teste de tuberculina
caprinos
topic tuberculose
teste de tuberculina
caprinos
description Foram estabelecidos critérios de interpretação do teste de tuberculinização aplicado ao diagnóstico da tuberculose em grupos de caprinos experimentalmente sensibilizados. Dos 30 animais utilizados, dez foram sensibilizados com Mycobacterium avium - amostra D4 (grupo A) e dez com Mycobacterium bovis - amostra AN5 (grupo B). Dez caprinos não foram sensibilizados e constituíram o grupo controle (grupo C). No teste cervical simples, realizado com tuberculina bovina (M. bovis) e lido às 72 horas pós-tuberculinização (p.t.), as reações positivas foram aquelas em que houve aumento da espessura da dobra de pele igual ou superior a 3,9mm; reações inconclusivas, quando situadas entre 1,8 e 3,8mm, e negativas quando iguais ou menores que 1,7mm. A análise dos resultados do teste cervical comparativo, realizado com o M. avium e M. bovis e lido às 72 horas p.t., indicou reação positiva quando o aumento da espessura da dobra da pele induzida pela tuberculina bovina superou a reação à aviária em pelo menos 2,5mm; reação inconclusiva quando a diferença entre a reação à tuberculina bovina e à tuberculina aviária ficou situada entre 1,9 e 2,4mm; e negativa quando a reação bovina ultrapassou a aviária em até 1,8mm. Às 96 horas após a injeção da tuberculina, foi efetuada a avaliação histológica do local das reações tuberculínicas colhendo-se amostras de pele de cinco caprinos dos grupos A e B e de quatro animais do grupo controle; os resultados confirmaram a presença, nos grupos sensibilizados, de infiltrado inflamatório, constituído, preferencialmente, por células mononucleares.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000300023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782006000300023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782006000300023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.36 n.3 2006
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140527563931648