Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlesso,Reimar
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781995000100035
Resumo: Um aspecto importante, no entendimento da relação entre a absorção de água e a produção das culturas, é como ocorre o balanço no suprimento de água do solo para satisfazer a demanda evaporativa da atmosfera. O suprimento de água é determinado pela habilidade da cultura em utilizar a água armazenada no solo e, a demanda, por outro lado, é determinada pela combinação dos fatores meteorológicos interagindo com o "dossel" vegetativo da cultura. Apesar da abundante literatura disponível, diferentes critérios tem sido utilizados na determinação do momento de ocorrência e da duração de um déficit hídrico. Muita ênfase tem sido dada para a quantificação do consumo de água pelas plantas nos diferentes subperíodos de desenvolvimento e reduzida importância tem sido conferida a quantificação da quantidade de água disponível (extraível) e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas. Na discussão sobre a extração de água pelas plantas deve-se considerar, primeiramente, o problema da precisão na definição dos limites de disponibilidade de água. Esta publicação apresenta uma análise crítica das limitações normalmente encontradas na utilização dos limites de disponibilidade de água. A relação entre a água disponível e a água extraível do solo é analisada a partir de resultados sobre a taxa de transpiração e a tração de água extraível, a profundidade efetiva de extração do sistema radicular e, a extração de água por unidade de profundidade.
id UFSM-2_c0c92d149b71af54b9d89cecaa5b5274
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781995000100035
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturaságua disponívelágua extraívelraízesUm aspecto importante, no entendimento da relação entre a absorção de água e a produção das culturas, é como ocorre o balanço no suprimento de água do solo para satisfazer a demanda evaporativa da atmosfera. O suprimento de água é determinado pela habilidade da cultura em utilizar a água armazenada no solo e, a demanda, por outro lado, é determinada pela combinação dos fatores meteorológicos interagindo com o "dossel" vegetativo da cultura. Apesar da abundante literatura disponível, diferentes critérios tem sido utilizados na determinação do momento de ocorrência e da duração de um déficit hídrico. Muita ênfase tem sido dada para a quantificação do consumo de água pelas plantas nos diferentes subperíodos de desenvolvimento e reduzida importância tem sido conferida a quantificação da quantidade de água disponível (extraível) e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas. Na discussão sobre a extração de água pelas plantas deve-se considerar, primeiramente, o problema da precisão na definição dos limites de disponibilidade de água. Esta publicação apresenta uma análise crítica das limitações normalmente encontradas na utilização dos limites de disponibilidade de água. A relação entre a água disponível e a água extraível do solo é analisada a partir de resultados sobre a taxa de transpiração e a tração de água extraível, a profundidade efetiva de extração do sistema radicular e, a extração de água por unidade de profundidade.Universidade Federal de Santa Maria1995-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781995000100035Ciência Rural v.25 n.1 1995reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781995000100035info:eu-repo/semantics/openAccessCarlesso,Reimarpor2009-10-22T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
title Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
spellingShingle Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
Carlesso,Reimar
água disponível
água extraível
raízes
title_short Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
title_full Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
title_fullStr Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
title_full_unstemmed Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
title_sort Absorção de água pelas plantas: água disponível versus extraível e a produtividade das culturas
author Carlesso,Reimar
author_facet Carlesso,Reimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlesso,Reimar
dc.subject.por.fl_str_mv água disponível
água extraível
raízes
topic água disponível
água extraível
raízes
description Um aspecto importante, no entendimento da relação entre a absorção de água e a produção das culturas, é como ocorre o balanço no suprimento de água do solo para satisfazer a demanda evaporativa da atmosfera. O suprimento de água é determinado pela habilidade da cultura em utilizar a água armazenada no solo e, a demanda, por outro lado, é determinada pela combinação dos fatores meteorológicos interagindo com o "dossel" vegetativo da cultura. Apesar da abundante literatura disponível, diferentes critérios tem sido utilizados na determinação do momento de ocorrência e da duração de um déficit hídrico. Muita ênfase tem sido dada para a quantificação do consumo de água pelas plantas nos diferentes subperíodos de desenvolvimento e reduzida importância tem sido conferida a quantificação da quantidade de água disponível (extraível) e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas. Na discussão sobre a extração de água pelas plantas deve-se considerar, primeiramente, o problema da precisão na definição dos limites de disponibilidade de água. Esta publicação apresenta uma análise crítica das limitações normalmente encontradas na utilização dos limites de disponibilidade de água. A relação entre a água disponível e a água extraível do solo é analisada a partir de resultados sobre a taxa de transpiração e a tração de água extraível, a profundidade efetiva de extração do sistema radicular e, a extração de água por unidade de profundidade.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781995000100035
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781995000100035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781995000100035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.25 n.1 1995
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140519035863040