Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jobim,Marta Bañolas
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santurio,Janio Morais, De La Rue,Mario Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800026
Resumo: O controle biológico é um método para diminuir uma população pela utilização de antagonista natural. No presente estudo, testou-se a eficácia do fungo nematófago Duddingtonia flagrans no controle de nematódeos parasitos gastrintestinais de bovinos criados à campo no município de Júlio de Castilhos. Foram utilizados 20 bezerros, distribuídos igualmente em duas áreas formadas por pastagem nativa. O grupo A foi tratado com o fungo D. flagrans, cultivado em sorgo, numa concentração de 1x10(6)clamidósporos kg-1 de peso animal, misturados em ração de manutenção, diariamente, durante oito meses. O grupo B serviu como controle e não recebeu fungo, apenas ração. Foram coletadas amostras para contagem de ovos por grama de fezes (OPG) semanalmente. Mensalmente, foram realizadas coproculturas para identificar as espécies de larvas de nematódeos, a pesagem dos animais e a coleta de pasto para contagem das larvas na pastagem. Dados de temperatura e índice pluviométrico foram registrados diariamente. O OPG foi reduzido no grupo tratado, em média 56,8,% nos últimos três meses de experimento, variando entre 40,4 e 67,1% no grupo tratado (P<0,001). A coprocultura demonstrou que os principais nematódeos encontrados em ambos os grupos foram dos gêneros Cooperia e Haemonchus. A contagem de larvas na pastagem obteve um percentual de redução 77,1% no grupo tratado ao final do experimento (P<0,01). Pôde-se concluir com este estudo que o papel do fungo Duddingtonia flagrans, é, sem dúvida, importante, principalmente, na diminuição do OPG e na redução significativa de larvas na pastagem. Portanto, este fungo nematófago é uma ferramenta biológica eficaz para ser empregado em um controle integrado de nematódeos de bovinos criados a campo.
id UFSM-2_c1275807c051b42cdf4894d3d9c15522
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782008000800026
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campocontrole biológiconematódeo de bovinosDuddingtonia flagransfungo nematófagobovinosO controle biológico é um método para diminuir uma população pela utilização de antagonista natural. No presente estudo, testou-se a eficácia do fungo nematófago Duddingtonia flagrans no controle de nematódeos parasitos gastrintestinais de bovinos criados à campo no município de Júlio de Castilhos. Foram utilizados 20 bezerros, distribuídos igualmente em duas áreas formadas por pastagem nativa. O grupo A foi tratado com o fungo D. flagrans, cultivado em sorgo, numa concentração de 1x10(6)clamidósporos kg-1 de peso animal, misturados em ração de manutenção, diariamente, durante oito meses. O grupo B serviu como controle e não recebeu fungo, apenas ração. Foram coletadas amostras para contagem de ovos por grama de fezes (OPG) semanalmente. Mensalmente, foram realizadas coproculturas para identificar as espécies de larvas de nematódeos, a pesagem dos animais e a coleta de pasto para contagem das larvas na pastagem. Dados de temperatura e índice pluviométrico foram registrados diariamente. O OPG foi reduzido no grupo tratado, em média 56,8,% nos últimos três meses de experimento, variando entre 40,4 e 67,1% no grupo tratado (P<0,001). A coprocultura demonstrou que os principais nematódeos encontrados em ambos os grupos foram dos gêneros Cooperia e Haemonchus. A contagem de larvas na pastagem obteve um percentual de redução 77,1% no grupo tratado ao final do experimento (P<0,01). Pôde-se concluir com este estudo que o papel do fungo Duddingtonia flagrans, é, sem dúvida, importante, principalmente, na diminuição do OPG e na redução significativa de larvas na pastagem. Portanto, este fungo nematófago é uma ferramenta biológica eficaz para ser empregado em um controle integrado de nematódeos de bovinos criados a campo.Universidade Federal de Santa Maria2008-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800026Ciência Rural v.38 n.8 2008reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782008000800026info:eu-repo/semantics/openAccessJobim,Marta BañolasSanturio,Janio MoraisDe La Rue,Mario Luizpor2008-11-11T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
title Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
spellingShingle Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
Jobim,Marta Bañolas
controle biológico
nematódeo de bovinos
Duddingtonia flagrans
fungo nematófago
bovinos
title_short Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
title_full Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
title_fullStr Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
title_full_unstemmed Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
title_sort Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo
author Jobim,Marta Bañolas
author_facet Jobim,Marta Bañolas
Santurio,Janio Morais
De La Rue,Mario Luiz
author_role author
author2 Santurio,Janio Morais
De La Rue,Mario Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jobim,Marta Bañolas
Santurio,Janio Morais
De La Rue,Mario Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv controle biológico
nematódeo de bovinos
Duddingtonia flagrans
fungo nematófago
bovinos
topic controle biológico
nematódeo de bovinos
Duddingtonia flagrans
fungo nematófago
bovinos
description O controle biológico é um método para diminuir uma população pela utilização de antagonista natural. No presente estudo, testou-se a eficácia do fungo nematófago Duddingtonia flagrans no controle de nematódeos parasitos gastrintestinais de bovinos criados à campo no município de Júlio de Castilhos. Foram utilizados 20 bezerros, distribuídos igualmente em duas áreas formadas por pastagem nativa. O grupo A foi tratado com o fungo D. flagrans, cultivado em sorgo, numa concentração de 1x10(6)clamidósporos kg-1 de peso animal, misturados em ração de manutenção, diariamente, durante oito meses. O grupo B serviu como controle e não recebeu fungo, apenas ração. Foram coletadas amostras para contagem de ovos por grama de fezes (OPG) semanalmente. Mensalmente, foram realizadas coproculturas para identificar as espécies de larvas de nematódeos, a pesagem dos animais e a coleta de pasto para contagem das larvas na pastagem. Dados de temperatura e índice pluviométrico foram registrados diariamente. O OPG foi reduzido no grupo tratado, em média 56,8,% nos últimos três meses de experimento, variando entre 40,4 e 67,1% no grupo tratado (P<0,001). A coprocultura demonstrou que os principais nematódeos encontrados em ambos os grupos foram dos gêneros Cooperia e Haemonchus. A contagem de larvas na pastagem obteve um percentual de redução 77,1% no grupo tratado ao final do experimento (P<0,01). Pôde-se concluir com este estudo que o papel do fungo Duddingtonia flagrans, é, sem dúvida, importante, principalmente, na diminuição do OPG e na redução significativa de larvas na pastagem. Portanto, este fungo nematófago é uma ferramenta biológica eficaz para ser empregado em um controle integrado de nematódeos de bovinos criados a campo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782008000800026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.38 n.8 2008
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140531370262528