Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig,Marcos Paulo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dutra,Luiz Marcelo Costa, Lucca Filho,Orlando Antônio, Zabot,Lucio, Uhry,Daniel, Lisboa,Juliano Irion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000700006
Resumo: Com a introdução da soja resistente ao glifosato, ocorreu mudança no manejo da cultura, principalmente com relação ao manejo das plantas invasoras. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos da aplicação de diferentes manejos de herbicidas e fungicidas sobre o rendimento de grãos e os componentes do rendimento da soja. O experimento foi conduzido no ano agrícola 2006/2007, na área experimental do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Foram utilizadas quatro cultivares de soja Roundup ReadyTM ('NK Mireya 4.2 RR', 'Fundacep 55 RR', 'NK Mágica 7.3 RR' e 'A 8100 RG'), dois manejos de herbicida (Clethodim + Bentazon e outro com glifosato), dois manejos de doenças constituídos com a aplicação de fungicida (Tebuconazole + Tiofanato Metílico) e sem o tratamento. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com parcela subsubdivididas, com quatro repetições. Foram avaliados o rendimento de grãos e os componentes do rendimento. As cultivares responderam diferentemente ao manejo de herbicidas e fungicidas para produção de grãos; as cultivares que foram afetadas pelo manejo de herbicida obtiveram maior produtividade com a aplicação de glifosato, efeito que também foi observado com a aplicação de fungicida. As cultivares mais e menos produtivas apresentaram o maior e o menor peso de grãos, respectivamente. A aplicação de fungicida aumentou o índice de colheita.
id UFSM-2_cb1b3008472423174b0ddba4fd9b435a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782010000700006
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidasefeito secundárioíndice de colheitaglifosatosoja transgênicaCom a introdução da soja resistente ao glifosato, ocorreu mudança no manejo da cultura, principalmente com relação ao manejo das plantas invasoras. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos da aplicação de diferentes manejos de herbicidas e fungicidas sobre o rendimento de grãos e os componentes do rendimento da soja. O experimento foi conduzido no ano agrícola 2006/2007, na área experimental do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Foram utilizadas quatro cultivares de soja Roundup ReadyTM ('NK Mireya 4.2 RR', 'Fundacep 55 RR', 'NK Mágica 7.3 RR' e 'A 8100 RG'), dois manejos de herbicida (Clethodim + Bentazon e outro com glifosato), dois manejos de doenças constituídos com a aplicação de fungicida (Tebuconazole + Tiofanato Metílico) e sem o tratamento. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com parcela subsubdivididas, com quatro repetições. Foram avaliados o rendimento de grãos e os componentes do rendimento. As cultivares responderam diferentemente ao manejo de herbicidas e fungicidas para produção de grãos; as cultivares que foram afetadas pelo manejo de herbicida obtiveram maior produtividade com a aplicação de glifosato, efeito que também foi observado com a aplicação de fungicida. As cultivares mais e menos produtivas apresentaram o maior e o menor peso de grãos, respectivamente. A aplicação de fungicida aumentou o índice de colheita.Universidade Federal de Santa Maria2010-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000700006Ciência Rural v.40 n.7 2010reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782010005000116info:eu-repo/semantics/openAccessLudwig,Marcos PauloDutra,Luiz Marcelo CostaLucca Filho,Orlando AntônioZabot,LucioUhry,DanielLisboa,Juliano Irionpor2010-09-08T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
title Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
spellingShingle Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
Ludwig,Marcos Paulo
efeito secundário
índice de colheita
glifosato
soja transgênica
title_short Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
title_full Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
title_fullStr Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
title_full_unstemmed Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
title_sort Produtividade de grãos da soja em função do manejo de herbicida e fungicidas
author Ludwig,Marcos Paulo
author_facet Ludwig,Marcos Paulo
Dutra,Luiz Marcelo Costa
Lucca Filho,Orlando Antônio
Zabot,Lucio
Uhry,Daniel
Lisboa,Juliano Irion
author_role author
author2 Dutra,Luiz Marcelo Costa
Lucca Filho,Orlando Antônio
Zabot,Lucio
Uhry,Daniel
Lisboa,Juliano Irion
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludwig,Marcos Paulo
Dutra,Luiz Marcelo Costa
Lucca Filho,Orlando Antônio
Zabot,Lucio
Uhry,Daniel
Lisboa,Juliano Irion
dc.subject.por.fl_str_mv efeito secundário
índice de colheita
glifosato
soja transgênica
topic efeito secundário
índice de colheita
glifosato
soja transgênica
description Com a introdução da soja resistente ao glifosato, ocorreu mudança no manejo da cultura, principalmente com relação ao manejo das plantas invasoras. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos da aplicação de diferentes manejos de herbicidas e fungicidas sobre o rendimento de grãos e os componentes do rendimento da soja. O experimento foi conduzido no ano agrícola 2006/2007, na área experimental do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Foram utilizadas quatro cultivares de soja Roundup ReadyTM ('NK Mireya 4.2 RR', 'Fundacep 55 RR', 'NK Mágica 7.3 RR' e 'A 8100 RG'), dois manejos de herbicida (Clethodim + Bentazon e outro com glifosato), dois manejos de doenças constituídos com a aplicação de fungicida (Tebuconazole + Tiofanato Metílico) e sem o tratamento. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com parcela subsubdivididas, com quatro repetições. Foram avaliados o rendimento de grãos e os componentes do rendimento. As cultivares responderam diferentemente ao manejo de herbicidas e fungicidas para produção de grãos; as cultivares que foram afetadas pelo manejo de herbicida obtiveram maior produtividade com a aplicação de glifosato, efeito que também foi observado com a aplicação de fungicida. As cultivares mais e menos produtivas apresentaram o maior e o menor peso de grãos, respectivamente. A aplicação de fungicida aumentou o índice de colheita.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000700006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000700006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782010005000116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.40 n.7 2010
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140537409011712