Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bond,Guilherme Borges
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida,Rodrigo de, Ostrensky,André, Molento,Carla Forte Maiolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000700024
Resumo: O bem-estar de animais de produção tem sido discutido nos âmbitos comercial, social e acadêmico, sendo que tal discussão pode ser enriquecida pela elaboração de protocolos de diagnóstico de bem-estar animal bem definidos, favorecendo a regulamentação de uma legislação específica. O objetivo desta revisão é discutir os métodos de diagnóstico de bem-estar animal e apontar os principais pontos críticos que afetam o bem-estar dos bovinos leiteiros. O diagnóstico de bem-estar compreende a observação do comportamento animal e de indicadores fisiológicos e sanitários, como análise hematológica e dosagem de hormônios, análise do escore de locomoção, a observação de lesões corporais e o estado geral de saúde dos animais. Tais ferramentas permitem verificar quais são os principais pontos críticos que afetam o bem-estar dos animais e construir estratégias de melhoria. As vacas em lactação podem sofrer restrições ambientais, nutricionais e sanitárias. Os bezerros passam pelo distresse do desmame precoce e do isolamento social. Alguns pontos críticos de bem-estar de gado leiteiro reconhecidos internacionalmente parecem prováveis no cenário brasileiro. Entretanto, é possível a existência de diferenças importantes em relação aos sistemas de produção praticados no Brasil e no exterior, uma vez que o acesso ao pasto é um fator comum na produção brasileira e pode estar associado a um maior grau de bem-estar animal. Dessa forma, é importante a condução de trabalhos de diagnóstico de bem-estar específico para os animais envolvidos com a produção de leite no Brasil.
id UFSM-2_dc4c857fb91dab70cc28b2fa32b211d5
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782012000700024
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteirosestresseleiteproduçãovacas leiteirasO bem-estar de animais de produção tem sido discutido nos âmbitos comercial, social e acadêmico, sendo que tal discussão pode ser enriquecida pela elaboração de protocolos de diagnóstico de bem-estar animal bem definidos, favorecendo a regulamentação de uma legislação específica. O objetivo desta revisão é discutir os métodos de diagnóstico de bem-estar animal e apontar os principais pontos críticos que afetam o bem-estar dos bovinos leiteiros. O diagnóstico de bem-estar compreende a observação do comportamento animal e de indicadores fisiológicos e sanitários, como análise hematológica e dosagem de hormônios, análise do escore de locomoção, a observação de lesões corporais e o estado geral de saúde dos animais. Tais ferramentas permitem verificar quais são os principais pontos críticos que afetam o bem-estar dos animais e construir estratégias de melhoria. As vacas em lactação podem sofrer restrições ambientais, nutricionais e sanitárias. Os bezerros passam pelo distresse do desmame precoce e do isolamento social. Alguns pontos críticos de bem-estar de gado leiteiro reconhecidos internacionalmente parecem prováveis no cenário brasileiro. Entretanto, é possível a existência de diferenças importantes em relação aos sistemas de produção praticados no Brasil e no exterior, uma vez que o acesso ao pasto é um fator comum na produção brasileira e pode estar associado a um maior grau de bem-estar animal. Dessa forma, é importante a condução de trabalhos de diagnóstico de bem-estar específico para os animais envolvidos com a produção de leite no Brasil.Universidade Federal de Santa Maria2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000700024Ciência Rural v.42 n.7 2012reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782012005000044info:eu-repo/semantics/openAccessBond,Guilherme BorgesAlmeida,Rodrigo deOstrensky,AndréMolento,Carla Forte Maiolinopor2012-07-31T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
title Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
spellingShingle Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
Bond,Guilherme Borges
estresse
leite
produção
vacas leiteiras
title_short Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
title_full Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
title_fullStr Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
title_full_unstemmed Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
title_sort Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros
author Bond,Guilherme Borges
author_facet Bond,Guilherme Borges
Almeida,Rodrigo de
Ostrensky,André
Molento,Carla Forte Maiolino
author_role author
author2 Almeida,Rodrigo de
Ostrensky,André
Molento,Carla Forte Maiolino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bond,Guilherme Borges
Almeida,Rodrigo de
Ostrensky,André
Molento,Carla Forte Maiolino
dc.subject.por.fl_str_mv estresse
leite
produção
vacas leiteiras
topic estresse
leite
produção
vacas leiteiras
description O bem-estar de animais de produção tem sido discutido nos âmbitos comercial, social e acadêmico, sendo que tal discussão pode ser enriquecida pela elaboração de protocolos de diagnóstico de bem-estar animal bem definidos, favorecendo a regulamentação de uma legislação específica. O objetivo desta revisão é discutir os métodos de diagnóstico de bem-estar animal e apontar os principais pontos críticos que afetam o bem-estar dos bovinos leiteiros. O diagnóstico de bem-estar compreende a observação do comportamento animal e de indicadores fisiológicos e sanitários, como análise hematológica e dosagem de hormônios, análise do escore de locomoção, a observação de lesões corporais e o estado geral de saúde dos animais. Tais ferramentas permitem verificar quais são os principais pontos críticos que afetam o bem-estar dos animais e construir estratégias de melhoria. As vacas em lactação podem sofrer restrições ambientais, nutricionais e sanitárias. Os bezerros passam pelo distresse do desmame precoce e do isolamento social. Alguns pontos críticos de bem-estar de gado leiteiro reconhecidos internacionalmente parecem prováveis no cenário brasileiro. Entretanto, é possível a existência de diferenças importantes em relação aos sistemas de produção praticados no Brasil e no exterior, uma vez que o acesso ao pasto é um fator comum na produção brasileira e pode estar associado a um maior grau de bem-estar animal. Dessa forma, é importante a condução de trabalhos de diagnóstico de bem-estar específico para os animais envolvidos com a produção de leite no Brasil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000700024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000700024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782012005000044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.42 n.7 2012
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140541894819840