Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gubiani,Paulo Ivonir
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reinert,Dalvan José, Reichert,José Miguel, Gelain,Neiva Somavila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782015000801412
Resumo: A reflectometria no domínio do tempo (TDR, na sigla em inglês) é uma técnica indireta usada para estimar o conteúdo de água do solo (θ) em função de sua constante dielétrica aparente (Ka). Neste estudo, o objetivo principal foi investigar as consequências de se incluir ou não medidas de Kaem água, na elaboração da curva de calibração do TDR. Foram avaliados horizontes de solo com 0,13kg kg-1, 0,23kg kg-1 e 0,64kg kg-1de argila. Para cada horizonte, a Ka foi medida em amostras desde solo seco até solo saturado. Adicionalmente, a Ka foi medida apenas em água. As medições foram feitas usando-se cabos coaxiais RGC58, 50 Ohm e sensor dupla haste metálica de 19cm. Para cada horizonte, foram formados dois conjuntos de dados com θ e Ka, um com e outro sem as medidas de Ka em água. Em cada conjunto, foi ajustada uma equação polinomial de terceiro grau, estimando θ em função de Ka. Com a inclusão das medidas de Ka em água, o polinômio de terceiro grau se ajustou melhor ao extremo saturado e preveniu erros na estimativa de θ. Como não há garantia de que as medidas de Ka de campo não serão maiores que as medidas de Ka das amostras saturadas em laboratório, recomenda-se a inclusão de medidas de Ka em água para obtenção da curva de calibração. Sem esse procedimento e sem verificação de campo das medidas de Ka, erros na estimativa de θ da ordem de 0,1m3 m-3podem ocorrer facilmente.
id UFSM-2_e1cfe38fb53abe7ef8076c70e9192038
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782015000801412
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solomedição de água no soloreflectometriaconstante dielétrica.A reflectometria no domínio do tempo (TDR, na sigla em inglês) é uma técnica indireta usada para estimar o conteúdo de água do solo (θ) em função de sua constante dielétrica aparente (Ka). Neste estudo, o objetivo principal foi investigar as consequências de se incluir ou não medidas de Kaem água, na elaboração da curva de calibração do TDR. Foram avaliados horizontes de solo com 0,13kg kg-1, 0,23kg kg-1 e 0,64kg kg-1de argila. Para cada horizonte, a Ka foi medida em amostras desde solo seco até solo saturado. Adicionalmente, a Ka foi medida apenas em água. As medições foram feitas usando-se cabos coaxiais RGC58, 50 Ohm e sensor dupla haste metálica de 19cm. Para cada horizonte, foram formados dois conjuntos de dados com θ e Ka, um com e outro sem as medidas de Ka em água. Em cada conjunto, foi ajustada uma equação polinomial de terceiro grau, estimando θ em função de Ka. Com a inclusão das medidas de Ka em água, o polinômio de terceiro grau se ajustou melhor ao extremo saturado e preveniu erros na estimativa de θ. Como não há garantia de que as medidas de Ka de campo não serão maiores que as medidas de Ka das amostras saturadas em laboratório, recomenda-se a inclusão de medidas de Ka em água para obtenção da curva de calibração. Sem esse procedimento e sem verificação de campo das medidas de Ka, erros na estimativa de θ da ordem de 0,1m3 m-3podem ocorrer facilmente.Universidade Federal de Santa Maria2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782015000801412Ciência Rural v.45 n.8 2015reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/0103-8478cr20140907info:eu-repo/semantics/openAccessGubiani,Paulo IvonirReinert,Dalvan JoséReichert,José MiguelGelain,Neiva Somavilapor2015-08-31T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
title Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
spellingShingle Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
Gubiani,Paulo Ivonir
medição de água no solo
reflectometria
constante dielétrica.
title_short Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
title_full Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
title_fullStr Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
title_full_unstemmed Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
title_sort Condição de contorno para calibração de reflectômetro usado paramedição de água no solo
author Gubiani,Paulo Ivonir
author_facet Gubiani,Paulo Ivonir
Reinert,Dalvan José
Reichert,José Miguel
Gelain,Neiva Somavila
author_role author
author2 Reinert,Dalvan José
Reichert,José Miguel
Gelain,Neiva Somavila
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gubiani,Paulo Ivonir
Reinert,Dalvan José
Reichert,José Miguel
Gelain,Neiva Somavila
dc.subject.por.fl_str_mv medição de água no solo
reflectometria
constante dielétrica.
topic medição de água no solo
reflectometria
constante dielétrica.
description A reflectometria no domínio do tempo (TDR, na sigla em inglês) é uma técnica indireta usada para estimar o conteúdo de água do solo (θ) em função de sua constante dielétrica aparente (Ka). Neste estudo, o objetivo principal foi investigar as consequências de se incluir ou não medidas de Kaem água, na elaboração da curva de calibração do TDR. Foram avaliados horizontes de solo com 0,13kg kg-1, 0,23kg kg-1 e 0,64kg kg-1de argila. Para cada horizonte, a Ka foi medida em amostras desde solo seco até solo saturado. Adicionalmente, a Ka foi medida apenas em água. As medições foram feitas usando-se cabos coaxiais RGC58, 50 Ohm e sensor dupla haste metálica de 19cm. Para cada horizonte, foram formados dois conjuntos de dados com θ e Ka, um com e outro sem as medidas de Ka em água. Em cada conjunto, foi ajustada uma equação polinomial de terceiro grau, estimando θ em função de Ka. Com a inclusão das medidas de Ka em água, o polinômio de terceiro grau se ajustou melhor ao extremo saturado e preveniu erros na estimativa de θ. Como não há garantia de que as medidas de Ka de campo não serão maiores que as medidas de Ka das amostras saturadas em laboratório, recomenda-se a inclusão de medidas de Ka em água para obtenção da curva de calibração. Sem esse procedimento e sem verificação de campo das medidas de Ka, erros na estimativa de θ da ordem de 0,1m3 m-3podem ocorrer facilmente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782015000801412
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782015000801412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-8478cr20140907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.45 n.8 2015
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140547320152064