Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisognin,Dilson Antônio
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Almeida,Milton Luiz de, Guidolin,Altamir Frederico, Nascimento,João Antônio do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200004
Resumo: A semeadura tardia é uma prática cultural que vem sendo utilizada pelos produtores de feijão do planalto catarinense, apesar de não recomendada pela pesquisa. Com o objetivo de avaliar o desempenho de cultivares de feijão em semeadura fora da época recomendada, conduziu-se um experimento em Lages, SC, nos anos agrícolas de 1993/94 e 1994/95. Foram utilizadas oito cultivares de feijão, sendo seis do grupo comercial preto e duas do carioca, semeadas em meados de novembro (época recomendada), de dezembro e de janeiro. Os tratamentos foram distribuídos segundo um fatorial 2 x 3 x 8 (ano x época de semeadura x cultivar) em blocos ao acaso, com quatro repetições. O atraso da semeadura reduziu o sub-período emergência-início de florescimento, afetando significativamente o crescimento das plantas. O número de legumes/planta e de grãos/legume e peso de 1000 grãos foram significativamente afetados pelo atraso da semeadura, o que resultou em reduções no rendimento de grãos da ordem de 24,6% para a semeadura de dezembro e de 56,7% para a de janeiro, em relação a de novembro, ou seja, uma redução de 0,95% no rendimento de grãos a cada dia de atraso da semeadura. Concluiuse que o atraso da semeadura de feijão no planalto catarinense reduz significativamente o rendimento de grãos; a indicação desta prática deve ser acompanhada da recomendação de cultivares específicas e de um manejo adequado; e utilizando as recomendações de manejo da cultura do feijão, a cultivar BR/ IPAGRO 1-Macanudo é a de melhor desempenho em semeadura tardia no planalto catarinense.
id UFSM-2_e2aac85ef5d5fb49c7a80bcd4c6812c4
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781997000200004
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinenseépoca de semeadurarendimento de grãosPhaseolus vulgaA semeadura tardia é uma prática cultural que vem sendo utilizada pelos produtores de feijão do planalto catarinense, apesar de não recomendada pela pesquisa. Com o objetivo de avaliar o desempenho de cultivares de feijão em semeadura fora da época recomendada, conduziu-se um experimento em Lages, SC, nos anos agrícolas de 1993/94 e 1994/95. Foram utilizadas oito cultivares de feijão, sendo seis do grupo comercial preto e duas do carioca, semeadas em meados de novembro (época recomendada), de dezembro e de janeiro. Os tratamentos foram distribuídos segundo um fatorial 2 x 3 x 8 (ano x época de semeadura x cultivar) em blocos ao acaso, com quatro repetições. O atraso da semeadura reduziu o sub-período emergência-início de florescimento, afetando significativamente o crescimento das plantas. O número de legumes/planta e de grãos/legume e peso de 1000 grãos foram significativamente afetados pelo atraso da semeadura, o que resultou em reduções no rendimento de grãos da ordem de 24,6% para a semeadura de dezembro e de 56,7% para a de janeiro, em relação a de novembro, ou seja, uma redução de 0,95% no rendimento de grãos a cada dia de atraso da semeadura. Concluiuse que o atraso da semeadura de feijão no planalto catarinense reduz significativamente o rendimento de grãos; a indicação desta prática deve ser acompanhada da recomendação de cultivares específicas e de um manejo adequado; e utilizando as recomendações de manejo da cultura do feijão, a cultivar BR/ IPAGRO 1-Macanudo é a de melhor desempenho em semeadura tardia no planalto catarinense.Universidade Federal de Santa Maria1997-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200004Ciência Rural v.27 n.2 1997reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781997000200004info:eu-repo/semantics/openAccessBisognin,Dilson AntônioAlmeida,Milton Luiz deGuidolin,Altamir FredericoNascimento,João Antônio dopor2008-05-20T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
title Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
spellingShingle Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
Bisognin,Dilson Antônio
época de semeadura
rendimento de grãos
Phaseolus vulga
title_short Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
title_full Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
title_fullStr Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
title_full_unstemmed Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
title_sort Desempenho de cultivares de feijão em semeadura tardia no planalto catarinense
author Bisognin,Dilson Antônio
author_facet Bisognin,Dilson Antônio
Almeida,Milton Luiz de
Guidolin,Altamir Frederico
Nascimento,João Antônio do
author_role author
author2 Almeida,Milton Luiz de
Guidolin,Altamir Frederico
Nascimento,João Antônio do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisognin,Dilson Antônio
Almeida,Milton Luiz de
Guidolin,Altamir Frederico
Nascimento,João Antônio do
dc.subject.por.fl_str_mv época de semeadura
rendimento de grãos
Phaseolus vulga
topic época de semeadura
rendimento de grãos
Phaseolus vulga
description A semeadura tardia é uma prática cultural que vem sendo utilizada pelos produtores de feijão do planalto catarinense, apesar de não recomendada pela pesquisa. Com o objetivo de avaliar o desempenho de cultivares de feijão em semeadura fora da época recomendada, conduziu-se um experimento em Lages, SC, nos anos agrícolas de 1993/94 e 1994/95. Foram utilizadas oito cultivares de feijão, sendo seis do grupo comercial preto e duas do carioca, semeadas em meados de novembro (época recomendada), de dezembro e de janeiro. Os tratamentos foram distribuídos segundo um fatorial 2 x 3 x 8 (ano x época de semeadura x cultivar) em blocos ao acaso, com quatro repetições. O atraso da semeadura reduziu o sub-período emergência-início de florescimento, afetando significativamente o crescimento das plantas. O número de legumes/planta e de grãos/legume e peso de 1000 grãos foram significativamente afetados pelo atraso da semeadura, o que resultou em reduções no rendimento de grãos da ordem de 24,6% para a semeadura de dezembro e de 56,7% para a de janeiro, em relação a de novembro, ou seja, uma redução de 0,95% no rendimento de grãos a cada dia de atraso da semeadura. Concluiuse que o atraso da semeadura de feijão no planalto catarinense reduz significativamente o rendimento de grãos; a indicação desta prática deve ser acompanhada da recomendação de cultivares específicas e de um manejo adequado; e utilizando as recomendações de manejo da cultura do feijão, a cultivar BR/ IPAGRO 1-Macanudo é a de melhor desempenho em semeadura tardia no planalto catarinense.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781997000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781997000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.27 n.2 1997
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140519774060544