Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patias,Luciana Dapieve
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Penna,Neidi Garcia, Hecktheuer,Luisa Helena Rychecki, Callegaro,Maria da Graça Kolinski, Poitevin,Fábia Silveira, Seerig,Sibele Ribas Mendes, Comarella,Carine Gláucia, Unfer,Taís Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000700029
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo determinar a composição centesimal do tubérculo de batata in natura a ser utilizado no processo de destilação para a produção de etanol e do resíduo sólido resultante da fermentação deste tubérculo. Com base na composição do resíduo, avaliou-se o efeito da sua utilização na substituição de diferentes teores de fibra alimentar de uma dieta padrão, na resposta biológica de ratos. Para a avaliação dos efeitos biológicos, foram utilizados 32 ratos Wistar divididos em quatro grupos. Um dos grupos de animais recebeu a dieta padrão para ratos em crescimento, e os demais grupos receberam esta dieta com substituição de 25, 50 ou 100% de sua fibra alimentar pela fibra do resíduo. Durante o período experimental (23 dias), foram avaliados o consumo, o ganho de peso, o coeficiente de eficiência alimentar (CEA), a produção de fezes secas e úmidas, pH e excreção de nitrogênio fecal. No final do ensaio, foram avaliados o peso do fígado e da gordura epididimal, níveis sanguíneos de triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e proteínas totais. O resíduo apresentou uma composição centesimal de 8,2% de proteína, 16,7% de fibra alimentar, 62,8% de carboidratos e 288Kcal. Os resultados obtidos no ensaio biológico sugerem que o resíduo sólido da fermentação de tubérculos de batata pode ser empregado como fonte de nutrientes, com base na substituição da fração fibra de uma dieta padrão AIN-93, sem comprometer o desenvolvimento dos ratos e os parâmetros bioquímicos analisados.
id UFSM-2_e36a4303b4536441d2498ebb7b77fd87
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782011000700029
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)Solanumtuberosum L.resíduo de fermentaçãocomposição centesimalefeitos biológicosO presente trabalho teve por objetivo determinar a composição centesimal do tubérculo de batata in natura a ser utilizado no processo de destilação para a produção de etanol e do resíduo sólido resultante da fermentação deste tubérculo. Com base na composição do resíduo, avaliou-se o efeito da sua utilização na substituição de diferentes teores de fibra alimentar de uma dieta padrão, na resposta biológica de ratos. Para a avaliação dos efeitos biológicos, foram utilizados 32 ratos Wistar divididos em quatro grupos. Um dos grupos de animais recebeu a dieta padrão para ratos em crescimento, e os demais grupos receberam esta dieta com substituição de 25, 50 ou 100% de sua fibra alimentar pela fibra do resíduo. Durante o período experimental (23 dias), foram avaliados o consumo, o ganho de peso, o coeficiente de eficiência alimentar (CEA), a produção de fezes secas e úmidas, pH e excreção de nitrogênio fecal. No final do ensaio, foram avaliados o peso do fígado e da gordura epididimal, níveis sanguíneos de triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e proteínas totais. O resíduo apresentou uma composição centesimal de 8,2% de proteína, 16,7% de fibra alimentar, 62,8% de carboidratos e 288Kcal. Os resultados obtidos no ensaio biológico sugerem que o resíduo sólido da fermentação de tubérculos de batata pode ser empregado como fonte de nutrientes, com base na substituição da fração fibra de uma dieta padrão AIN-93, sem comprometer o desenvolvimento dos ratos e os parâmetros bioquímicos analisados.Universidade Federal de Santa Maria2011-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000700029Ciência Rural v.41 n.7 2011reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782011005000082info:eu-repo/semantics/openAccessPatias,Luciana DapievePenna,Neidi GarciaHecktheuer,Luisa Helena RycheckiCallegaro,Maria da Graça KolinskiPoitevin,Fábia SilveiraSeerig,Sibele Ribas MendesComarella,Carine GláuciaUnfer,Taís Cristinapor2011-07-28T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
title Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
spellingShingle Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
Patias,Luciana Dapieve
Solanumtuberosum L.
resíduo de fermentação
composição centesimal
efeitos biológicos
title_short Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
title_full Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
title_fullStr Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
title_full_unstemmed Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
title_sort Resposta biológica de ratos alimentados com resíduo da fermentação de batata (Solanumtuberosum L.)
author Patias,Luciana Dapieve
author_facet Patias,Luciana Dapieve
Penna,Neidi Garcia
Hecktheuer,Luisa Helena Rychecki
Callegaro,Maria da Graça Kolinski
Poitevin,Fábia Silveira
Seerig,Sibele Ribas Mendes
Comarella,Carine Gláucia
Unfer,Taís Cristina
author_role author
author2 Penna,Neidi Garcia
Hecktheuer,Luisa Helena Rychecki
Callegaro,Maria da Graça Kolinski
Poitevin,Fábia Silveira
Seerig,Sibele Ribas Mendes
Comarella,Carine Gláucia
Unfer,Taís Cristina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patias,Luciana Dapieve
Penna,Neidi Garcia
Hecktheuer,Luisa Helena Rychecki
Callegaro,Maria da Graça Kolinski
Poitevin,Fábia Silveira
Seerig,Sibele Ribas Mendes
Comarella,Carine Gláucia
Unfer,Taís Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Solanumtuberosum L.
resíduo de fermentação
composição centesimal
efeitos biológicos
topic Solanumtuberosum L.
resíduo de fermentação
composição centesimal
efeitos biológicos
description O presente trabalho teve por objetivo determinar a composição centesimal do tubérculo de batata in natura a ser utilizado no processo de destilação para a produção de etanol e do resíduo sólido resultante da fermentação deste tubérculo. Com base na composição do resíduo, avaliou-se o efeito da sua utilização na substituição de diferentes teores de fibra alimentar de uma dieta padrão, na resposta biológica de ratos. Para a avaliação dos efeitos biológicos, foram utilizados 32 ratos Wistar divididos em quatro grupos. Um dos grupos de animais recebeu a dieta padrão para ratos em crescimento, e os demais grupos receberam esta dieta com substituição de 25, 50 ou 100% de sua fibra alimentar pela fibra do resíduo. Durante o período experimental (23 dias), foram avaliados o consumo, o ganho de peso, o coeficiente de eficiência alimentar (CEA), a produção de fezes secas e úmidas, pH e excreção de nitrogênio fecal. No final do ensaio, foram avaliados o peso do fígado e da gordura epididimal, níveis sanguíneos de triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e proteínas totais. O resíduo apresentou uma composição centesimal de 8,2% de proteína, 16,7% de fibra alimentar, 62,8% de carboidratos e 288Kcal. Os resultados obtidos no ensaio biológico sugerem que o resíduo sólido da fermentação de tubérculos de batata pode ser empregado como fonte de nutrientes, com base na substituição da fração fibra de uma dieta padrão AIN-93, sem comprometer o desenvolvimento dos ratos e os parâmetros bioquímicos analisados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000700029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000700029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782011005000082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.41 n.7 2011
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140540077637632