Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Patrícia Aparecida Pimenta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ramos,Thaís de Melo, Gajo,Adriano Alvarenga, Gomes,Ulisses Júnior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001100017
Resumo: O pão de queijo é um produto genuinamente brasileiro, surgido em época indefinida nas fazendas de Minas Gerais, tendo como matéria-prima básica o polvilho azedo ou doce. Atualmente vem se destacando pelo consumo e pela produção nacional, chegando aos dias atuais até mesmo ao mercado internacional. Apesar de sua aceitação, o pão de queijo ainda não possui um padrão de qualidade e tecnologia de produção definidos devido à grande variedade de ingredientes opcionais. Diversas formulações são comercializadas e identificadas como "pão de queijo". O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo. Foram realizadas análises físicas de densidade, espessura da crosta, coeficiente de expansão, cor, textura e análise sensorial. As porcentagens de queijo utilizadas nas formulações foi 30% para o queijo meia cura e 30, 40 e 50% para o queijo tipo ricota, em relação à porcentagem de polvilho azedo. Em relação aos parâmetros analisados, conclui-se que o aumento da porcentagem de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo tem como consequência um produto mais macio, com menor gomosidade, fracturabilidade, mastigabilidade e com uma espessura da crosta menor, não diferindo sensorialmente de pães de queijo elaborados com queijo minas meia cura. Conclui-se também que é viável produzir pão de queijo com a substituição total do queijo minas meia cura pelo queijo tipo ricota.
id UFSM-2_f698c1bea1e36b6699280c1dc7464fd3
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782010001100017
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijoricotapão de queijoanálises físicasanálise sensorialO pão de queijo é um produto genuinamente brasileiro, surgido em época indefinida nas fazendas de Minas Gerais, tendo como matéria-prima básica o polvilho azedo ou doce. Atualmente vem se destacando pelo consumo e pela produção nacional, chegando aos dias atuais até mesmo ao mercado internacional. Apesar de sua aceitação, o pão de queijo ainda não possui um padrão de qualidade e tecnologia de produção definidos devido à grande variedade de ingredientes opcionais. Diversas formulações são comercializadas e identificadas como "pão de queijo". O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo. Foram realizadas análises físicas de densidade, espessura da crosta, coeficiente de expansão, cor, textura e análise sensorial. As porcentagens de queijo utilizadas nas formulações foi 30% para o queijo meia cura e 30, 40 e 50% para o queijo tipo ricota, em relação à porcentagem de polvilho azedo. Em relação aos parâmetros analisados, conclui-se que o aumento da porcentagem de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo tem como consequência um produto mais macio, com menor gomosidade, fracturabilidade, mastigabilidade e com uma espessura da crosta menor, não diferindo sensorialmente de pães de queijo elaborados com queijo minas meia cura. Conclui-se também que é viável produzir pão de queijo com a substituição total do queijo minas meia cura pelo queijo tipo ricota.Universidade Federal de Santa Maria2010-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001100017Ciência Rural v.40 n.11 2010reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782010001100017info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Patrícia Aparecida PimentaRamos,Thaís de MeloGajo,Adriano AlvarengaGomes,Ulisses Júniorpor2011-03-21T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
title Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
spellingShingle Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
Pereira,Patrícia Aparecida Pimenta
ricota
pão de queijo
análises físicas
análise sensorial
title_short Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
title_full Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
title_fullStr Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
title_full_unstemmed Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
title_sort Viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo
author Pereira,Patrícia Aparecida Pimenta
author_facet Pereira,Patrícia Aparecida Pimenta
Ramos,Thaís de Melo
Gajo,Adriano Alvarenga
Gomes,Ulisses Júnior
author_role author
author2 Ramos,Thaís de Melo
Gajo,Adriano Alvarenga
Gomes,Ulisses Júnior
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Patrícia Aparecida Pimenta
Ramos,Thaís de Melo
Gajo,Adriano Alvarenga
Gomes,Ulisses Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv ricota
pão de queijo
análises físicas
análise sensorial
topic ricota
pão de queijo
análises físicas
análise sensorial
description O pão de queijo é um produto genuinamente brasileiro, surgido em época indefinida nas fazendas de Minas Gerais, tendo como matéria-prima básica o polvilho azedo ou doce. Atualmente vem se destacando pelo consumo e pela produção nacional, chegando aos dias atuais até mesmo ao mercado internacional. Apesar de sua aceitação, o pão de queijo ainda não possui um padrão de qualidade e tecnologia de produção definidos devido à grande variedade de ingredientes opcionais. Diversas formulações são comercializadas e identificadas como "pão de queijo". O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade da utilização de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo. Foram realizadas análises físicas de densidade, espessura da crosta, coeficiente de expansão, cor, textura e análise sensorial. As porcentagens de queijo utilizadas nas formulações foi 30% para o queijo meia cura e 30, 40 e 50% para o queijo tipo ricota, em relação à porcentagem de polvilho azedo. Em relação aos parâmetros analisados, conclui-se que o aumento da porcentagem de queijo tipo ricota na elaboração de pão de queijo tem como consequência um produto mais macio, com menor gomosidade, fracturabilidade, mastigabilidade e com uma espessura da crosta menor, não diferindo sensorialmente de pães de queijo elaborados com queijo minas meia cura. Conclui-se também que é viável produzir pão de queijo com a substituição total do queijo minas meia cura pelo queijo tipo ricota.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782010001100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.40 n.11 2010
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140537826344960