Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toebe,Marcos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Brum,Betânia, Lopes,Sidinei José, Cargnelutti Filho,Alberto, Silveira,Tatiani Reis da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000200036
Resumo: A área foliar é importante na determinação do crescimento e desenvolvimento das culturas agrícolas. Assim, os objetivos do trabalho foram comparar os métodos de discos foliares e de fotos digitais na estimativa da área foliar de Crambe abyssinica e modelar a área foliar em função do comprimento (C), da largura (L) e ou do produto comprimento vezes largura (CxL) de diferentes tamanhos de folhas. Para isso, em 308 folhas, foram determinados a área foliar, o comprimento, a largura e o produto comprimento vezes largura por meio dos métodos de discos foliares e de fotos digitais. Em seguida, foram comparados os métodos por meio do coeficiente de correlação linear entre a área foliar. A seguir, em cada método, modelou-se a área foliar (Y) em função do C, da L e do CxL, por meio dos modelos: linear, linear simples, quadrático, geométrico e exponencial. Os coeficientes de correlação linear de Pearson e de Spearman entre a área foliar dos métodos de discos foliares e de fotos digitais foram de 0,9917 e 0,9889, respectivamente, o que revela métodos concordantes. Em ambos os métodos, os modelos quadráticos e geométricos apresentaram os melhores coeficientes de determinação da área foliar em função do comprimento e da largura das folhas. A largura da folha é a variável que melhor estima a área foliar. O método de fotos digitais pode ser utilizado para estimar a área foliar de crambe.
id UFSM-2_fd2d1f78252ef07e03c7b1af139e1019
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782010000200036
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitaismodelagemmétodo não destrutivoregressãoA área foliar é importante na determinação do crescimento e desenvolvimento das culturas agrícolas. Assim, os objetivos do trabalho foram comparar os métodos de discos foliares e de fotos digitais na estimativa da área foliar de Crambe abyssinica e modelar a área foliar em função do comprimento (C), da largura (L) e ou do produto comprimento vezes largura (CxL) de diferentes tamanhos de folhas. Para isso, em 308 folhas, foram determinados a área foliar, o comprimento, a largura e o produto comprimento vezes largura por meio dos métodos de discos foliares e de fotos digitais. Em seguida, foram comparados os métodos por meio do coeficiente de correlação linear entre a área foliar. A seguir, em cada método, modelou-se a área foliar (Y) em função do C, da L e do CxL, por meio dos modelos: linear, linear simples, quadrático, geométrico e exponencial. Os coeficientes de correlação linear de Pearson e de Spearman entre a área foliar dos métodos de discos foliares e de fotos digitais foram de 0,9917 e 0,9889, respectivamente, o que revela métodos concordantes. Em ambos os métodos, os modelos quadráticos e geométricos apresentaram os melhores coeficientes de determinação da área foliar em função do comprimento e da largura das folhas. A largura da folha é a variável que melhor estima a área foliar. O método de fotos digitais pode ser utilizado para estimar a área foliar de crambe.Universidade Federal de Santa Maria2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000200036Ciência Rural v.40 n.2 2010reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782010000200036info:eu-repo/semantics/openAccessToebe,MarcosBrum,BetâniaLopes,Sidinei JoséCargnelutti Filho,AlbertoSilveira,Tatiani Reis dapor2010-05-28T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
title Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
spellingShingle Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
Toebe,Marcos
modelagem
método não destrutivo
regressão
title_short Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
title_full Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
title_fullStr Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
title_full_unstemmed Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
title_sort Estimativa da área foliar de Crambe abyssinica por discos foliares e por fotos digitais
author Toebe,Marcos
author_facet Toebe,Marcos
Brum,Betânia
Lopes,Sidinei José
Cargnelutti Filho,Alberto
Silveira,Tatiani Reis da
author_role author
author2 Brum,Betânia
Lopes,Sidinei José
Cargnelutti Filho,Alberto
Silveira,Tatiani Reis da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toebe,Marcos
Brum,Betânia
Lopes,Sidinei José
Cargnelutti Filho,Alberto
Silveira,Tatiani Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv modelagem
método não destrutivo
regressão
topic modelagem
método não destrutivo
regressão
description A área foliar é importante na determinação do crescimento e desenvolvimento das culturas agrícolas. Assim, os objetivos do trabalho foram comparar os métodos de discos foliares e de fotos digitais na estimativa da área foliar de Crambe abyssinica e modelar a área foliar em função do comprimento (C), da largura (L) e ou do produto comprimento vezes largura (CxL) de diferentes tamanhos de folhas. Para isso, em 308 folhas, foram determinados a área foliar, o comprimento, a largura e o produto comprimento vezes largura por meio dos métodos de discos foliares e de fotos digitais. Em seguida, foram comparados os métodos por meio do coeficiente de correlação linear entre a área foliar. A seguir, em cada método, modelou-se a área foliar (Y) em função do C, da L e do CxL, por meio dos modelos: linear, linear simples, quadrático, geométrico e exponencial. Os coeficientes de correlação linear de Pearson e de Spearman entre a área foliar dos métodos de discos foliares e de fotos digitais foram de 0,9917 e 0,9889, respectivamente, o que revela métodos concordantes. Em ambos os métodos, os modelos quadráticos e geométricos apresentaram os melhores coeficientes de determinação da área foliar em função do comprimento e da largura das folhas. A largura da folha é a variável que melhor estima a área foliar. O método de fotos digitais pode ser utilizado para estimar a área foliar de crambe.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000200036
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000200036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782010000200036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.40 n.2 2010
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140535446077440