Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosa, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Féxina, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/5191
Resumo: This work says about the use of Environmental Education as an interdisciplinary teaching tool, forthe disciplines of Biology and Chemistry. Was based in gather an interdisciplinary proposal to theinclusion of the theme Environmental Education, in a way practice and problematizing, betweenthe students, in order to sensitize them, about the environmental impacts, evidenced in thepresent moment. The verification about the factors of the environmental education was made bysearching, in relevant material, bibliographies available. Due to the method of approach, waschose to use proposals, existing in the literature and that aimed at the possibility of deployment inhigh schools, in the public education in Ariquemes city, Rondônia.
id UFSM-3_291d634eba2795e357e092ba23bf87a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5191
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de CuritibaUrban green areasTourismEnvironmental informationÁreas verdes urbanasTurismoInformação ambientalThis work says about the use of Environmental Education as an interdisciplinary teaching tool, forthe disciplines of Biology and Chemistry. Was based in gather an interdisciplinary proposal to theinclusion of the theme Environmental Education, in a way practice and problematizing, betweenthe students, in order to sensitize them, about the environmental impacts, evidenced in thepresent moment. The verification about the factors of the environmental education was made bysearching, in relevant material, bibliographies available. Due to the method of approach, waschose to use proposals, existing in the literature and that aimed at the possibility of deployment inhigh schools, in the public education in Ariquemes city, Rondônia.A busca pelo contato com a natureza cresce diariamente, principalmente por aqueles que vivem em grandes cidades. Frente à grave crise ambiental que afeta a todos, a relação entre turismo e educação ambiental surge como uma possibilidade de mudar o comportamento das pessoas e trazer soluções para amenizar os prejuízos causados pelo ser humano ao meio ambiente. O objetivo do presente trabalho foi analisar o potencial do Parque Passeio Público de Curitiba, Paraná, como um local disseminador de conceitos ligados à educação ambiental. Esse espaço possui em seu plantel vários animais em cativeiro e alguns espaços arborizados. O presente trabalho foi realizado através de observações do local e aplicação de 100 questionários. Verificouse que os visitantes ainda possuem muitos hábitos desfavoráveis à conservação da natureza, mas demonstraram interesse e motivação para receber informações que possam mudar suas atitudes e valores pró-ambiente. Dos entrevistados, 96% acreditam que podem melhorar seu comportamento em relação ao meio ambiente se conhecerem mais sobre o assunto. Curiosidades sobre os hábitos dos animais, lazer, ervas medicinas, lixo, maquetes e exposições são alguns dos assuntos de maior interesse entre os visitantes. Por outro lado, o Passeio Público apresenta algumas deficiências quando se trata de dar ao visitante o acesso ao conhecimento mínimo sobre sua fauna. A partir dos resultados, pode-se concluir que práticas de educação ambiental no Passeio Público, podem gerar mudanças nas atitudes e motivações ambientalistas de seus visitantes, mas para isso, é preciso maior investimento e estudos sobre a melhor metodologia para aplicação da educação ambiental neste ambiente.Universidade Federal de Santa Maria2012-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/519110.5902/223613085191Monografias Ambientais; REMOA, V. 7, N. 7, MAR.-JUN., 2012; 1608-1629Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 7, N. 7, MAR.-JUN., 2012; 1608-16292236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/5191/3303Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBosa, Cláudia ReginaFéxina, Fabiane2021-05-07T12:40:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5191Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:42Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
title Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
spellingShingle Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
Bosa, Cláudia Regina
Urban green areas
Tourism
Environmental information
Áreas verdes urbanas
Turismo
Informação ambiental
title_short Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
title_full Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
title_fullStr Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
title_full_unstemmed Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
title_sort Avaliação do potencial para educação ambiental do passeio público de Curitiba
author Bosa, Cláudia Regina
author_facet Bosa, Cláudia Regina
Féxina, Fabiane
author_role author
author2 Féxina, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosa, Cláudia Regina
Féxina, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Urban green areas
Tourism
Environmental information
Áreas verdes urbanas
Turismo
Informação ambiental
topic Urban green areas
Tourism
Environmental information
Áreas verdes urbanas
Turismo
Informação ambiental
description This work says about the use of Environmental Education as an interdisciplinary teaching tool, forthe disciplines of Biology and Chemistry. Was based in gather an interdisciplinary proposal to theinclusion of the theme Environmental Education, in a way practice and problematizing, betweenthe students, in order to sensitize them, about the environmental impacts, evidenced in thepresent moment. The verification about the factors of the environmental education was made bysearching, in relevant material, bibliographies available. Due to the method of approach, waschose to use proposals, existing in the literature and that aimed at the possibility of deployment inhigh schools, in the public education in Ariquemes city, Rondônia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/5191
10.5902/223613085191
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/5191
identifier_str_mv 10.5902/223613085191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/5191/3303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 7, N. 7, MAR.-JUN., 2012; 1608-1629
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 7, N. 7, MAR.-JUN., 2012; 1608-1629
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950552538284032