O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandalowski, Cleusa Fátima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4261
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar se o ensino de solos pode contribuir para a prática da Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS. Foram analisados oito livros didáticos com o intuito de verificar o enfoque dado pelos autores a temática solo, bem como observadas as atividades desenvolvidas pelo professor e alunos da 8ª Série – Turma 82, no “Projeto do Viveiro”, nas aulas de Técnicas Agrícolas, relacionando-as com o ensino e conhecimento do solo e a prática da Educação Ambiental. Por meio da análise dos dados e da experiência vivenciada nas aulas práticas de Técnicas Agrícolas pode-se verificar que a temática solo não é abordada em todos os livros didáticos de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental utilizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro, no entanto o conhecimento desse tema ocorre de forma mais contundente nas aulas práticas da disciplina de Técnicas Agrícolas, que tem como “sala de aula” o viveiro da escola. Deste modo, o conhecimento proveniente do estudo do solo gera a prática da Educação Ambiental, uma vez que visa à formação de um aluno consciente da responsabilidade que tem para com o meio no qual vive.
id UFSM-3_2dca0a095cd2b64bf5a43528fd22af35
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4261
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RSEnsino de solosPráticaEducação ambiental.Esta pesquisa teve por objetivo analisar se o ensino de solos pode contribuir para a prática da Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS. Foram analisados oito livros didáticos com o intuito de verificar o enfoque dado pelos autores a temática solo, bem como observadas as atividades desenvolvidas pelo professor e alunos da 8ª Série – Turma 82, no “Projeto do Viveiro”, nas aulas de Técnicas Agrícolas, relacionando-as com o ensino e conhecimento do solo e a prática da Educação Ambiental. Por meio da análise dos dados e da experiência vivenciada nas aulas práticas de Técnicas Agrícolas pode-se verificar que a temática solo não é abordada em todos os livros didáticos de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental utilizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro, no entanto o conhecimento desse tema ocorre de forma mais contundente nas aulas práticas da disciplina de Técnicas Agrícolas, que tem como “sala de aula” o viveiro da escola. Deste modo, o conhecimento proveniente do estudo do solo gera a prática da Educação Ambiental, uma vez que visa à formação de um aluno consciente da responsabilidade que tem para com o meio no qual vive.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFenomenológicoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/426110.5902/223613084261Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1088-1094Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1088-10942236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4261/2782Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSandalowski, Cleusa Fátima2021-05-07T12:40:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4261Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:34Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
title O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
spellingShingle O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
Sandalowski, Cleusa Fátima
Ensino de solos
Prática
Educação ambiental.
title_short O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
title_full O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
title_fullStr O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
title_full_unstemmed O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
title_sort O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS
author Sandalowski, Cleusa Fátima
author_facet Sandalowski, Cleusa Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandalowski, Cleusa Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de solos
Prática
Educação ambiental.
topic Ensino de solos
Prática
Educação ambiental.
description Esta pesquisa teve por objetivo analisar se o ensino de solos pode contribuir para a prática da Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – Gaurama/RS. Foram analisados oito livros didáticos com o intuito de verificar o enfoque dado pelos autores a temática solo, bem como observadas as atividades desenvolvidas pelo professor e alunos da 8ª Série – Turma 82, no “Projeto do Viveiro”, nas aulas de Técnicas Agrícolas, relacionando-as com o ensino e conhecimento do solo e a prática da Educação Ambiental. Por meio da análise dos dados e da experiência vivenciada nas aulas práticas de Técnicas Agrícolas pode-se verificar que a temática solo não é abordada em todos os livros didáticos de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental utilizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro, no entanto o conhecimento desse tema ocorre de forma mais contundente nas aulas práticas da disciplina de Técnicas Agrícolas, que tem como “sala de aula” o viveiro da escola. Deste modo, o conhecimento proveniente do estudo do solo gera a prática da Educação Ambiental, uma vez que visa à formação de um aluno consciente da responsabilidade que tem para com o meio no qual vive.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Fenomenológico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4261
10.5902/223613084261
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4261
identifier_str_mv 10.5902/223613084261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4261/2782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1088-1094
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1088-1094
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950552182816768