Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Claudia Silveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soares, Gisele Lángaro, Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de, Munhoz, Julianne Marçal, Stefenon, Valdir Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192
Resumo: The effective learning at school is related, among other factors, to the students’ quality of lifeinside and/or outside school. The school´s physical spaces present a great importance for thestudents since this is the place where they study, discuss, debate, reflect, interact and relax. In thisscenario, it is necessary to characterize the aspects related to the physical structure in order toidentify the interventions that can possible improve the life quality at school. The aim of this workwas to investigate the aspects related to the physical structure of a public school located in SãoGabriel, RS and using this diagnose as indicator of life quality at school. A questionnaire wasapplied to the preschool to eighth grades with questions related to the quality of the school´sphysical space. The results demonstrated that the preschool, first and third grades presenteddifferent needs than the fourth to eighth grades. However, a clear necessity of recreational spaceswas detected in all grades. Those spaces should respect the most important characteristic of a kid:it’s extremely high mobility.
id UFSM-3_7ecdbddc0468eaef132c158b60697641
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6192
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físicoPhysical structureSchool environmentPublic schoolSão GabrielEstrutura físicaAmbiente escolarRede pública de ensinoSão GabrielThe effective learning at school is related, among other factors, to the students’ quality of lifeinside and/or outside school. The school´s physical spaces present a great importance for thestudents since this is the place where they study, discuss, debate, reflect, interact and relax. In thisscenario, it is necessary to characterize the aspects related to the physical structure in order toidentify the interventions that can possible improve the life quality at school. The aim of this workwas to investigate the aspects related to the physical structure of a public school located in SãoGabriel, RS and using this diagnose as indicator of life quality at school. A questionnaire wasapplied to the preschool to eighth grades with questions related to the quality of the school´sphysical space. The results demonstrated that the preschool, first and third grades presenteddifferent needs than the fourth to eighth grades. However, a clear necessity of recreational spaceswas detected in all grades. Those spaces should respect the most important characteristic of a kid:it’s extremely high mobility.O efetivo aprendizado escolar está relacionado, entre outros fatores, a qualidade de vida dos alunos, tanto dentro como fora da escola. Neste sentido, o espaço físico escolar possui grande importância para o corpo discente, uma vez que será cenário diário de estudos, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Nesta perspectiva, faz-se necessário caracterizar os aspectos relacionados à estrutura física da escola de modo a identificar intervenções que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida dentro da mesma. O objetivo central do presente estudo foi investigar os aspectos relacionados à estrutura física de uma escola da rede pública de São Gabriel, RS utilizando-os como indicadores da qualidade de vida na escola. Foi aplicado um questionário para as turmas da pré-escola a 8ª séries do ensino fundamental contendo questões dirigidas relativas à qualidade das instalações disponibilizadas pela escola. Os resultados demonstraram que as necessidades dos estudantes da pré-escola são distintas daquelas dos estudantes da 4ª a 8ª séries. Entretanto para ambas as faixas etárias verificou-se a necessidade de espaços recreativos que respeitem uma das características mais marcantes das crianças que vem a ser a mobilidade elevada.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/619210.5902/223613086192Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-1857Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-18572236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192/3692Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ana Claudia SilveiraSoares, Gisele LángaroVilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula deMunhoz, Julianne MarçalStefenon, Valdir Marcos2021-05-07T12:40:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6192Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:45Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
title Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
spellingShingle Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
Ribeiro, Ana Claudia Silveira
Physical structure
School environment
Public school
São Gabriel
Estrutura física
Ambiente escolar
Rede pública de ensino
São Gabriel
title_short Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
title_full Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
title_fullStr Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
title_full_unstemmed Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
title_sort Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
author Ribeiro, Ana Claudia Silveira
author_facet Ribeiro, Ana Claudia Silveira
Soares, Gisele Lángaro
Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de
Munhoz, Julianne Marçal
Stefenon, Valdir Marcos
author_role author
author2 Soares, Gisele Lángaro
Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de
Munhoz, Julianne Marçal
Stefenon, Valdir Marcos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Claudia Silveira
Soares, Gisele Lángaro
Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de
Munhoz, Julianne Marçal
Stefenon, Valdir Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Physical structure
School environment
Public school
São Gabriel
Estrutura física
Ambiente escolar
Rede pública de ensino
São Gabriel
topic Physical structure
School environment
Public school
São Gabriel
Estrutura física
Ambiente escolar
Rede pública de ensino
São Gabriel
description The effective learning at school is related, among other factors, to the students’ quality of lifeinside and/or outside school. The school´s physical spaces present a great importance for thestudents since this is the place where they study, discuss, debate, reflect, interact and relax. In thisscenario, it is necessary to characterize the aspects related to the physical structure in order toidentify the interventions that can possible improve the life quality at school. The aim of this workwas to investigate the aspects related to the physical structure of a public school located in SãoGabriel, RS and using this diagnose as indicator of life quality at school. A questionnaire wasapplied to the preschool to eighth grades with questions related to the quality of the school´sphysical space. The results demonstrated that the preschool, first and third grades presenteddifferent needs than the fourth to eighth grades. However, a clear necessity of recreational spaceswas detected in all grades. Those spaces should respect the most important characteristic of a kid:it’s extremely high mobility.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192
10.5902/223613086192
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192
identifier_str_mv 10.5902/223613086192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192/3692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-1857
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-1857
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950552601198592