Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Monografias Ambientais |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192 |
Resumo: | The effective learning at school is related, among other factors, to the students’ quality of lifeinside and/or outside school. The school´s physical spaces present a great importance for thestudents since this is the place where they study, discuss, debate, reflect, interact and relax. In thisscenario, it is necessary to characterize the aspects related to the physical structure in order toidentify the interventions that can possible improve the life quality at school. The aim of this workwas to investigate the aspects related to the physical structure of a public school located in SãoGabriel, RS and using this diagnose as indicator of life quality at school. A questionnaire wasapplied to the preschool to eighth grades with questions related to the quality of the school´sphysical space. The results demonstrated that the preschool, first and third grades presenteddifferent needs than the fourth to eighth grades. However, a clear necessity of recreational spaceswas detected in all grades. Those spaces should respect the most important characteristic of a kid:it’s extremely high mobility. |
id |
UFSM-3_7ecdbddc0468eaef132c158b60697641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6192 |
network_acronym_str |
UFSM-3 |
network_name_str |
Revista Monografias Ambientais |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físicoPhysical structureSchool environmentPublic schoolSão GabrielEstrutura físicaAmbiente escolarRede pública de ensinoSão GabrielThe effective learning at school is related, among other factors, to the students’ quality of lifeinside and/or outside school. The school´s physical spaces present a great importance for thestudents since this is the place where they study, discuss, debate, reflect, interact and relax. In thisscenario, it is necessary to characterize the aspects related to the physical structure in order toidentify the interventions that can possible improve the life quality at school. The aim of this workwas to investigate the aspects related to the physical structure of a public school located in SãoGabriel, RS and using this diagnose as indicator of life quality at school. A questionnaire wasapplied to the preschool to eighth grades with questions related to the quality of the school´sphysical space. The results demonstrated that the preschool, first and third grades presenteddifferent needs than the fourth to eighth grades. However, a clear necessity of recreational spaceswas detected in all grades. Those spaces should respect the most important characteristic of a kid:it’s extremely high mobility.O efetivo aprendizado escolar está relacionado, entre outros fatores, a qualidade de vida dos alunos, tanto dentro como fora da escola. Neste sentido, o espaço físico escolar possui grande importância para o corpo discente, uma vez que será cenário diário de estudos, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Nesta perspectiva, faz-se necessário caracterizar os aspectos relacionados à estrutura física da escola de modo a identificar intervenções que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida dentro da mesma. O objetivo central do presente estudo foi investigar os aspectos relacionados à estrutura física de uma escola da rede pública de São Gabriel, RS utilizando-os como indicadores da qualidade de vida na escola. Foi aplicado um questionário para as turmas da pré-escola a 8ª séries do ensino fundamental contendo questões dirigidas relativas à qualidade das instalações disponibilizadas pela escola. Os resultados demonstraram que as necessidades dos estudantes da pré-escola são distintas daquelas dos estudantes da 4ª a 8ª séries. Entretanto para ambas as faixas etárias verificou-se a necessidade de espaços recreativos que respeitem uma das características mais marcantes das crianças que vem a ser a mobilidade elevada.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/619210.5902/223613086192Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-1857Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-18572236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192/3692Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ana Claudia SilveiraSoares, Gisele LángaroVilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula deMunhoz, Julianne MarçalStefenon, Valdir Marcos2021-05-07T12:40:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6192Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:45Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico |
title |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico |
spellingShingle |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico Ribeiro, Ana Claudia Silveira Physical structure School environment Public school São Gabriel Estrutura física Ambiente escolar Rede pública de ensino São Gabriel |
title_short |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico |
title_full |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico |
title_fullStr |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico |
title_sort |
Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico |
author |
Ribeiro, Ana Claudia Silveira |
author_facet |
Ribeiro, Ana Claudia Silveira Soares, Gisele Lángaro Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de Munhoz, Julianne Marçal Stefenon, Valdir Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Gisele Lángaro Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de Munhoz, Julianne Marçal Stefenon, Valdir Marcos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Claudia Silveira Soares, Gisele Lángaro Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de Munhoz, Julianne Marçal Stefenon, Valdir Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical structure School environment Public school São Gabriel Estrutura física Ambiente escolar Rede pública de ensino São Gabriel |
topic |
Physical structure School environment Public school São Gabriel Estrutura física Ambiente escolar Rede pública de ensino São Gabriel |
description |
The effective learning at school is related, among other factors, to the students’ quality of lifeinside and/or outside school. The school´s physical spaces present a great importance for thestudents since this is the place where they study, discuss, debate, reflect, interact and relax. In thisscenario, it is necessary to characterize the aspects related to the physical structure in order toidentify the interventions that can possible improve the life quality at school. The aim of this workwas to investigate the aspects related to the physical structure of a public school located in SãoGabriel, RS and using this diagnose as indicator of life quality at school. A questionnaire wasapplied to the preschool to eighth grades with questions related to the quality of the school´sphysical space. The results demonstrated that the preschool, first and third grades presenteddifferent needs than the fourth to eighth grades. However, a clear necessity of recreational spaceswas detected in all grades. Those spaces should respect the most important characteristic of a kid:it’s extremely high mobility. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192 10.5902/223613086192 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192 |
identifier_str_mv |
10.5902/223613086192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6192/3692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-1857 Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1850-1857 2236-1308 2236-1308 reponame:Revista Monografias Ambientais instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Monografias Ambientais |
collection |
Revista Monografias Ambientais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||remoa.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950552601198592 |