Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Monografias Ambientais |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4229 |
Resumo: | A Brigada Militar do Rio Grande do Sul possui o projeto denominado Brigada Mirim, onde crianças de 07 a 12 anos são atendidas com atividades que promovam a ética, a cidadania, a integração, a solidariedade e a valorização das crianças economicamente menos favorecidas, inserindo-as em condições de dignidade e respeitabilidade frente às comunidades locais. A Brigada Mirim possui nomenclaturas diferentes nas diversas regiões do Estado. Na cidade de Agudo, o projeto denomina-se “Pelotão Mirim da Brigada Militar”. Neste projeto são desenvolvidas atividades de educação física, defesa pessoal, ordem unida, cidadania, relações humanas, ética e civismo, trânsito, orientação sobre drogas e meio ambiente. Desde o ano de 2008 até o presente, foram atendidas o total de 130 crianças. Dentre as práticas realizadas com os participantes, as de educação ambiental possuem um olhar especial devido aos diversos projetos que hoje são desenvolvidos nas escolas e pelos entes públicos. Sendo assim, o desafio foi desenvolver o olhar crítico diante da realidade ambiental que se vive e no espaço físico da área urbana e rural do Município de Agudo, mas procurando também aguçar a percepção deste ambiente como local de diversidade e belezas, onde o ser humano se insere e participa dos processos que tornam esse local melhor ou pior de se viver. Para tanto, foram organizadas saídas a campo para reconhecimento da situação do arroio que abastece a cidade, cuja realidade muda conforme o leito avança pelo meio urbano; passeios pelas vias públicas com diagnóstico da situação da disposição do lixo pela população ao longo das vias públicas, bem como da situação da arborização urbana, já com orientação sobre as boas práticas na implantação e condução das árvores do passeio público. No interior do Município foram visitadas localidades com diferentes vocações agrícolas (arroz e tabaco), relacionando os aspectos geográficos e bióticos que sugerem essa diferenciação das vocações, bem como a visitação de pontos turísticos considerados naturais (cascatas e grutas), onde houve realização de piquenique e brincadeiras. Em visita a um local turístico histórico, os integrantes do Pelotão Mirim puderam observar instrumentos que fizeram parte das lidas diárias dos imigrantes alemães, analisando o que elas também implicaram para construção da realidade ambiental que se tem hoje. Com o objetivo de ampliar as percepções para um olhar regional, foram proporcionadas visitas ao Criatório São Brás, onde estão animais da fauna local capturados por sofrerem maus tratos e tráfico, bem como visita ao Zoológico de Sapucaia, onde pode-se comparar as diferentes realidades ambientais a nível mundial (diferentes biomas) que abarcam animais como os visualizados no local. A avaliação, realizada oralmente após cada atividade, demonstra a satisfação e aprendizado das crianças envolvidas. Este projeto tem previsão de continuidade enquanto houver formação anual de turmas do Pelotão Mirim. |
id |
UFSM-3_c6d41c7240a8cc3b334898da56a9a370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4229 |
network_acronym_str |
UFSM-3 |
network_name_str |
Revista Monografias Ambientais |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RSEducação ambientalPelotão Mirim da Brigada MilitarRealidade localA Brigada Militar do Rio Grande do Sul possui o projeto denominado Brigada Mirim, onde crianças de 07 a 12 anos são atendidas com atividades que promovam a ética, a cidadania, a integração, a solidariedade e a valorização das crianças economicamente menos favorecidas, inserindo-as em condições de dignidade e respeitabilidade frente às comunidades locais. A Brigada Mirim possui nomenclaturas diferentes nas diversas regiões do Estado. Na cidade de Agudo, o projeto denomina-se “Pelotão Mirim da Brigada Militar”. Neste projeto são desenvolvidas atividades de educação física, defesa pessoal, ordem unida, cidadania, relações humanas, ética e civismo, trânsito, orientação sobre drogas e meio ambiente. Desde o ano de 2008 até o presente, foram atendidas o total de 130 crianças. Dentre as práticas realizadas com os participantes, as de educação ambiental possuem um olhar especial devido aos diversos projetos que hoje são desenvolvidos nas escolas e pelos entes públicos. Sendo assim, o desafio foi desenvolver o olhar crítico diante da realidade ambiental que se vive e no espaço físico da área urbana e rural do Município de Agudo, mas procurando também aguçar a percepção deste ambiente como local de diversidade e belezas, onde o ser humano se insere e participa dos processos que tornam esse local melhor ou pior de se viver. Para tanto, foram organizadas saídas a campo para reconhecimento da situação do arroio que abastece a cidade, cuja realidade muda conforme o leito avança pelo meio urbano; passeios pelas vias públicas com diagnóstico da situação da disposição do lixo pela população ao longo das vias públicas, bem como da situação da arborização urbana, já com orientação sobre as boas práticas na implantação e condução das árvores do passeio público. No interior do Município foram visitadas localidades com diferentes vocações agrícolas (arroz e tabaco), relacionando os aspectos geográficos e bióticos que sugerem essa diferenciação das vocações, bem como a visitação de pontos turísticos considerados naturais (cascatas e grutas), onde houve realização de piquenique e brincadeiras. Em visita a um local turístico histórico, os integrantes do Pelotão Mirim puderam observar instrumentos que fizeram parte das lidas diárias dos imigrantes alemães, analisando o que elas também implicaram para construção da realidade ambiental que se tem hoje. Com o objetivo de ampliar as percepções para um olhar regional, foram proporcionadas visitas ao Criatório São Brás, onde estão animais da fauna local capturados por sofrerem maus tratos e tráfico, bem como visita ao Zoológico de Sapucaia, onde pode-se comparar as diferentes realidades ambientais a nível mundial (diferentes biomas) que abarcam animais como os visualizados no local. A avaliação, realizada oralmente após cada atividade, demonstra a satisfação e aprendizado das crianças envolvidas. Este projeto tem previsão de continuidade enquanto houver formação anual de turmas do Pelotão Mirim.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/422910.5902/223613084229Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1009-1017Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1009-10172236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4229/2773Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardini, Cláudia2021-05-07T12:40:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4229Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:33Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS |
title |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS |
spellingShingle |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS Bernardini, Cláudia Educação ambiental Pelotão Mirim da Brigada Militar Realidade local |
title_short |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS |
title_full |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS |
title_fullStr |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS |
title_full_unstemmed |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS |
title_sort |
Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS |
author |
Bernardini, Cláudia |
author_facet |
Bernardini, Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardini, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Pelotão Mirim da Brigada Militar Realidade local |
topic |
Educação ambiental Pelotão Mirim da Brigada Militar Realidade local |
description |
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul possui o projeto denominado Brigada Mirim, onde crianças de 07 a 12 anos são atendidas com atividades que promovam a ética, a cidadania, a integração, a solidariedade e a valorização das crianças economicamente menos favorecidas, inserindo-as em condições de dignidade e respeitabilidade frente às comunidades locais. A Brigada Mirim possui nomenclaturas diferentes nas diversas regiões do Estado. Na cidade de Agudo, o projeto denomina-se “Pelotão Mirim da Brigada Militar”. Neste projeto são desenvolvidas atividades de educação física, defesa pessoal, ordem unida, cidadania, relações humanas, ética e civismo, trânsito, orientação sobre drogas e meio ambiente. Desde o ano de 2008 até o presente, foram atendidas o total de 130 crianças. Dentre as práticas realizadas com os participantes, as de educação ambiental possuem um olhar especial devido aos diversos projetos que hoje são desenvolvidos nas escolas e pelos entes públicos. Sendo assim, o desafio foi desenvolver o olhar crítico diante da realidade ambiental que se vive e no espaço físico da área urbana e rural do Município de Agudo, mas procurando também aguçar a percepção deste ambiente como local de diversidade e belezas, onde o ser humano se insere e participa dos processos que tornam esse local melhor ou pior de se viver. Para tanto, foram organizadas saídas a campo para reconhecimento da situação do arroio que abastece a cidade, cuja realidade muda conforme o leito avança pelo meio urbano; passeios pelas vias públicas com diagnóstico da situação da disposição do lixo pela população ao longo das vias públicas, bem como da situação da arborização urbana, já com orientação sobre as boas práticas na implantação e condução das árvores do passeio público. No interior do Município foram visitadas localidades com diferentes vocações agrícolas (arroz e tabaco), relacionando os aspectos geográficos e bióticos que sugerem essa diferenciação das vocações, bem como a visitação de pontos turísticos considerados naturais (cascatas e grutas), onde houve realização de piquenique e brincadeiras. Em visita a um local turístico histórico, os integrantes do Pelotão Mirim puderam observar instrumentos que fizeram parte das lidas diárias dos imigrantes alemães, analisando o que elas também implicaram para construção da realidade ambiental que se tem hoje. Com o objetivo de ampliar as percepções para um olhar regional, foram proporcionadas visitas ao Criatório São Brás, onde estão animais da fauna local capturados por sofrerem maus tratos e tráfico, bem como visita ao Zoológico de Sapucaia, onde pode-se comparar as diferentes realidades ambientais a nível mundial (diferentes biomas) que abarcam animais como os visualizados no local. A avaliação, realizada oralmente após cada atividade, demonstra a satisfação e aprendizado das crianças envolvidas. Este projeto tem previsão de continuidade enquanto houver formação anual de turmas do Pelotão Mirim. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4229 10.5902/223613084229 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4229 |
identifier_str_mv |
10.5902/223613084229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4229/2773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1009-1017 Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1009-1017 2236-1308 2236-1308 reponame:Revista Monografias Ambientais instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Monografias Ambientais |
collection |
Revista Monografias Ambientais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||remoa.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1814256513205665792 |