A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Monografias Ambientais |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288 |
Resumo: | This study investigated, initializing from the daily pedagogic practice, the children's of infantileeducation understanding on the global climatic changes. In this purpose, the research assumes aqualitative approach, characterized as a case study, using as source of information a group ofpreschool children, in the Nucleus of Infantile Education Ipê Amarelo of Universidade Federal deSanta Maria. The information presented by the children, before and after the developed work,reveals that there was an increase of the previous knowledge of the group, considering an importantunderstanding of the thematic approached. Were observed, in the children's daily relationships in theschool, concerned attitudes with the conservation and preservation of the environment by entirely. |
id |
UFSM-3_d13ab0ad2bb5a763847030234f7dddb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288 |
network_acronym_str |
UFSM-3 |
network_name_str |
Revista Monografias Ambientais |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê AmareloEnvironmental educationInfantile EducationClimatic ChangesEducação AmbientalEducação InfantilMudanças ClimáticasThis study investigated, initializing from the daily pedagogic practice, the children's of infantileeducation understanding on the global climatic changes. In this purpose, the research assumes aqualitative approach, characterized as a case study, using as source of information a group ofpreschool children, in the Nucleus of Infantile Education Ipê Amarelo of Universidade Federal deSanta Maria. The information presented by the children, before and after the developed work,reveals that there was an increase of the previous knowledge of the group, considering an importantunderstanding of the thematic approached. Were observed, in the children's daily relationships in theschool, concerned attitudes with the conservation and preservation of the environment by entirely.Este estudo investigou, a partir da prática pedagógica cotidiana, a compreensão das crianças da educação infantil sobre as mudanças climáticas globais. Nesse propósito, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de dados um grupo de crianças da Pré Escola, no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados apresentados pelas crianças, antes e depois do trabalho desenvolvido, revelam que houve uma ampliação dos conhecimentos prévios do grupo, considerando uma compreensão significativa da temática abordada. Observaram-se, nas relações diárias das crianças no contexto escolar, atitudes preocupadas com a conservação e preservação do meio ambiente como um todo.Universidade Federal de Santa Maria2010-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/228810.5902/223613082288Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-77Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-772236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288/1378Copyright (c) 2010 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Damaris KirschSoto, Diana Vandréia Dal2021-05-07T12:40:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:23Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo |
title |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo |
spellingShingle |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo Pinheiro, Damaris Kirsch Environmental education Infantile Education Climatic Changes Educação Ambiental Educação Infantil Mudanças Climáticas |
title_short |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo |
title_full |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo |
title_fullStr |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo |
title_full_unstemmed |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo |
title_sort |
A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo |
author |
Pinheiro, Damaris Kirsch |
author_facet |
Pinheiro, Damaris Kirsch Soto, Diana Vandréia Dal |
author_role |
author |
author2 |
Soto, Diana Vandréia Dal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Damaris Kirsch Soto, Diana Vandréia Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Environmental education Infantile Education Climatic Changes Educação Ambiental Educação Infantil Mudanças Climáticas |
topic |
Environmental education Infantile Education Climatic Changes Educação Ambiental Educação Infantil Mudanças Climáticas |
description |
This study investigated, initializing from the daily pedagogic practice, the children's of infantileeducation understanding on the global climatic changes. In this purpose, the research assumes aqualitative approach, characterized as a case study, using as source of information a group ofpreschool children, in the Nucleus of Infantile Education Ipê Amarelo of Universidade Federal deSanta Maria. The information presented by the children, before and after the developed work,reveals that there was an increase of the previous knowledge of the group, considering an importantunderstanding of the thematic approached. Were observed, in the children's daily relationships in theschool, concerned attitudes with the conservation and preservation of the environment by entirely. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288 10.5902/223613082288 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288 |
identifier_str_mv |
10.5902/223613082288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288/1378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Monografias Ambientais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Monografias Ambientais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-77 Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-77 2236-1308 2236-1308 reponame:Revista Monografias Ambientais instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Monografias Ambientais |
collection |
Revista Monografias Ambientais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||remoa.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950552017141760 |