A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Damaris Kirsch
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Soto, Diana Vandréia Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288
Resumo: This study investigated, initializing from the daily pedagogic practice, the children's of infantileeducation understanding on the global climatic changes. In this purpose, the research assumes aqualitative approach, characterized as a case study, using as source of information a group ofpreschool children, in the Nucleus of Infantile Education Ipê Amarelo of Universidade Federal deSanta Maria. The information presented by the children, before and after the developed work,reveals that there was an increase of the previous knowledge of the group, considering an importantunderstanding of the thematic approached. Were observed, in the children's daily relationships in theschool, concerned attitudes with the conservation and preservation of the environment by entirely.
id UFSM-3_d13ab0ad2bb5a763847030234f7dddb2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê AmareloEnvironmental educationInfantile EducationClimatic ChangesEducação AmbientalEducação InfantilMudanças ClimáticasThis study investigated, initializing from the daily pedagogic practice, the children's of infantileeducation understanding on the global climatic changes. In this purpose, the research assumes aqualitative approach, characterized as a case study, using as source of information a group ofpreschool children, in the Nucleus of Infantile Education Ipê Amarelo of Universidade Federal deSanta Maria. The information presented by the children, before and after the developed work,reveals that there was an increase of the previous knowledge of the group, considering an importantunderstanding of the thematic approached. Were observed, in the children's daily relationships in theschool, concerned attitudes with the conservation and preservation of the environment by entirely.Este estudo investigou, a partir da prática pedagógica cotidiana, a compreensão das crianças da educação infantil sobre as mudanças climáticas globais. Nesse propósito, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de dados um grupo de crianças da Pré Escola, no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados apresentados pelas crianças, antes e depois do trabalho desenvolvido, revelam que houve uma ampliação dos conhecimentos prévios do grupo, considerando uma compreensão significativa da temática abordada. Observaram-se, nas relações diárias das crianças no contexto escolar, atitudes preocupadas com a conservação e preservação do meio ambiente como um todo.Universidade Federal de Santa Maria2010-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/228810.5902/223613082288Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-77Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-772236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288/1378Copyright (c) 2010 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Damaris KirschSoto, Diana Vandréia Dal2021-05-07T12:40:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:23Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
title A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
spellingShingle A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
Pinheiro, Damaris Kirsch
Environmental education
Infantile Education
Climatic Changes
Educação Ambiental
Educação Infantil
Mudanças Climáticas
title_short A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
title_full A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
title_fullStr A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
title_full_unstemmed A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
title_sort A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
author Pinheiro, Damaris Kirsch
author_facet Pinheiro, Damaris Kirsch
Soto, Diana Vandréia Dal
author_role author
author2 Soto, Diana Vandréia Dal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Damaris Kirsch
Soto, Diana Vandréia Dal
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
Infantile Education
Climatic Changes
Educação Ambiental
Educação Infantil
Mudanças Climáticas
topic Environmental education
Infantile Education
Climatic Changes
Educação Ambiental
Educação Infantil
Mudanças Climáticas
description This study investigated, initializing from the daily pedagogic practice, the children's of infantileeducation understanding on the global climatic changes. In this purpose, the research assumes aqualitative approach, characterized as a case study, using as source of information a group ofpreschool children, in the Nucleus of Infantile Education Ipê Amarelo of Universidade Federal deSanta Maria. The information presented by the children, before and after the developed work,reveals that there was an increase of the previous knowledge of the group, considering an importantunderstanding of the thematic approached. Were observed, in the children's daily relationships in theschool, concerned attitudes with the conservation and preservation of the environment by entirely.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288
10.5902/223613082288
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288
identifier_str_mv 10.5902/223613082288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2288/1378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-77
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 1, N. 1, 2010; 70-77
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950552017141760