Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Liliane Costa de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dambros, Gabriela, Machado, Dilma Terezinha Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
DOI: 10.5902/223613084232
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232
Resumo: This paper reports the experiment conducted at the State School for Primary Education Angelina SalzanoVieira da Cunha, in the municipality of Cachoeira do Sul / RS, which had as main objective to develop, alongwith the students, activities that used farming techniques. Methodologically the work is structured instages. The first step refers to the theoretical foundation, which supported the definition of the conceptsguiding the research. Later, we developed the activities with a group of 7th grade of elementary schoolduring a semester in order to educate, sensitize and prepare students for the issues agroecology, ecologicaland environmental, adapting the experience of integrated practices (related to the use and managementadequate soil) and organic waste. The planting of vegetables, herbs and spices were important to developthe capacity for teamwork, cooperative spirit and responsibility, while emphasized the importance ofhygiene, respect, soil recovery and alternative power. The activities showed good results, since thestudents were motivated and engaged in the practice of management of the garden. Values exceeded theagroecological built school environment because the students brought the knowledge to their homesspreading the idea of sustainable agriculture for their community.
id UFSM-3_fca122a0b8836b47d80e21992dbf7de0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4232
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
spelling Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RSAgroecologyVegetablesHygieneAgroecologiaHortaliçasHigieneThis paper reports the experiment conducted at the State School for Primary Education Angelina SalzanoVieira da Cunha, in the municipality of Cachoeira do Sul / RS, which had as main objective to develop, alongwith the students, activities that used farming techniques. Methodologically the work is structured instages. The first step refers to the theoretical foundation, which supported the definition of the conceptsguiding the research. Later, we developed the activities with a group of 7th grade of elementary schoolduring a semester in order to educate, sensitize and prepare students for the issues agroecology, ecologicaland environmental, adapting the experience of integrated practices (related to the use and managementadequate soil) and organic waste. The planting of vegetables, herbs and spices were important to developthe capacity for teamwork, cooperative spirit and responsibility, while emphasized the importance ofhygiene, respect, soil recovery and alternative power. The activities showed good results, since thestudents were motivated and engaged in the practice of management of the garden. Values exceeded theagroecological built school environment because the students brought the knowledge to their homesspreading the idea of sustainable agriculture for their community. O presente trabalho relata a experiência realizada  na Escola Estadual de Ensino Fundamental Angelina Salzano Vieira da Cunha, localizada no município de Cachoeira do Sul/RS, na qual teve-se como objetivoprincipal desenvolver, juntamente com os educandos, atividades que utilizassem técnicas agroecológicas. Metodologicamente o trabalho estruturou-se em etapas. A primeira etapa refere-se à fundamentação das bases teóricas, que subsidiaram a definição dos conceitos norteadores da pesquisa. Posteriormente, foram desenvolvidas as atividades com uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental, durante um semestre letivo, visando conscientizar, sensibilizar e preparar os alunos para as temáticas agroecológica, ecológica e ambiental, adequando a vivência de práticas integradoras (relacionadas ao uso e manejo adequado do solo) e os resíduos orgânicos. A plantação de hortaliças, plantas medicinais e condimentos foram importantes para desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, espírito cooperativo e responsabilidade, ao passo que enfatizou-se a importância da higiene, respeito, recuperação de solos ealimentação alternativa. As atividades desenvolvidas apresentaram ótimos resultados, uma vez que os alunos encontravam-se motivados e engajados na prática de manejo da horta. Os valores agroecológicos construídos ultrapassaram o ambiente escolar, pois  os alunos levaram o conhecimento para suas residências disseminando a idéia de agricultura sustentável para sua comunidade.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/423210.5902/223613084232Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-1037Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-10372236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232/2775Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Liliane Costa deDambros, GabrielaMachado, Dilma Terezinha Moraes2021-05-07T12:40:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4232Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:33Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
title Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
spellingShingle Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
Barros, Liliane Costa de
Agroecology
Vegetables
Hygiene
Agroecologia
Hortaliças
Higiene
Barros, Liliane Costa de
Agroecology
Vegetables
Hygiene
Agroecologia
Hortaliças
Higiene
title_short Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
title_full Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
title_fullStr Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
title_full_unstemmed Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
title_sort Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
author Barros, Liliane Costa de
author_facet Barros, Liliane Costa de
Barros, Liliane Costa de
Dambros, Gabriela
Machado, Dilma Terezinha Moraes
Dambros, Gabriela
Machado, Dilma Terezinha Moraes
author_role author
author2 Dambros, Gabriela
Machado, Dilma Terezinha Moraes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Liliane Costa de
Dambros, Gabriela
Machado, Dilma Terezinha Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecology
Vegetables
Hygiene
Agroecologia
Hortaliças
Higiene
topic Agroecology
Vegetables
Hygiene
Agroecologia
Hortaliças
Higiene
description This paper reports the experiment conducted at the State School for Primary Education Angelina SalzanoVieira da Cunha, in the municipality of Cachoeira do Sul / RS, which had as main objective to develop, alongwith the students, activities that used farming techniques. Methodologically the work is structured instages. The first step refers to the theoretical foundation, which supported the definition of the conceptsguiding the research. Later, we developed the activities with a group of 7th grade of elementary schoolduring a semester in order to educate, sensitize and prepare students for the issues agroecology, ecologicaland environmental, adapting the experience of integrated practices (related to the use and managementadequate soil) and organic waste. The planting of vegetables, herbs and spices were important to developthe capacity for teamwork, cooperative spirit and responsibility, while emphasized the importance ofhygiene, respect, soil recovery and alternative power. The activities showed good results, since thestudents were motivated and engaged in the practice of management of the garden. Values exceeded theagroecological built school environment because the students brought the knowledge to their homesspreading the idea of sustainable agriculture for their community.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232
10.5902/223613084232
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232
identifier_str_mv 10.5902/223613084232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232/2775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-1037
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-1037
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1822179348970471424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5902/223613084232