Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Monografias Ambientais |
DOI: | 10.5902/223613084232 |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232 |
Resumo: | This paper reports the experiment conducted at the State School for Primary Education Angelina SalzanoVieira da Cunha, in the municipality of Cachoeira do Sul / RS, which had as main objective to develop, alongwith the students, activities that used farming techniques. Methodologically the work is structured instages. The first step refers to the theoretical foundation, which supported the definition of the conceptsguiding the research. Later, we developed the activities with a group of 7th grade of elementary schoolduring a semester in order to educate, sensitize and prepare students for the issues agroecology, ecologicaland environmental, adapting the experience of integrated practices (related to the use and managementadequate soil) and organic waste. The planting of vegetables, herbs and spices were important to developthe capacity for teamwork, cooperative spirit and responsibility, while emphasized the importance ofhygiene, respect, soil recovery and alternative power. The activities showed good results, since thestudents were motivated and engaged in the practice of management of the garden. Values exceeded theagroecological built school environment because the students brought the knowledge to their homesspreading the idea of sustainable agriculture for their community. |
id |
UFSM-3_fca122a0b8836b47d80e21992dbf7de0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4232 |
network_acronym_str |
UFSM-3 |
network_name_str |
Revista Monografias Ambientais |
spelling |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RSAgroecologyVegetablesHygieneAgroecologiaHortaliçasHigieneThis paper reports the experiment conducted at the State School for Primary Education Angelina SalzanoVieira da Cunha, in the municipality of Cachoeira do Sul / RS, which had as main objective to develop, alongwith the students, activities that used farming techniques. Methodologically the work is structured instages. The first step refers to the theoretical foundation, which supported the definition of the conceptsguiding the research. Later, we developed the activities with a group of 7th grade of elementary schoolduring a semester in order to educate, sensitize and prepare students for the issues agroecology, ecologicaland environmental, adapting the experience of integrated practices (related to the use and managementadequate soil) and organic waste. The planting of vegetables, herbs and spices were important to developthe capacity for teamwork, cooperative spirit and responsibility, while emphasized the importance ofhygiene, respect, soil recovery and alternative power. The activities showed good results, since thestudents were motivated and engaged in the practice of management of the garden. Values exceeded theagroecological built school environment because the students brought the knowledge to their homesspreading the idea of sustainable agriculture for their community. O presente trabalho relata a experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Angelina Salzano Vieira da Cunha, localizada no município de Cachoeira do Sul/RS, na qual teve-se como objetivoprincipal desenvolver, juntamente com os educandos, atividades que utilizassem técnicas agroecológicas. Metodologicamente o trabalho estruturou-se em etapas. A primeira etapa refere-se à fundamentação das bases teóricas, que subsidiaram a definição dos conceitos norteadores da pesquisa. Posteriormente, foram desenvolvidas as atividades com uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental, durante um semestre letivo, visando conscientizar, sensibilizar e preparar os alunos para as temáticas agroecológica, ecológica e ambiental, adequando a vivência de práticas integradoras (relacionadas ao uso e manejo adequado do solo) e os resíduos orgânicos. A plantação de hortaliças, plantas medicinais e condimentos foram importantes para desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, espírito cooperativo e responsabilidade, ao passo que enfatizou-se a importância da higiene, respeito, recuperação de solos ealimentação alternativa. As atividades desenvolvidas apresentaram ótimos resultados, uma vez que os alunos encontravam-se motivados e engajados na prática de manejo da horta. Os valores agroecológicos construídos ultrapassaram o ambiente escolar, pois os alunos levaram o conhecimento para suas residências disseminando a idéia de agricultura sustentável para sua comunidade.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/423210.5902/223613084232Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-1037Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-10372236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232/2775Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Liliane Costa deDambros, GabrielaMachado, Dilma Terezinha Moraes2021-05-07T12:40:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4232Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:33Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS |
title |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS |
spellingShingle |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS Barros, Liliane Costa de Agroecology Vegetables Hygiene Agroecologia Hortaliças Higiene Barros, Liliane Costa de Agroecology Vegetables Hygiene Agroecologia Hortaliças Higiene |
title_short |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS |
title_full |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS |
title_fullStr |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS |
title_full_unstemmed |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS |
title_sort |
Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul/RS |
author |
Barros, Liliane Costa de |
author_facet |
Barros, Liliane Costa de Barros, Liliane Costa de Dambros, Gabriela Machado, Dilma Terezinha Moraes Dambros, Gabriela Machado, Dilma Terezinha Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Dambros, Gabriela Machado, Dilma Terezinha Moraes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Liliane Costa de Dambros, Gabriela Machado, Dilma Terezinha Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agroecology Vegetables Hygiene Agroecologia Hortaliças Higiene |
topic |
Agroecology Vegetables Hygiene Agroecologia Hortaliças Higiene |
description |
This paper reports the experiment conducted at the State School for Primary Education Angelina SalzanoVieira da Cunha, in the municipality of Cachoeira do Sul / RS, which had as main objective to develop, alongwith the students, activities that used farming techniques. Methodologically the work is structured instages. The first step refers to the theoretical foundation, which supported the definition of the conceptsguiding the research. Later, we developed the activities with a group of 7th grade of elementary schoolduring a semester in order to educate, sensitize and prepare students for the issues agroecology, ecologicaland environmental, adapting the experience of integrated practices (related to the use and managementadequate soil) and organic waste. The planting of vegetables, herbs and spices were important to developthe capacity for teamwork, cooperative spirit and responsibility, while emphasized the importance ofhygiene, respect, soil recovery and alternative power. The activities showed good results, since thestudents were motivated and engaged in the practice of management of the garden. Values exceeded theagroecological built school environment because the students brought the knowledge to their homesspreading the idea of sustainable agriculture for their community. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232 10.5902/223613084232 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232 |
identifier_str_mv |
10.5902/223613084232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232/2775 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-1037 Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 1032-1037 2236-1308 2236-1308 reponame:Revista Monografias Ambientais instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Monografias Ambientais |
collection |
Revista Monografias Ambientais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||remoa.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1822179348970471424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5902/223613084232 |