PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4605 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o espaço dado ao carnaval, na mídia impressa, na cidade de Cruz Alta. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo à luz da folkcomunicação. Conclui-se que o carnaval ainda é visto como um momento de festa e que há um desconhecimento social do evento, enquanto formador de uma identidade cultural comum àqueles que participam da comunidade, da escola de samba.Resumen: El presente artículo tiene por objetivo analizar el espacio dado al carnaval, en los medios de comunicación impresos, en la ciudad de Cruz Alta. Para ello, se adoptó la metodología de estudio a la luz de la folk comunicación (comunicación popular). Se concluye que al carnaval todavía se lo ve como un momento de fiesta y que hay un desconocimiento social del evento, como formador de una identidad cultural común a aquellos que participan en la comunidad de la escuela de samba.Palabras clave: Identidad cultural; medios de comunicación impresa; manifestación popular.Abstract: The goal of this article is to analyse the space given to Carnival , in the press midia , in the city of Cruz Alta. For this it was adopted the methodology of studying this event under folkcommunication . It was concluded that carnival still is that special moment of party and that there is a social unknowing of the event regarding to a cultural identity, concerning to those who participate of the community, samba schools.Keywords: Cultural identity; press midia; popular public demonstration. |
id |
UFSM-4_0683df4fa0fa9030cf42a87645b24535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4605 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃOO artigo tem como objetivo analisar o espaço dado ao carnaval, na mídia impressa, na cidade de Cruz Alta. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo à luz da folkcomunicação. Conclui-se que o carnaval ainda é visto como um momento de festa e que há um desconhecimento social do evento, enquanto formador de uma identidade cultural comum àqueles que participam da comunidade, da escola de samba.Resumen: El presente artículo tiene por objetivo analizar el espacio dado al carnaval, en los medios de comunicación impresos, en la ciudad de Cruz Alta. Para ello, se adoptó la metodología de estudio a la luz de la folk comunicación (comunicación popular). Se concluye que al carnaval todavía se lo ve como un momento de fiesta y que hay un desconocimiento social del evento, como formador de una identidad cultural común a aquellos que participan en la comunidad de la escuela de samba.Palabras clave: Identidad cultural; medios de comunicación impresa; manifestación popular.Abstract: The goal of this article is to analyse the space given to Carnival , in the press midia , in the city of Cruz Alta. For this it was adopted the methodology of studying this event under folkcommunication . It was concluded that carnival still is that special moment of party and that there is a social unknowing of the event regarding to a cultural identity, concerning to those who participate of the community, samba schools.Keywords: Cultural identity; press midia; popular public demonstration.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/460510.5902/2316882X4605Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 1 (2011)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4605/2756Veríssimo, Fabiane da SilvaGuimarães e Silva, Marcelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4605Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:49Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO |
title |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO Veríssimo, Fabiane da Silva |
title_short |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO |
title_full |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO |
title_fullStr |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO |
title_sort |
PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO |
author |
Veríssimo, Fabiane da Silva |
author_facet |
Veríssimo, Fabiane da Silva Guimarães e Silva, Marcela |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães e Silva, Marcela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Fabiane da Silva Guimarães e Silva, Marcela |
description |
O artigo tem como objetivo analisar o espaço dado ao carnaval, na mídia impressa, na cidade de Cruz Alta. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo à luz da folkcomunicação. Conclui-se que o carnaval ainda é visto como um momento de festa e que há um desconhecimento social do evento, enquanto formador de uma identidade cultural comum àqueles que participam da comunidade, da escola de samba.Resumen: El presente artículo tiene por objetivo analizar el espacio dado al carnaval, en los medios de comunicación impresos, en la ciudad de Cruz Alta. Para ello, se adoptó la metodología de estudio a la luz de la folk comunicación (comunicación popular). Se concluye que al carnaval todavía se lo ve como un momento de fiesta y que hay un desconocimiento social del evento, como formador de una identidad cultural común a aquellos que participan en la comunidad de la escuela de samba.Palabras clave: Identidad cultural; medios de comunicación impresa; manifestación popular.Abstract: The goal of this article is to analyse the space given to Carnival , in the press midia , in the city of Cruz Alta. For this it was adopted the methodology of studying this event under folkcommunication . It was concluded that carnival still is that special moment of party and that there is a social unknowing of the event regarding to a cultural identity, concerning to those who participate of the community, samba schools.Keywords: Cultural identity; press midia; popular public demonstration. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4605 10.5902/2316882X4605 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4605 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X4605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4605/2756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 1 (2011) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463998778703872 |