A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: como se dá a construção de um mito no slogan “Havaianas: Todo mundo usa”? Para encontrarmos uma resposta, inicialmente precisamos saber como se constrói um mito e, para isso, utilizaremos basicamente os conceitos de Barthes (1999). Partindo da hipótese de que haja um mito envolvendo o “todo mundo” precisamos buscar conceitos do “jeitinho brasileiro”, pois, o “todo mundo”, aparentemente, é o “todo mundo brasileiro”. Assim, utilizaremos, principalmente, Holanda (1995) e DaMatta (2009a e 2009b). Para analisar a história da marca Havaianas buscamos os estudos de Breunig (2006) e Serralvo (2006). A última etapa será a de testar os conceitos de construção de mito e “jeitinho brasileiro” no decorrer da história da Havaianas e, por fim, responder como se dá a construção de um mito em volta do “todo mundo” de Havaianas. Havaianas history and a construction of a myth: the brazilian way that “everyone uses”Abstract: This paper proposes to answer this question: how happens the construction of a myth at the slogan “Havaianas: Everyone uses”? It starts with a hypothesis that there are a myth involving the “everyone”, who apparently is the “everyone Brazilian”. The last part will be testing the concepts of construction of a myth and “Brazilian way” during the history of Havaianas and, lastly, answer how happens the construction of a myth around the “everyone uses” of the Havaianas.Keywords: Mythical construction; Brazilian way; HavaianasLa historia de Havaianas y la construcción de un mito:la manera brasileña que “todo mundo usa”Resumen: Este trabajo se propone a contestar la siguiente pregunta: como se da la construcción de un mito en el slogan “Havaianas: todo mundo usa”? Partéese de la hipótesis de que haya un mito envolviendo el “todo mundo”, que aparentemente es lo “todo mundo brasileño”. La ultima etapa será la de testear los conceptos de construcción de mito y “manera brasileña” en el pasar de la historia de Havaianas y, por fin, contestar como ocurre la construcción de un mito en vuelta del “todo mundo” de Havaianas.Palabras Clave: Construcción mítica; manera brasileña; Havaianas |
id |
UFSM-4_1cb81cdda27db2bb55cd6d0c585dd156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4719 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: como se dá a construção de um mito no slogan “Havaianas: Todo mundo usa”? Para encontrarmos uma resposta, inicialmente precisamos saber como se constrói um mito e, para isso, utilizaremos basicamente os conceitos de Barthes (1999). Partindo da hipótese de que haja um mito envolvendo o “todo mundo” precisamos buscar conceitos do “jeitinho brasileiro”, pois, o “todo mundo”, aparentemente, é o “todo mundo brasileiro”. Assim, utilizaremos, principalmente, Holanda (1995) e DaMatta (2009a e 2009b). Para analisar a história da marca Havaianas buscamos os estudos de Breunig (2006) e Serralvo (2006). A última etapa será a de testar os conceitos de construção de mito e “jeitinho brasileiro” no decorrer da história da Havaianas e, por fim, responder como se dá a construção de um mito em volta do “todo mundo” de Havaianas. Havaianas history and a construction of a myth: the brazilian way that “everyone uses”Abstract: This paper proposes to answer this question: how happens the construction of a myth at the slogan “Havaianas: Everyone uses”? It starts with a hypothesis that there are a myth involving the “everyone”, who apparently is the “everyone Brazilian”. The last part will be testing the concepts of construction of a myth and “Brazilian way” during the history of Havaianas and, lastly, answer how happens the construction of a myth around the “everyone uses” of the Havaianas.Keywords: Mythical construction; Brazilian way; HavaianasLa historia de Havaianas y la construcción de un mito:la manera brasileña que “todo mundo usa”Resumen: Este trabajo se propone a contestar la siguiente pregunta: como se da la construcción de un mito en el slogan “Havaianas: todo mundo usa”? Partéese de la hipótesis de que haya un mito envolviendo el “todo mundo”, que aparentemente es lo “todo mundo brasileño”. La ultima etapa será la de testear los conceptos de construcción de mito y “manera brasileña” en el pasar de la historia de Havaianas y, por fin, contestar como ocurre la construcción de un mito en vuelta del “todo mundo” de Havaianas.Palabras Clave: Construcción mítica; manera brasileña; HavaianasUniversidade Federal de Santa Maria2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/471910.5902/2316882X4719Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 2 (2011)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719/4346Ternus, CarlinePetermann, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4719Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:50Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” |
title |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” |
spellingShingle |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” Ternus, Carline |
title_short |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” |
title_full |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” |
title_fullStr |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” |
title_full_unstemmed |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” |
title_sort |
A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA” |
author |
Ternus, Carline |
author_facet |
Ternus, Carline Petermann, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Petermann, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ternus, Carline Petermann, Juliana |
description |
Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: como se dá a construção de um mito no slogan “Havaianas: Todo mundo usa”? Para encontrarmos uma resposta, inicialmente precisamos saber como se constrói um mito e, para isso, utilizaremos basicamente os conceitos de Barthes (1999). Partindo da hipótese de que haja um mito envolvendo o “todo mundo” precisamos buscar conceitos do “jeitinho brasileiro”, pois, o “todo mundo”, aparentemente, é o “todo mundo brasileiro”. Assim, utilizaremos, principalmente, Holanda (1995) e DaMatta (2009a e 2009b). Para analisar a história da marca Havaianas buscamos os estudos de Breunig (2006) e Serralvo (2006). A última etapa será a de testar os conceitos de construção de mito e “jeitinho brasileiro” no decorrer da história da Havaianas e, por fim, responder como se dá a construção de um mito em volta do “todo mundo” de Havaianas. Havaianas history and a construction of a myth: the brazilian way that “everyone uses”Abstract: This paper proposes to answer this question: how happens the construction of a myth at the slogan “Havaianas: Everyone uses”? It starts with a hypothesis that there are a myth involving the “everyone”, who apparently is the “everyone Brazilian”. The last part will be testing the concepts of construction of a myth and “Brazilian way” during the history of Havaianas and, lastly, answer how happens the construction of a myth around the “everyone uses” of the Havaianas.Keywords: Mythical construction; Brazilian way; HavaianasLa historia de Havaianas y la construcción de un mito:la manera brasileña que “todo mundo usa”Resumen: Este trabajo se propone a contestar la siguiente pregunta: como se da la construcción de un mito en el slogan “Havaianas: todo mundo usa”? Partéese de la hipótesis de que haya un mito envolviendo el “todo mundo”, que aparentemente es lo “todo mundo brasileño”. La ultima etapa será la de testear los conceptos de construcción de mito y “manera brasileña” en el pasar de la historia de Havaianas y, por fin, contestar como ocurre la construcción de un mito en vuelta del “todo mundo” de Havaianas.Palabras Clave: Construcción mítica; manera brasileña; Havaianas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719 10.5902/2316882X4719 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X4719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719/4346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 2 (2011) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1824505448856813568 |