A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ternus, Carline
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Petermann, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719
Resumo: Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: como se dá a construção de um mito no slogan “Havaianas: Todo mundo usa”? Para encontrarmos uma resposta, inicialmente precisamos saber como se constrói um mito e, para isso, utilizaremos basicamente os conceitos de Barthes (1999). Partindo da hipótese de que haja um mito envolvendo o “todo mundo” precisamos buscar conceitos do “jeitinho brasileiro”, pois, o “todo mundo”, aparentemente, é o “todo mundo brasileiro”. Assim, utilizaremos, principalmente, Holanda (1995) e DaMatta (2009a e 2009b). Para analisar a história da marca Havaianas buscamos os estudos de Breunig (2006) e Serralvo (2006). A última etapa será a de testar os conceitos de construção de mito e “jeitinho brasileiro” no decorrer da história da Havaianas e, por fim, responder como se dá a construção de um mito em volta do “todo mundo” de Havaianas. Havaianas history and a construction of a myth: the brazilian way that “everyone uses”Abstract: This paper proposes to answer this question: how happens the construction of a myth at the slogan “Havaianas: Everyone uses”? It starts with a hypothesis that there are a myth involving the “everyone”, who apparently is the “everyone Brazilian”. The last part will be testing the concepts of construction of a myth and “Brazilian way” during the history of Havaianas and, lastly, answer how happens the construction of a myth around the “everyone uses” of the Havaianas.Keywords: Mythical construction; Brazilian way; HavaianasLa historia de Havaianas y la construcción de un mito:la manera brasileña que “todo mundo usa”Resumen: Este trabajo se propone a contestar la siguiente pregunta: como se da la construcción de un mito en el slogan “Havaianas: todo mundo usa”? Partéese de la hipótesis de que haya un mito envolviendo el “todo mundo”, que aparentemente es lo “todo mundo brasileño”. La ultima etapa será la de testear los conceptos de construcción de mito y “manera brasileña” en el pasar de la historia de Havaianas y, por fin, contestar como ocurre la construcción de un mito en vuelta del “todo mundo” de Havaianas.Palabras Clave: Construcción mítica; manera brasileña; Havaianas
id UFSM-4_1cb81cdda27db2bb55cd6d0c585dd156
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4719
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: como se dá a construção de um mito no slogan “Havaianas: Todo mundo usa”? Para encontrarmos uma resposta, inicialmente precisamos saber como se constrói um mito e, para isso, utilizaremos basicamente os conceitos de Barthes (1999). Partindo da hipótese de que haja um mito envolvendo o “todo mundo” precisamos buscar conceitos do “jeitinho brasileiro”, pois, o “todo mundo”, aparentemente, é o “todo mundo brasileiro”. Assim, utilizaremos, principalmente, Holanda (1995) e DaMatta (2009a e 2009b). Para analisar a história da marca Havaianas buscamos os estudos de Breunig (2006) e Serralvo (2006). A última etapa será a de testar os conceitos de construção de mito e “jeitinho brasileiro” no decorrer da história da Havaianas e, por fim, responder como se dá a construção de um mito em volta do “todo mundo” de Havaianas. Havaianas history and a construction of a myth: the brazilian way that “everyone uses”Abstract: This paper proposes to answer this question: how happens the construction of a myth at the slogan “Havaianas: Everyone uses”? It starts with a hypothesis that there are a myth involving the “everyone”, who apparently is the “everyone Brazilian”. The last part will be testing the concepts of construction of a myth and “Brazilian way” during the history of Havaianas and, lastly, answer how happens the construction of a myth around the “everyone uses” of the Havaianas.Keywords: Mythical construction; Brazilian way; HavaianasLa historia de Havaianas y la construcción de un mito:la manera brasileña que “todo mundo usa”Resumen: Este trabajo se propone a contestar la siguiente pregunta: como se da la construcción de un mito en el slogan “Havaianas: todo mundo usa”? Partéese de la hipótesis de que haya un mito envolviendo el “todo mundo”, que aparentemente es lo “todo mundo brasileño”. La ultima etapa será la de testear los conceptos de construcción de mito y “manera brasileña” en el pasar de la historia de Havaianas y, por fin, contestar como ocurre la construcción de un mito en vuelta del “todo mundo” de Havaianas.Palabras Clave: Construcción mítica; manera brasileña; HavaianasUniversidade Federal de Santa Maria2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/471910.5902/2316882X4719Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 2 (2011)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719/4346Ternus, CarlinePetermann, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4719Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:50Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
title A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
spellingShingle A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
Ternus, Carline
title_short A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
title_full A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
title_fullStr A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
title_sort A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”
author Ternus, Carline
author_facet Ternus, Carline
Petermann, Juliana
author_role author
author2 Petermann, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ternus, Carline
Petermann, Juliana
description Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: como se dá a construção de um mito no slogan “Havaianas: Todo mundo usa”? Para encontrarmos uma resposta, inicialmente precisamos saber como se constrói um mito e, para isso, utilizaremos basicamente os conceitos de Barthes (1999). Partindo da hipótese de que haja um mito envolvendo o “todo mundo” precisamos buscar conceitos do “jeitinho brasileiro”, pois, o “todo mundo”, aparentemente, é o “todo mundo brasileiro”. Assim, utilizaremos, principalmente, Holanda (1995) e DaMatta (2009a e 2009b). Para analisar a história da marca Havaianas buscamos os estudos de Breunig (2006) e Serralvo (2006). A última etapa será a de testar os conceitos de construção de mito e “jeitinho brasileiro” no decorrer da história da Havaianas e, por fim, responder como se dá a construção de um mito em volta do “todo mundo” de Havaianas. Havaianas history and a construction of a myth: the brazilian way that “everyone uses”Abstract: This paper proposes to answer this question: how happens the construction of a myth at the slogan “Havaianas: Everyone uses”? It starts with a hypothesis that there are a myth involving the “everyone”, who apparently is the “everyone Brazilian”. The last part will be testing the concepts of construction of a myth and “Brazilian way” during the history of Havaianas and, lastly, answer how happens the construction of a myth around the “everyone uses” of the Havaianas.Keywords: Mythical construction; Brazilian way; HavaianasLa historia de Havaianas y la construcción de un mito:la manera brasileña que “todo mundo usa”Resumen: Este trabajo se propone a contestar la siguiente pregunta: como se da la construcción de un mito en el slogan “Havaianas: todo mundo usa”? Partéese de la hipótesis de que haya un mito envolviendo el “todo mundo”, que aparentemente es lo “todo mundo brasileño”. La ultima etapa será la de testear los conceptos de construcción de mito y “manera brasileña” en el pasar de la historia de Havaianas y, por fin, contestar como ocurre la construcción de un mito en vuelta del “todo mundo” de Havaianas.Palabras Clave: Construcción mítica; manera brasileña; Havaianas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719
10.5902/2316882X4719
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719
identifier_str_mv 10.5902/2316882X4719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4719/4346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 2 (2011)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1824505448856813568