A ASCENSÃO DA CONCEPÇÃO CARTESIANA AO JORNALISMO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/6375 |
Resumo: | A partir de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo busca problematizar historicamente a construção do preceito de verdade objetiva enquanto elemento fundante das práticas profissionais no jornalismo brasileiro a partir de meados do século XIX. Para isso, analisa-se a imbricação entre a constituição epistemológica moderna da noção de verdade em Descartes, Comte e em autores do Círculo de Viena e a concepção de objetividade jornalística no processo de empresariamento midiático no Brasil. Tal intento objetiva visibilizar a insuficiência desta postura de neutralidade a partir da denúncia do desencantamento da comunicação.SUMMARY Using a bibliographic research as starting point, this article seeks to problematize on a historical basis the construction of the concept of objective truth as a foundational element of the professional practices in Brazilian journalism since the 19th century. For this to be accomplished, the imbrication between these elements, namely, the constitution of the modern epistemological notion of truth in Descartes, Comte, and the authors of the Vienna Circle and the concept of journalistic objectivity in the process of media entrepreneurship in Brazil will be analyzed. This attempt aims, starting from the denunciation of the disenchantment of communication, to show the failure of this neutrality posture. KEY-WORDS: Objectivity; truth; science; business journalism. RESUMEN Desde una búsqueda bibliográfica, este artículo busca problematizar la construción histórica del precepto de verdad objetiva como um elemento fundante de las prácticas profesionales em el periodismo brasileño desde el siglo XIX. Para eso, se analisa la imbricación entre la constitución de la noción epistemológica moderna de verdad en Descartes, Comte e en los autores del Círculo de Viena y el concepto de objetividad periodística en el proceso de ‘empresariamiento’ de lós medios de comunicación en Brasil. Este intento tiene como objetivo visualizar la insufuciencia de esta postura de neutralidad a partir de la denuncia del desencantamiento de la comunicación. PALABRAS-CLAVE: Objetividad; verdad; ciencia; periodismo empresarial. |
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A ASCENSÃO DA CONCEPÇÃO CARTESIANA AO JORNALISMOA partir de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo busca problematizar historicamente a construção do preceito de verdade objetiva enquanto elemento fundante das práticas profissionais no jornalismo brasileiro a partir de meados do século XIX. Para isso, analisa-se a imbricação entre a constituição epistemológica moderna da noção de verdade em Descartes, Comte e em autores do Círculo de Viena e a concepção de objetividade jornalística no processo de empresariamento midiático no Brasil. Tal intento objetiva visibilizar a insuficiência desta postura de neutralidade a partir da denúncia do desencantamento da comunicação.SUMMARY Using a bibliographic research as starting point, this article seeks to problematize on a historical basis the construction of the concept of objective truth as a foundational element of the professional practices in Brazilian journalism since the 19th century. For this to be accomplished, the imbrication between these elements, namely, the constitution of the modern epistemological notion of truth in Descartes, Comte, and the authors of the Vienna Circle and the concept of journalistic objectivity in the process of media entrepreneurship in Brazil will be analyzed. This attempt aims, starting from the denunciation of the disenchantment of communication, to show the failure of this neutrality posture. KEY-WORDS: Objectivity; truth; science; business journalism. RESUMEN Desde una búsqueda bibliográfica, este artículo busca problematizar la construción histórica del precepto de verdad objetiva como um elemento fundante de las prácticas profesionales em el periodismo brasileño desde el siglo XIX. Para eso, se analisa la imbricación entre la constitución de la noción epistemológica moderna de verdad en Descartes, Comte e en los autores del Círculo de Viena y el concepto de objetividad periodística en el proceso de ‘empresariamiento’ de lós medios de comunicación en Brasil. Este intento tiene como objetivo visualizar la insufuciencia de esta postura de neutralidad a partir de la denuncia del desencantamiento de la comunicación. PALABRAS-CLAVE: Objetividad; verdad; ciencia; periodismo empresarial. Universidade Federal de Santa Maria2013-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/637510.5902/2316882X6375Cadernos de Comunicação; v. 16 n. 2 (2012)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/6375/4933Mozzini, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6375Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:54Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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