“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Demeda dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Acker, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569
Resumo: Este artigo busca avaliar até que ponto a internet modifica a relação entre os grandes veículos de comunicação e seu público. Para isso, se parte de uma analise descritiva de caso com base em Wolton (2003 e 2010) e bibliografia selecionada. Os resultados apontam que a internet não é preponderante na modificação nas relações comunicacionais estabelecidas, mas reforça a autonomia do receptor diante dos meios de massa.“Podemos sacarlo, si prefieres”: la relación entre noticia y público en el periodismo en línea brasileñoResumen: Ese ensayo busca evaluar hasta qué punto el internet modifica la relación entre los grandes vehículos de comunicación y su público. Para eso, partiese de un análisis descriptiva de caso con base en Wolton (2003 y 2010) y bibliografía seleccionada. Los resultados indican que el internet no es preponderante en la modificación de las relaciones comunicacionales establecidas, pero refuerza la autonomía del receptor ante los medios masivos.Palabras-llave: Internet; Periodismo en línea; Dominique Wolton; Redes sociales; Medios de comunicación de masas.“We can take it out, if you prefer”: The relation between news and public in Brazilian online journalismAbstract: This article seeks to evaluate to witch extent the internet changes the relationship between the mass media press and their audience. To achieve this, it begins with a descriptive case analysis based on Wolton (2003 and 2010) and selected bibliography. The results imply that the internet is not relevant to the changes in the process of the established communicational relations, but it strengthens the autonomy of the receptor.   Keywords: Internet; Online journalism; Dominique Wolton; Social media; mass media.
id UFSM-4_2ab6bc1932d163324ad9fc6041186d14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20569
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiroEste artigo busca avaliar até que ponto a internet modifica a relação entre os grandes veículos de comunicação e seu público. Para isso, se parte de uma analise descritiva de caso com base em Wolton (2003 e 2010) e bibliografia selecionada. Os resultados apontam que a internet não é preponderante na modificação nas relações comunicacionais estabelecidas, mas reforça a autonomia do receptor diante dos meios de massa.“Podemos sacarlo, si prefieres”: la relación entre noticia y público en el periodismo en línea brasileñoResumen: Ese ensayo busca evaluar hasta qué punto el internet modifica la relación entre los grandes vehículos de comunicación y su público. Para eso, partiese de un análisis descriptiva de caso con base en Wolton (2003 y 2010) y bibliografía seleccionada. Los resultados indican que el internet no es preponderante en la modificación de las relaciones comunicacionales establecidas, pero refuerza la autonomía del receptor ante los medios masivos.Palabras-llave: Internet; Periodismo en línea; Dominique Wolton; Redes sociales; Medios de comunicación de masas.“We can take it out, if you prefer”: The relation between news and public in Brazilian online journalismAbstract: This article seeks to evaluate to witch extent the internet changes the relationship between the mass media press and their audience. To achieve this, it begins with a descriptive case analysis based on Wolton (2003 and 2010) and selected bibliography. The results imply that the internet is not relevant to the changes in the process of the established communicational relations, but it strengthens the autonomy of the receptor.   Keywords: Internet; Online journalism; Dominique Wolton; Social media; mass media.Universidade Federal de Santa Maria2017-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva; Revisão Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2056910.5902/2316882X20569Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 2 (2017)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lucas Demeda dosAcker, Ana Maria2020-12-09T20:25:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20569Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:26Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
title “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
spellingShingle “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
Santos, Lucas Demeda dos
title_short “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
title_full “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
title_fullStr “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
title_full_unstemmed “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
title_sort “Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
author Santos, Lucas Demeda dos
author_facet Santos, Lucas Demeda dos
Acker, Ana Maria
author_role author
author2 Acker, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Demeda dos
Acker, Ana Maria
description Este artigo busca avaliar até que ponto a internet modifica a relação entre os grandes veículos de comunicação e seu público. Para isso, se parte de uma analise descritiva de caso com base em Wolton (2003 e 2010) e bibliografia selecionada. Os resultados apontam que a internet não é preponderante na modificação nas relações comunicacionais estabelecidas, mas reforça a autonomia do receptor diante dos meios de massa.“Podemos sacarlo, si prefieres”: la relación entre noticia y público en el periodismo en línea brasileñoResumen: Ese ensayo busca evaluar hasta qué punto el internet modifica la relación entre los grandes vehículos de comunicación y su público. Para eso, partiese de un análisis descriptiva de caso con base en Wolton (2003 y 2010) y bibliografía seleccionada. Los resultados indican que el internet no es preponderante en la modificación de las relaciones comunicacionales establecidas, pero refuerza la autonomía del receptor ante los medios masivos.Palabras-llave: Internet; Periodismo en línea; Dominique Wolton; Redes sociales; Medios de comunicación de masas.“We can take it out, if you prefer”: The relation between news and public in Brazilian online journalismAbstract: This article seeks to evaluate to witch extent the internet changes the relationship between the mass media press and their audience. To achieve this, it begins with a descriptive case analysis based on Wolton (2003 and 2010) and selected bibliography. The results imply that the internet is not relevant to the changes in the process of the established communicational relations, but it strengthens the autonomy of the receptor.   Keywords: Internet; Online journalism; Dominique Wolton; Social media; mass media.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Descritiva; Revisão Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569
10.5902/2316882X20569
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569
identifier_str_mv 10.5902/2316882X20569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 2 (2017)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999320817664