“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569 |
Resumo: | Este artigo busca avaliar até que ponto a internet modifica a relação entre os grandes veículos de comunicação e seu público. Para isso, se parte de uma analise descritiva de caso com base em Wolton (2003 e 2010) e bibliografia selecionada. Os resultados apontam que a internet não é preponderante na modificação nas relações comunicacionais estabelecidas, mas reforça a autonomia do receptor diante dos meios de massa.“Podemos sacarlo, si prefieres”: la relación entre noticia y público en el periodismo en línea brasileñoResumen: Ese ensayo busca evaluar hasta qué punto el internet modifica la relación entre los grandes vehículos de comunicación y su público. Para eso, partiese de un análisis descriptiva de caso con base en Wolton (2003 y 2010) y bibliografía seleccionada. Los resultados indican que el internet no es preponderante en la modificación de las relaciones comunicacionales establecidas, pero refuerza la autonomía del receptor ante los medios masivos.Palabras-llave: Internet; Periodismo en línea; Dominique Wolton; Redes sociales; Medios de comunicación de masas.“We can take it out, if you prefer”: The relation between news and public in Brazilian online journalismAbstract: This article seeks to evaluate to witch extent the internet changes the relationship between the mass media press and their audience. To achieve this, it begins with a descriptive case analysis based on Wolton (2003 and 2010) and selected bibliography. The results imply that the internet is not relevant to the changes in the process of the established communicational relations, but it strengthens the autonomy of the receptor. Keywords: Internet; Online journalism; Dominique Wolton; Social media; mass media. |
id |
UFSM-4_2ab6bc1932d163324ad9fc6041186d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20569 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiroEste artigo busca avaliar até que ponto a internet modifica a relação entre os grandes veículos de comunicação e seu público. Para isso, se parte de uma analise descritiva de caso com base em Wolton (2003 e 2010) e bibliografia selecionada. Os resultados apontam que a internet não é preponderante na modificação nas relações comunicacionais estabelecidas, mas reforça a autonomia do receptor diante dos meios de massa.“Podemos sacarlo, si prefieres”: la relación entre noticia y público en el periodismo en línea brasileñoResumen: Ese ensayo busca evaluar hasta qué punto el internet modifica la relación entre los grandes vehículos de comunicación y su público. Para eso, partiese de un análisis descriptiva de caso con base en Wolton (2003 y 2010) y bibliografía seleccionada. Los resultados indican que el internet no es preponderante en la modificación de las relaciones comunicacionales establecidas, pero refuerza la autonomía del receptor ante los medios masivos.Palabras-llave: Internet; Periodismo en línea; Dominique Wolton; Redes sociales; Medios de comunicación de masas.“We can take it out, if you prefer”: The relation between news and public in Brazilian online journalismAbstract: This article seeks to evaluate to witch extent the internet changes the relationship between the mass media press and their audience. To achieve this, it begins with a descriptive case analysis based on Wolton (2003 and 2010) and selected bibliography. The results imply that the internet is not relevant to the changes in the process of the established communicational relations, but it strengthens the autonomy of the receptor. Keywords: Internet; Online journalism; Dominique Wolton; Social media; mass media.Universidade Federal de Santa Maria2017-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva; Revisão Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2056910.5902/2316882X20569Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 2 (2017)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lucas Demeda dosAcker, Ana Maria2020-12-09T20:25:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20569Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:26Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro |
title |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro |
spellingShingle |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro Santos, Lucas Demeda dos |
title_short |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro |
title_full |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro |
title_fullStr |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro |
title_full_unstemmed |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro |
title_sort |
“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro |
author |
Santos, Lucas Demeda dos |
author_facet |
Santos, Lucas Demeda dos Acker, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Acker, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucas Demeda dos Acker, Ana Maria |
description |
Este artigo busca avaliar até que ponto a internet modifica a relação entre os grandes veículos de comunicação e seu público. Para isso, se parte de uma analise descritiva de caso com base em Wolton (2003 e 2010) e bibliografia selecionada. Os resultados apontam que a internet não é preponderante na modificação nas relações comunicacionais estabelecidas, mas reforça a autonomia do receptor diante dos meios de massa.“Podemos sacarlo, si prefieres”: la relación entre noticia y público en el periodismo en línea brasileñoResumen: Ese ensayo busca evaluar hasta qué punto el internet modifica la relación entre los grandes vehículos de comunicación y su público. Para eso, partiese de un análisis descriptiva de caso con base en Wolton (2003 y 2010) y bibliografía seleccionada. Los resultados indican que el internet no es preponderante en la modificación de las relaciones comunicacionales establecidas, pero refuerza la autonomía del receptor ante los medios masivos.Palabras-llave: Internet; Periodismo en línea; Dominique Wolton; Redes sociales; Medios de comunicación de masas.“We can take it out, if you prefer”: The relation between news and public in Brazilian online journalismAbstract: This article seeks to evaluate to witch extent the internet changes the relationship between the mass media press and their audience. To achieve this, it begins with a descriptive case analysis based on Wolton (2003 and 2010) and selected bibliography. The results imply that the internet is not relevant to the changes in the process of the established communicational relations, but it strengthens the autonomy of the receptor. Keywords: Internet; Online journalism; Dominique Wolton; Social media; mass media. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Descritiva; Revisão Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569 10.5902/2316882X20569 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X20569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20569/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 2 (2017) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463999320817664 |