Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lubeck, Elisa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pansera-de-Araujo, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22462
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que, os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social, em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social. Dessa forma, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Sendo assim, observou-se que os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade.  Plan de estudios de educación superior: requisitos para la formación en producción cultural Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender los procesos de formación y profesionalidad en el campo de la cultura, en particular sobre las relaciones e interacciones con el escenario social contemporáneo en la organización y ejecución de los planes de estudio universitarios en producción cultural. Puesto que los planes de estudio están marcados por la constante interacción con el escenario social en que surge una nueva perspectiva de la cultura, relacionada con los procesos de desarrollo económico, político y social. Así, delimitado por el contexto del desempeño de la producción cultural, viendo lo que es esencial en la formación con el fin de establecer un perfil adecuado para el funcionamiento del sistema de organización de la cultura, que desarrolla la autonomía del sujeto. Así, se observó que los profesionales deben tener un perfil multidisciplinario, capaz de trabajar con incertidumbre, reposicionándose en el debate sobre cultura, alteridad, identidad, ciudadanía, diversidad e interculturalidad.Palabras Clave: Cultura; Educación; Formación académica y profesional; Producción cultural.  Curriculum in higher education: requirements for training in cultural production Abstract: The following article aims to understand the processes of formation and professionalization in the field of culture, particularly, concerning relations and interactions with the contemporary social scenario in the organization and implementation of undergraduate syllabus in cultural production. Since the syllabus of the majoring is marked by constant interaction with the social setting in which a new perspective of culture emerges, interconnected with the processes of economic, political and social development, I have delimited the context of cultural production professionals, taking into account what is essential in the formation process in order to establish an appropriate profile for operations in the organizational system of culture, a profile that values and develops the autonomy of the subject. Professionals should have a multidisciplinary profile, capable of working with uncertainty, repositioning in the debate about culture, otherness, identity, citizenship, diversity, and interculturalism. Keywords:  Academic-professional formation; Culture; Cultural production; Education.
id UFSM-4_367a56270c8f89a67e007896145b1222
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22462
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção CulturalO presente artigo tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que, os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social, em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social. Dessa forma, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Sendo assim, observou-se que os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade.  Plan de estudios de educación superior: requisitos para la formación en producción cultural Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender los procesos de formación y profesionalidad en el campo de la cultura, en particular sobre las relaciones e interacciones con el escenario social contemporáneo en la organización y ejecución de los planes de estudio universitarios en producción cultural. Puesto que los planes de estudio están marcados por la constante interacción con el escenario social en que surge una nueva perspectiva de la cultura, relacionada con los procesos de desarrollo económico, político y social. Así, delimitado por el contexto del desempeño de la producción cultural, viendo lo que es esencial en la formación con el fin de establecer un perfil adecuado para el funcionamiento del sistema de organización de la cultura, que desarrolla la autonomía del sujeto. Así, se observó que los profesionales deben tener un perfil multidisciplinario, capaz de trabajar con incertidumbre, reposicionándose en el debate sobre cultura, alteridad, identidad, ciudadanía, diversidad e interculturalidad.Palabras Clave: Cultura; Educación; Formación académica y profesional; Producción cultural.  Curriculum in higher education: requirements for training in cultural production Abstract: The following article aims to understand the processes of formation and professionalization in the field of culture, particularly, concerning relations and interactions with the contemporary social scenario in the organization and implementation of undergraduate syllabus in cultural production. Since the syllabus of the majoring is marked by constant interaction with the social setting in which a new perspective of culture emerges, interconnected with the processes of economic, political and social development, I have delimited the context of cultural production professionals, taking into account what is essential in the formation process in order to establish an appropriate profile for operations in the organizational system of culture, a profile that values and develops the autonomy of the subject. Professionals should have a multidisciplinary profile, capable of working with uncertainty, repositioning in the debate about culture, otherness, identity, citizenship, diversity, and interculturalism. Keywords:  Academic-professional formation; Culture; Cultural production; Education.Universidade Federal de Santa Maria2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2246210.5902/2316882X22462Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 2 (2016)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22462/pdfCopyright (c) 2016 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLubeck, ElisaPansera-de-Araujo, Maria Cristina2020-12-09T20:25:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22462Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:18Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
title Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
spellingShingle Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
Lubeck, Elisa
title_short Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
title_full Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
title_fullStr Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
title_full_unstemmed Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
title_sort Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural
author Lubeck, Elisa
author_facet Lubeck, Elisa
Pansera-de-Araujo, Maria Cristina
author_role author
author2 Pansera-de-Araujo, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lubeck, Elisa
Pansera-de-Araujo, Maria Cristina
description O presente artigo tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que, os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social, em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social. Dessa forma, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Sendo assim, observou-se que os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade.  Plan de estudios de educación superior: requisitos para la formación en producción cultural Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender los procesos de formación y profesionalidad en el campo de la cultura, en particular sobre las relaciones e interacciones con el escenario social contemporáneo en la organización y ejecución de los planes de estudio universitarios en producción cultural. Puesto que los planes de estudio están marcados por la constante interacción con el escenario social en que surge una nueva perspectiva de la cultura, relacionada con los procesos de desarrollo económico, político y social. Así, delimitado por el contexto del desempeño de la producción cultural, viendo lo que es esencial en la formación con el fin de establecer un perfil adecuado para el funcionamiento del sistema de organización de la cultura, que desarrolla la autonomía del sujeto. Así, se observó que los profesionales deben tener un perfil multidisciplinario, capaz de trabajar con incertidumbre, reposicionándose en el debate sobre cultura, alteridad, identidad, ciudadanía, diversidad e interculturalidad.Palabras Clave: Cultura; Educación; Formación académica y profesional; Producción cultural.  Curriculum in higher education: requirements for training in cultural production Abstract: The following article aims to understand the processes of formation and professionalization in the field of culture, particularly, concerning relations and interactions with the contemporary social scenario in the organization and implementation of undergraduate syllabus in cultural production. Since the syllabus of the majoring is marked by constant interaction with the social setting in which a new perspective of culture emerges, interconnected with the processes of economic, political and social development, I have delimited the context of cultural production professionals, taking into account what is essential in the formation process in order to establish an appropriate profile for operations in the organizational system of culture, a profile that values and develops the autonomy of the subject. Professionals should have a multidisciplinary profile, capable of working with uncertainty, repositioning in the debate about culture, otherness, identity, citizenship, diversity, and interculturalism. Keywords:  Academic-professional formation; Culture; Cultural production; Education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22462
10.5902/2316882X22462
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22462
identifier_str_mv 10.5902/2316882X22462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22462/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 2 (2016)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950604856983552