NACIONALIZAÇÃO: O SILENCIAMENTO DA “COMUNICAÇÃO”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4724 |
Resumo: | Neste artigo será examinado o processo de nacionalização do Brasil no Estado Novo implantado pelo presidente Getúlio Vargas, a partir de 1937. Após uma imigração em massa de diversos países, principalmente europeus, o Brasil passou a agir de forma a estabelecer um ideal nacional e impedir que as colônias estrangeiras se estabelecessem com o modelo de vida social e cultural trazidos de suas nações.Neste período os meios de comunicação passaram por um duro processo de silenciamento e coesão ideológica. O Estado, através de mecanismos de censura e controle, iria moldar as relações de comunicabilidade, apropriando-se dos meios de comunicação e, por meio da interdição, transformá-los em “porta-vozes” de seu projeto político.Nationalization: the “Communication” silencingAbstract: It will be examined in this article the process of nationalization of Brazil in New State implanted by the president Getulio Vargas, from 1937. In this period the media went through a hard process of silencing and ideological cohesion. The state, through mechanisms of censorship and control, would mold the relations of communicability, appropriating the media and by interdiction turn them into “spokespeople” for their own political project.Keywords: Nationalization; Communication; Cultural identityNacionalización: el silenciamento de la “Comunicación”Resumen: En este artículo será examinado el proceso de nacionalización del Brasil en el Estado Nuevo implantado por el presidente Getúlio Vargas, a partir de 1937. En este periodo lo medios de comunicación pasaron por un duro proceso de silenciamiento y cohesión ideológica. El Estado, a través de mecanismos de censura y control, vendría a moldar las relaciones de comunicabilidad, apropiándose de los medios de comunicación y, por medio de interdicción, transfórmalos en “puerta-voces” de su proyecto político.Palabras Clave: Nacionalización; Comunicación; Identidad cultural |
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NACIONALIZAÇÃO: O SILENCIAMENTO DA “COMUNICAÇÃO”Neste artigo será examinado o processo de nacionalização do Brasil no Estado Novo implantado pelo presidente Getúlio Vargas, a partir de 1937. Após uma imigração em massa de diversos países, principalmente europeus, o Brasil passou a agir de forma a estabelecer um ideal nacional e impedir que as colônias estrangeiras se estabelecessem com o modelo de vida social e cultural trazidos de suas nações.Neste período os meios de comunicação passaram por um duro processo de silenciamento e coesão ideológica. O Estado, através de mecanismos de censura e controle, iria moldar as relações de comunicabilidade, apropriando-se dos meios de comunicação e, por meio da interdição, transformá-los em “porta-vozes” de seu projeto político.Nationalization: the “Communication” silencingAbstract: It will be examined in this article the process of nationalization of Brazil in New State implanted by the president Getulio Vargas, from 1937. In this period the media went through a hard process of silencing and ideological cohesion. The state, through mechanisms of censorship and control, would mold the relations of communicability, appropriating the media and by interdiction turn them into “spokespeople” for their own political project.Keywords: Nationalization; Communication; Cultural identityNacionalización: el silenciamento de la “Comunicación”Resumen: En este artículo será examinado el proceso de nacionalización del Brasil en el Estado Nuevo implantado por el presidente Getúlio Vargas, a partir de 1937. En este periodo lo medios de comunicación pasaron por un duro proceso de silenciamiento y cohesión ideológica. El Estado, a través de mecanismos de censura y control, vendría a moldar las relaciones de comunicabilidad, apropiándose de los medios de comunicación y, por medio de interdicción, transfórmalos en “puerta-voces” de su proyecto político.Palabras Clave: Nacionalización; Comunicación; Identidad culturalUniversidade Federal de Santa Maria2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/472410.5902/2316882X4724Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 2 (2011)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4724/4340Fontana, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4724Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:50Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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