JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cristovão Domingos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Belmonte, Anelice, Colvero, Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20390
Resumo: O propósito deste artigo é compreender como os jovens que vivem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul consomem as mídias sociais. Consideramos que as mídias sociais é uma das mais importantes fontes de informação, inteiração e entretenimento entre os jovens, por isso, utilizamos os conceitos de convergência (JENKINS, 2008) para revelar a “caixa preta” do consumo de mídias sociais entre a juventude. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e de inspiração etnográfica, com a utilização das técnicas de observação e entrevista em profundidade para obter as informações. Evidenciamos que a juventude reivindica, cada vez mais, os meios de comunicação mais rápidos, práticos e eficazes, para estar conectados e interagindo com as pessoas em tempo real.JUVENTUD Y MÓVIL : la batalla de los medios sociales en la fronteraResumen: El propósito de este artículo es entender cómo la gente joven que vive en la frontera occidental de Río Grande do Sul consumir medios de comunicación social. Creemos que los medios sociales son una de las fuentes más importantes de información, la complementariedad y el entretenimiento entre los jóvenes, por lo que utilizamos los conceptos de convergencia (JENKINS, 2008) para revelar el “recuadro negro” de consumo de medios de comunicación social entre los jóvenes. Metodológicamente, la investigación es la inspiración cualitativa y etnográ- fica, con el uso de técnicas de observación y entrevista en profundidad para obtener la información. Se demuestra que las reclamaciones de jó- venes, cada vez más, los medios más rápidos, prácticos y eficaces de comunicación, al ser conectados e interactuar con personas en tiempo real.Palabras Chave: Medios Digitales; celular; Juventud.YOUTH AND MOBILE: the battle of social media on the borderAbstract: The purpose of this article is to understand how young people living on the western border of Rio Grande do Sul consume social media. We believe that social media is one of the most important sources of information, complementary nature and entertainment among young people, 113 cadernos de comunicação v.19, n.1, jAN-JUN 2015 so we use the convergence concepts (JENKINS, 2008) to reveal the “black box” of social media consumption among youth. Methodologically, the research is qualitative and ethnographic inspiration, with the use of observation techniques and in-depth interview to get the information. We show that youth claims, increasingly, the fastest, practical and effective means of communication, to be connected and interacting with people in real time.Keywords: Digital Media; cell phone; Youth.
id UFSM-4_3d6e956c7354aa98f4f9b58268f16b5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20390
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteiraO propósito deste artigo é compreender como os jovens que vivem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul consomem as mídias sociais. Consideramos que as mídias sociais é uma das mais importantes fontes de informação, inteiração e entretenimento entre os jovens, por isso, utilizamos os conceitos de convergência (JENKINS, 2008) para revelar a “caixa preta” do consumo de mídias sociais entre a juventude. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e de inspiração etnográfica, com a utilização das técnicas de observação e entrevista em profundidade para obter as informações. Evidenciamos que a juventude reivindica, cada vez mais, os meios de comunicação mais rápidos, práticos e eficazes, para estar conectados e interagindo com as pessoas em tempo real.JUVENTUD Y MÓVIL : la batalla de los medios sociales en la fronteraResumen: El propósito de este artículo es entender cómo la gente joven que vive en la frontera occidental de Río Grande do Sul consumir medios de comunicación social. Creemos que los medios sociales son una de las fuentes más importantes de información, la complementariedad y el entretenimiento entre los jóvenes, por lo que utilizamos los conceptos de convergencia (JENKINS, 2008) para revelar el “recuadro negro” de consumo de medios de comunicación social entre los jóvenes. Metodológicamente, la investigación es la inspiración cualitativa y etnográ- fica, con el uso de técnicas de observación y entrevista en profundidad para obtener la información. Se demuestra que las reclamaciones de jó- venes, cada vez más, los medios más rápidos, prácticos y eficaces de comunicación, al ser conectados e interactuar con personas en tiempo real.Palabras Chave: Medios Digitales; celular; Juventud.YOUTH AND MOBILE: the battle of social media on the borderAbstract: The purpose of this article is to understand how young people living on the western border of Rio Grande do Sul consume social media. We believe that social media is one of the most important sources of information, complementary nature and entertainment among young people, 113 cadernos de comunicação v.19, n.1, jAN-JUN 2015 so we use the convergence concepts (JENKINS, 2008) to reveal the “black box” of social media consumption among youth. Methodologically, the research is qualitative and ethnographic inspiration, with the use of observation techniques and in-depth interview to get the information. We show that youth claims, increasingly, the fastest, practical and effective means of communication, to be connected and interacting with people in real time.Keywords: Digital Media; cell phone; Youth.Universidade Federal de Santa Maria2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2039010.5902/2316882X20390Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 1 (2015)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20390/12039Almeida, Cristovão DomingosBelmonte, AneliceColvero, Ronaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20390Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:08Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
title JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
spellingShingle JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
Almeida, Cristovão Domingos
title_short JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
title_full JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
title_fullStr JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
title_full_unstemmed JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
title_sort JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira
author Almeida, Cristovão Domingos
author_facet Almeida, Cristovão Domingos
Belmonte, Anelice
Colvero, Ronaldo
author_role author
author2 Belmonte, Anelice
Colvero, Ronaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Cristovão Domingos
Belmonte, Anelice
Colvero, Ronaldo
description O propósito deste artigo é compreender como os jovens que vivem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul consomem as mídias sociais. Consideramos que as mídias sociais é uma das mais importantes fontes de informação, inteiração e entretenimento entre os jovens, por isso, utilizamos os conceitos de convergência (JENKINS, 2008) para revelar a “caixa preta” do consumo de mídias sociais entre a juventude. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e de inspiração etnográfica, com a utilização das técnicas de observação e entrevista em profundidade para obter as informações. Evidenciamos que a juventude reivindica, cada vez mais, os meios de comunicação mais rápidos, práticos e eficazes, para estar conectados e interagindo com as pessoas em tempo real.JUVENTUD Y MÓVIL : la batalla de los medios sociales en la fronteraResumen: El propósito de este artículo es entender cómo la gente joven que vive en la frontera occidental de Río Grande do Sul consumir medios de comunicación social. Creemos que los medios sociales son una de las fuentes más importantes de información, la complementariedad y el entretenimiento entre los jóvenes, por lo que utilizamos los conceptos de convergencia (JENKINS, 2008) para revelar el “recuadro negro” de consumo de medios de comunicación social entre los jóvenes. Metodológicamente, la investigación es la inspiración cualitativa y etnográ- fica, con el uso de técnicas de observación y entrevista en profundidad para obtener la información. Se demuestra que las reclamaciones de jó- venes, cada vez más, los medios más rápidos, prácticos y eficaces de comunicación, al ser conectados e interactuar con personas en tiempo real.Palabras Chave: Medios Digitales; celular; Juventud.YOUTH AND MOBILE: the battle of social media on the borderAbstract: The purpose of this article is to understand how young people living on the western border of Rio Grande do Sul consume social media. We believe that social media is one of the most important sources of information, complementary nature and entertainment among young people, 113 cadernos de comunicação v.19, n.1, jAN-JUN 2015 so we use the convergence concepts (JENKINS, 2008) to reveal the “black box” of social media consumption among youth. Methodologically, the research is qualitative and ethnographic inspiration, with the use of observation techniques and in-depth interview to get the information. We show that youth claims, increasingly, the fastest, practical and effective means of communication, to be connected and interacting with people in real time.Keywords: Digital Media; cell phone; Youth.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20390
10.5902/2316882X20390
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20390
identifier_str_mv 10.5902/2316882X20390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/20390/12039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 1 (2015)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950604816089088