A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4618 |
Resumo: | Os diversos atores sociais, sejam eles individuais ou coletivos, buscam constantemente sua legitimação no meio social em que se inserem, através dos processos de visibilidade. Os processos de relações públicas, desenvolvidos por profissionais de Relações Públicas, possuem um papel fundamental na legitimação das diversas organizações. No cenário atual, em que as mídias assumem função primordial no que se refere a visibilidade, as atividades, principalmente da função política de relações públicas ampliam sua importância na legitimação das organizações, atuando a partir de práticas estratégicas em ambientes midiáticos. Sob esse raciocínio, este artigo busca discutir a relação entre visibilidade e legitimação das organizações, bem como o papel das relações públicas nessa relação.RESUMEN: Los distintos agentes sociales, sean individuales o colectivos, buscan constantemente su legitimation en el ambiente social donde si insertan. Los procesos de relaciones públicas, desarrollados por profesionales de Relaciones Públicas, tienen un papel fundamental en la legitimation de las organizaciones. En el contexto actual, donde los medias asumen la función primordial con respecto a visibilidad, las actividades, principalmente de la función política, de relaciones públicas amplían su importancia en el legitimation de las organizaciones, actuando de forma estratégica en espacios mediáticos. Bajo estas proposiciones, este artículo objetiva discutir la relación entre la visibilidad y la legitimation de las organizaciones, así como el papel de las relaciones públicas en esta relación.PALABRAS CLAVE: Función política; legitimation; Relaciones Públicas;ABSTRACT: The various social actors, whether individual or collective, constantly seek their legitimacy in the social environment in which they operate, through the processes of visibility. The processes of public relations, developed by public relations professionals, have a key role in legitimizing the various organizations. In the current scenario, in which the media assume primary role with regard to visibility, the activities, especially the political function of public relations extend its importance in legitimizing organizations, working from strategic practices in media environments. Under this reasoning, this article discusses the relationship between visibility and legitimacy of organizations, as well as the role of public relations in this relationship.KEYWORDS: political function; legitimacy; Public Relations |
id |
UFSM-4_5b858dbffb4a5fce9283de4452fa93f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4618 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONALOs diversos atores sociais, sejam eles individuais ou coletivos, buscam constantemente sua legitimação no meio social em que se inserem, através dos processos de visibilidade. Os processos de relações públicas, desenvolvidos por profissionais de Relações Públicas, possuem um papel fundamental na legitimação das diversas organizações. No cenário atual, em que as mídias assumem função primordial no que se refere a visibilidade, as atividades, principalmente da função política de relações públicas ampliam sua importância na legitimação das organizações, atuando a partir de práticas estratégicas em ambientes midiáticos. Sob esse raciocínio, este artigo busca discutir a relação entre visibilidade e legitimação das organizações, bem como o papel das relações públicas nessa relação.RESUMEN: Los distintos agentes sociales, sean individuales o colectivos, buscan constantemente su legitimation en el ambiente social donde si insertan. Los procesos de relaciones públicas, desarrollados por profesionales de Relaciones Públicas, tienen un papel fundamental en la legitimation de las organizaciones. En el contexto actual, donde los medias asumen la función primordial con respecto a visibilidad, las actividades, principalmente de la función política, de relaciones públicas amplían su importancia en el legitimation de las organizaciones, actuando de forma estratégica en espacios mediáticos. Bajo estas proposiciones, este artículo objetiva discutir la relación entre la visibilidad y la legitimation de las organizaciones, así como el papel de las relaciones públicas en esta relación.PALABRAS CLAVE: Función política; legitimation; Relaciones Públicas;ABSTRACT: The various social actors, whether individual or collective, constantly seek their legitimacy in the social environment in which they operate, through the processes of visibility. The processes of public relations, developed by public relations professionals, have a key role in legitimizing the various organizations. In the current scenario, in which the media assume primary role with regard to visibility, the activities, especially the political function of public relations extend its importance in legitimizing organizations, working from strategic practices in media environments. Under this reasoning, this article discusses the relationship between visibility and legitimacy of organizations, as well as the role of public relations in this relationship.KEYWORDS: political function; legitimacy; Public RelationsUniversidade Federal de Santa Maria2012-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/461810.5902/2316882X4618Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 1 (2011)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4618/2754Sgorla, FabianePérsigo, Patrícia MilanoFossá, Maria Ivete Trevisaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4618Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:49Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL |
title |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL |
spellingShingle |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL Sgorla, Fabiane |
title_short |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL |
title_full |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL |
title_fullStr |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL |
title_full_unstemmed |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL |
title_sort |
A FUNÇÃO POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL |
author |
Sgorla, Fabiane |
author_facet |
Sgorla, Fabiane Pérsigo, Patrícia Milano Fossá, Maria Ivete Trevisan |
author_role |
author |
author2 |
Pérsigo, Patrícia Milano Fossá, Maria Ivete Trevisan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgorla, Fabiane Pérsigo, Patrícia Milano Fossá, Maria Ivete Trevisan |
description |
Os diversos atores sociais, sejam eles individuais ou coletivos, buscam constantemente sua legitimação no meio social em que se inserem, através dos processos de visibilidade. Os processos de relações públicas, desenvolvidos por profissionais de Relações Públicas, possuem um papel fundamental na legitimação das diversas organizações. No cenário atual, em que as mídias assumem função primordial no que se refere a visibilidade, as atividades, principalmente da função política de relações públicas ampliam sua importância na legitimação das organizações, atuando a partir de práticas estratégicas em ambientes midiáticos. Sob esse raciocínio, este artigo busca discutir a relação entre visibilidade e legitimação das organizações, bem como o papel das relações públicas nessa relação.RESUMEN: Los distintos agentes sociales, sean individuales o colectivos, buscan constantemente su legitimation en el ambiente social donde si insertan. Los procesos de relaciones públicas, desarrollados por profesionales de Relaciones Públicas, tienen un papel fundamental en la legitimation de las organizaciones. En el contexto actual, donde los medias asumen la función primordial con respecto a visibilidad, las actividades, principalmente de la función política, de relaciones públicas amplían su importancia en el legitimation de las organizaciones, actuando de forma estratégica en espacios mediáticos. Bajo estas proposiciones, este artículo objetiva discutir la relación entre la visibilidad y la legitimation de las organizaciones, así como el papel de las relaciones públicas en esta relación.PALABRAS CLAVE: Función política; legitimation; Relaciones Públicas;ABSTRACT: The various social actors, whether individual or collective, constantly seek their legitimacy in the social environment in which they operate, through the processes of visibility. The processes of public relations, developed by public relations professionals, have a key role in legitimizing the various organizations. In the current scenario, in which the media assume primary role with regard to visibility, the activities, especially the political function of public relations extend its importance in legitimizing organizations, working from strategic practices in media environments. Under this reasoning, this article discusses the relationship between visibility and legitimacy of organizations, as well as the role of public relations in this relationship.KEYWORDS: political function; legitimacy; Public Relations |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4618 10.5902/2316882X4618 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4618 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X4618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4618/2754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 15 n. 1 (2011) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463998781849600 |