Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Núbia Maria Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Nair Prata Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/27890
Resumo: Com a transformação do futebol em negócio, e cada vez mais independentes do clube que representam, tornando-se fundamental uma imagem positiva para sua manutenção, a comunicação organizacional passou a ter grande importância para as torcidas organizadas. Assim, o presente artigo busca analisar os meios de comunicação do Grêmio Gaviões da Fiel, investigando a maneira como a torcida se comunica com seu público.Palavras-Chave: comunicação organizacional; torcida organizada; Gaviões da Fiel.Comunicación organizacional y fútbol: análisis de las estrategias comunicativas del Gremio Gaviões da FielResumen: Con la transformación del fútbol en un negocio, y cada vez más independientes del club que representan, haciéndose fundamental una imagen positiva para su mantenimiento, la comunicación organizacional pasó a tener gran importancia para las hinchadas organizadas. Por lo anterior, este artículo busca examinar los medios de comunicación del Gremio Gaviões de Fiel, analizando la manera como la hinchada se comunica con su público.Palabras-clave: comunicación organizacional; hinchadas organizadas; Gaviões da Fiel.Organizational communication and soccer: analysis of the communication strategies of the Grêmio Gaviões da FielAbstract: With the transformation of soccer into a business, and becoming more and more independent of the club they represent, making it a fundamental positive image for its maintenance, organizational communication has become of great importance for organized crowd. Like this, the present article search to analyze the communication media of Gaviões da Fiel, investigating the way the crowd communicates with your audience.Keywords: organizational communication; organized crowd; Gaviões da Fiel. 
id UFSM-4_5de96bfd44cd2e94b91fc45ae1f6e47f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27890
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da FielCom a transformação do futebol em negócio, e cada vez mais independentes do clube que representam, tornando-se fundamental uma imagem positiva para sua manutenção, a comunicação organizacional passou a ter grande importância para as torcidas organizadas. Assim, o presente artigo busca analisar os meios de comunicação do Grêmio Gaviões da Fiel, investigando a maneira como a torcida se comunica com seu público.Palavras-Chave: comunicação organizacional; torcida organizada; Gaviões da Fiel.Comunicación organizacional y fútbol: análisis de las estrategias comunicativas del Gremio Gaviões da FielResumen: Con la transformación del fútbol en un negocio, y cada vez más independientes del club que representan, haciéndose fundamental una imagen positiva para su mantenimiento, la comunicación organizacional pasó a tener gran importancia para las hinchadas organizadas. Por lo anterior, este artículo busca examinar los medios de comunicación del Gremio Gaviões de Fiel, analizando la manera como la hinchada se comunica con su público.Palabras-clave: comunicación organizacional; hinchadas organizadas; Gaviões da Fiel.Organizational communication and soccer: analysis of the communication strategies of the Grêmio Gaviões da FielAbstract: With the transformation of soccer into a business, and becoming more and more independent of the club they represent, making it a fundamental positive image for its maintenance, organizational communication has become of great importance for organized crowd. Like this, the present article search to analyze the communication media of Gaviões da Fiel, investigating the way the crowd communicates with your audience.Keywords: organizational communication; organized crowd; Gaviões da Fiel. Universidade Federal de Santa Maria2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2789010.5902/2316882X27890Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 3 (2017)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/27890/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Núbia Maria SilvaMartins, Nair Prata Moreira2020-12-09T20:25:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27890Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:29Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
title Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
spellingShingle Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
Azevedo, Núbia Maria Silva
title_short Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
title_full Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
title_fullStr Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
title_full_unstemmed Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
title_sort Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel
author Azevedo, Núbia Maria Silva
author_facet Azevedo, Núbia Maria Silva
Martins, Nair Prata Moreira
author_role author
author2 Martins, Nair Prata Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Núbia Maria Silva
Martins, Nair Prata Moreira
description Com a transformação do futebol em negócio, e cada vez mais independentes do clube que representam, tornando-se fundamental uma imagem positiva para sua manutenção, a comunicação organizacional passou a ter grande importância para as torcidas organizadas. Assim, o presente artigo busca analisar os meios de comunicação do Grêmio Gaviões da Fiel, investigando a maneira como a torcida se comunica com seu público.Palavras-Chave: comunicação organizacional; torcida organizada; Gaviões da Fiel.Comunicación organizacional y fútbol: análisis de las estrategias comunicativas del Gremio Gaviões da FielResumen: Con la transformación del fútbol en un negocio, y cada vez más independientes del club que representan, haciéndose fundamental una imagen positiva para su mantenimiento, la comunicación organizacional pasó a tener gran importancia para las hinchadas organizadas. Por lo anterior, este artículo busca examinar los medios de comunicación del Gremio Gaviões de Fiel, analizando la manera como la hinchada se comunica con su público.Palabras-clave: comunicación organizacional; hinchadas organizadas; Gaviões da Fiel.Organizational communication and soccer: analysis of the communication strategies of the Grêmio Gaviões da FielAbstract: With the transformation of soccer into a business, and becoming more and more independent of the club they represent, making it a fundamental positive image for its maintenance, organizational communication has become of great importance for organized crowd. Like this, the present article search to analyze the communication media of Gaviões da Fiel, investigating the way the crowd communicates with your audience.Keywords: organizational communication; organized crowd; Gaviões da Fiel. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/27890
10.5902/2316882X27890
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/27890
identifier_str_mv 10.5902/2316882X27890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/27890/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 21 n. 3 (2017)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999724519424