Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Gorete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sobreira, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921
Resumo: Este trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo cityAbstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of  this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.Keywords: brand; positioning; public communication La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do CasteloResumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion pública
id UFSM-4_804bf5977f8627c269208e6a56729f88
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22921
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do CasteloEste trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo cityAbstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of  this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.Keywords: brand; positioning; public communication La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do CasteloResumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion públicaUniversidade Federal de Santa Maria2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura e Estudo de Casoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2292110.5902/2316882X22921Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921/pdfCopyright (c) 2016 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, GoreteSobreira, Rosa2020-12-09T20:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22921Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:23Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
title Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
spellingShingle Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
Marques, Gorete
title_short Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
title_full Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
title_fullStr Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
title_full_unstemmed Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
title_sort Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
author Marques, Gorete
author_facet Marques, Gorete
Sobreira, Rosa
author_role author
author2 Sobreira, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Gorete
Sobreira, Rosa
description Este trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo cityAbstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of  this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.Keywords: brand; positioning; public communication La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do CasteloResumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion pública
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura e Estudo de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921
10.5902/2316882X22921
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921
identifier_str_mv 10.5902/2316882X22921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999657410560