Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921 |
Resumo: | Este trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo cityAbstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.Keywords: brand; positioning; public communication La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do CasteloResumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion pública |
id |
UFSM-4_804bf5977f8627c269208e6a56729f88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22921 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do CasteloEste trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo cityAbstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.Keywords: brand; positioning; public communication La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do CasteloResumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion públicaUniversidade Federal de Santa Maria2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura e Estudo de Casoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2292110.5902/2316882X22921Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921/pdfCopyright (c) 2016 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, GoreteSobreira, Rosa2020-12-09T20:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22921Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:23Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo |
title |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo |
spellingShingle |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo Marques, Gorete |
title_short |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo |
title_full |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo |
title_fullStr |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo |
title_full_unstemmed |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo |
title_sort |
Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo |
author |
Marques, Gorete |
author_facet |
Marques, Gorete Sobreira, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Sobreira, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Gorete Sobreira, Rosa |
description |
Este trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo cityAbstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.Keywords: brand; positioning; public communication La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do CasteloResumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion pública |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura e Estudo de Caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921 10.5902/2316882X22921 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X22921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 20 n. 3 (2016) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463999657410560 |