A ciência do Marketing: a influência da filosofia e das ciências nos primeiros estudos em Marketing
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25668 |
Resumo: | Este ensaio teórico tem como objetivo entender a influência da filosofia e das ciências nos primeiros estudos em Marketing no início do século XX. Por meio de uma pesquisa historiográfica em documentos do período procuramos demonstrar como os primeiros pesquisadores da época se apoiaram em uma metodologia cientifica, nos mesmos moldes das ciências mais sedimentadas para garantir a sua importância tanto nos meios acadêmicos como empresarial.Palavras-chave: Positivismo; Racionalidade & Marketing; Centros de Pesquisa. Ciencia del marketing: la influencia de la filosofía y de la ciencia en los primeros estudios de marketingResumen: En este ensayo teórico tiene como objetivo comprender la influencia de la filosofía y de la ciencia en los primeros estudios en Marketing a principios del siglo XX. A través de una investigación histórica en los documentos de la época para demostrar cómo los primeros investigadores de tiempo se han basado en una metodología científica, en el sentido de las ciencias sedimentadas para asegurar su importancia tanto en el ámbito académico y empresarial.Palabras clave: Positivismo; La racionalidad y Marketing; Centros de investigación. The science of Marketing: the influence of philosophy and science in the first studies in MarketingAbstract: This theoretical essay aims to understand the influence of philosophy and science in the early studies in Marketing in the early twentieth century. Through a historiographical research in documents of the period we tried to demonstrate how the first researchers of the time were based on a scientific methodology, in the same way of the sciences most sedimentadas to guarantee its importance in the academic as well as the business.Keywords: Positivism; Rationality & Marketing; Research Center. |
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A ciência do Marketing: a influência da filosofia e das ciências nos primeiros estudos em MarketingEste ensaio teórico tem como objetivo entender a influência da filosofia e das ciências nos primeiros estudos em Marketing no início do século XX. Por meio de uma pesquisa historiográfica em documentos do período procuramos demonstrar como os primeiros pesquisadores da época se apoiaram em uma metodologia cientifica, nos mesmos moldes das ciências mais sedimentadas para garantir a sua importância tanto nos meios acadêmicos como empresarial.Palavras-chave: Positivismo; Racionalidade & Marketing; Centros de Pesquisa. Ciencia del marketing: la influencia de la filosofía y de la ciencia en los primeros estudios de marketingResumen: En este ensayo teórico tiene como objetivo comprender la influencia de la filosofía y de la ciencia en los primeros estudios en Marketing a principios del siglo XX. A través de una investigación histórica en los documentos de la época para demostrar cómo los primeros investigadores de tiempo se han basado en una metodología científica, en el sentido de las ciencias sedimentadas para asegurar su importancia tanto en el ámbito académico y empresarial.Palabras clave: Positivismo; La racionalidad y Marketing; Centros de investigación. The science of Marketing: the influence of philosophy and science in the first studies in MarketingAbstract: This theoretical essay aims to understand the influence of philosophy and science in the early studies in Marketing in the early twentieth century. Through a historiographical research in documents of the period we tried to demonstrate how the first researchers of the time were based on a scientific methodology, in the same way of the sciences most sedimentadas to guarantee its importance in the academic as well as the business.Keywords: Positivism; Rationality & Marketing; Research Center. Universidade Federal de Santa Maria2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2566810.5902/2316882X25668Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25668/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sérgio Luis Ignácio deSouza, Leandro Januário de2020-12-09T20:25:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25668Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:32Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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